Presto - Índice do Fórum

As Sonatas para piano de Beethoven
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso! Esses acordes acontecem no final do segundo Arioso. E' uma passagem muito intensa, onde cada acorde deve ser tocado mais forte que o anterior. Com essa passagem, Beethoven extravasa toda a tensao (ou frustracao?) acumulada.
Boa lembranca, Leonardo!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 10:08 am    Assunto: Responder com Citação

Lembrei deste tópico ao encontrar, por acaso, um site dedicado a Alfred Brendel. Lá tem um ensaio desse pianista "Notes on a Complete Recording of Beethoven's Piano Works", extraído do livro "Musical Thoughts & Afterthoughts".

Muuuuuuito interessante, vale a leitura (e o esforço de ler em inglês).
Taí o link: http://www.geocities.com/Vienna/2192/essays1.html


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitinho



Registado em: Sexta-Feira, 3 de Novembro de 2006
Mensagens: 105

MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de tudo, quero parabenizar o caro colega berber pela ótima iniciativa e pela qualidade dos comentários e análises.

Tenho acompanhado de forma silenciosa o tópico, mas ele com certeza me fez redescobrir muitas das sonatas de Beethoven. Que maravilha! Estou juntando todos os comentários em um só arquivo e guardarei comigo para ler e ouvir com bem mais atenção.

Mas, se me permite, eu queria propor algo ao berber. Será que você não poderia analisar uma obra (pelo menos uma Wink ) de Chopin? Você poderia aproveitar o tópico que já existe sobre o compositor e resenhar algo por lá.

É que sou "Chopinófilo" e não tenho conhecimentos tão profundos de teoria musical para explicar certas coisas que ouço em Chopin; por mais que meus ouvidos me gritem que eu estou ouvindo algo extremamente genial e inovador, o meu conhecimento de harmonia ainda não chegou lá nesse ponto de fazer uma análise musical aprofundada.

Poderia ser qualquer obra: uma balada (quem sabe a nº 4?) um noturno (quem sabe o Op. 15 nº 3...) uma sonata por inteiro ou um movimento (pode ser a belíssima marcha fúnebre). E então, o que acha da idéia?
Ou se mais alguém se sentir a vontade para fazê-lo, ótimo!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 12:50 am    Assunto: Responder com Citação

Vitinho, em primeiro lugar, muito obrigado pelos comentarios. Esse topico surgiu no vivace (outro forum de musica) e eu decidi escrever sobre todas as sonatas, mesmo que ninguem desse a menor bola.
So' esta' faltando uma, e tenho que confessar que estou emorando porque depois da 111, nao existe mais nenhuma e o topico acabara'...

Mas a ideia do Chopin e' bem legal. farei uma analise superficial (assm como as daqui) sobre algumas das obras. Voce sugeriu a Sonata 2 e a Balada 4. Posso colocar o Scherzo 3 tambem, que tal? (E' que essas pecas eu ja' toquei). Alguma outra sugestao?
E para o pessoal que acompanha o topico, vou colocar a 111 logo logo.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitinho



Registado em: Sexta-Feira, 3 de Novembro de 2006
Mensagens: 105

MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Hum... mal posso esperar pelos comentários sobre a Op. 111! Essa é uma das minhas sonatas preferidas de Beethoven. Está na lista de músicas que eu não me canso de ouvir jamais. Brilhante!!!

Sobre o Scherzo nº 3, pode ficar a vontade para escrever! Quanto mais comentários melhor. Na verdade o meu Scherzo preferido é o nº 2, se puder incluí-lo na lista, seria ótimo!

Outras obras de Chopin que eu amo (além das citadas anteriormente) são o Noturno Op. 48 nº1 em C menor e a Polonaise em C# menor Op. 26 nº1.

Essa Polonaise, soa bem menos complexa aos meus ouvidos se comparadas com obras mais densas, mas ela tem algo que me agrada profundamente e que não sei ao certo explicar.

Já o Noturno em C menor é para mim uma das obras mais introspectivas, sombrias, etéreas e religiosas (!!!) de Chopin. Sonho em um dia poder tocar essa música.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Sex Mai 25, 2007 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação

esse noturno nao e' impossivel de tocar nao. A dificuldade esta' na igualdade de som da mao esquerda. A sonoridade tem que ser tao eterea,, quase como uma nuvem suportando a melodia. AI' e' que esta' a beleza desse noturno (Alias, todos os noturnos sao assim, com a mao esquerda bem dificil de controlar).


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Sonata Op. 111

Bem, chegamos a ultima sonata. Depois dessa, nao temos mais nenhuma outra sonata para piano composta por Beethoven. Nem para nenhum outro instrumento. E” verdade que ele compos pecas para piano solo depois da 111, mas nenhuma sonata. Mas tambem depois de todas as sonatas, Beethoven nao precisava mostrar mais nada para ninguem. (e mesmo assim, ele ainda compos as variacoes Diabelli, e as bagatelas Op. 119 e 126…).

Enfim. Essa ultima sonata foi composta entre os anos de 1821 e 1822 e dedicada ao Arqueduque Rudolph da Austria.
A sonata tem dois movimentos e apresenta as caracteristicas encontradas nas ultimas pecas para piano do compositor: Muita expressividade, polifonia, trinados longos, dificuldades tecnicas e interpretativas imensas, exploracao dos extremos do teclado da epoca, variacoes ritmicas e metricas, etc.

O primeiro movimento vem com a marca Maestoso, e ja’ inicia a sonata com um inetrvalo incomum – o de setima. Alias ao longo do movimento o acorde de setima diminuta aparace sempre. Esse acorde tem uma caracteristica interessante – Ele nao define uma tonalidade unica, mas pode ser usado por varias tonalidades ao mesmo tempo. Esse jogo de esconder a tonalidade tambem e’ caracteristico em Beethoven e e’ por muitos apontado como o precursor do atonalismo.

Voltando a sonata… O primeiro movimento comeca com uma introducao onde acordes sincopados quebram o senso ritmico e arpejos ascendentes adiocionam dramaticidade. Beethoven explora os registros graves do piano ate’ chegar na nota pedal sol. No compasso 11. Essa “Sol” vai sendo repetido no baixo cada vez mais grave ate’ se transformar num murmurio – um trinado escrito em pianissimo no compasso 16. Esse murmurio inicia um crescendo intenso (allegro con brio ed appassionato), ate’ desembocar no primeiro tema. Essa passagem pode ser facilmente confundida com passagens em Liszt – vigorosa, destemida e vibrante. Dai em diante vem uma enxurrada de notas. Sao semicolcheias nas duas maos em oitavas que trazem a ideia inicial do grave ao agudo antes de finalmente apresentar outra figura tematica. Nesse movimento, os temas sao curtos, mas os desenvolvimentos dos mesmos sao elaborados e muitas vezes tomam vida propria.

Assim segue durante o movimento, com desenvolvimentos dignos de nota, principalmente o Desenvolvimento da Sonata no cmpasso 70. Durante essa secao do movimento, Beethoven explora o tema principal alem de introduzir curtos trinados, sempre mantendo as semicolcheias como contra-canto. No retorno do tema (Recapitulacao), a dramaticidade das fermatas e’ substituida pela continuidade e a musica entra numa secao turbulenta, e o pianista nao tem tempo para respirar. No final do movimento, Beethoven esvazia toda a tensao para terminar o movimento de uma maneira calma e pensativa.

A Arietta que da’ forma ao Segundo movimento e’ na realidade um tema com variacoes. Nesse ultimo movimento escrito para uma sonata por Beethoven, o compositor alca voos ate’ entao so’ possiveis em sua imaginacao. Ele usa uma linguagem modernissima para o seu tempo, chegando ate’ a tocar a barreira do “Boogie Woogie”.
O tema vem num nao tao tradicional 9/16 e e’ curto, mas fica alongado pelas repeticoes constantes. A primeira variacao apresenta o inicio das manipulacoes ritmicas que sao a constante nesse movimento. A segunda variacao e’ onde Beethoven toca nas fronteiras da musica popular Americana da decada de 30. Com um baixo acustico e um swing de bateria essa variacao caberia perfeitamente num salao de dancas dos Estados Unidos.

A ultima variacao (se e’ que se pode chamar de somente uma variacao) vai diluindo a musica de uma maneira incrivel. E” como se Beethoven fosse eliminando todo o nao-essencial da musica, deixando-a somente na sua forma mais pura. Sao as mais belas nove paginas escritas para homenagear a musica em si.

Foi com pecas como essa que Beethoven deu a luz o Romantismo. Com elementos como a expressividade em cada nota, a expansao da forma tradicional, as modulacoes inesperadas, aos ritmos nao-convencionais, a tecnica pianistica avancadissima, entre outros, Beethoven atingiu o apice de sua carreira como compositor.

Nao e’ por acaso que as Sonatas para piano de Beethoven sao consideradas o “Novo Testamento” para piano – Um divisor de aguas entre o passado, presente e futuro.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação

E aqui o link para um dos maiores interpretes de Beethoven, tocando essa ultima sonata :

1 Movimento
http://www.youtube.com/watch?v=aMdkkGbT0tw

2 Movimento
http://www.youtube.com/watch?v=jqtp_GMYC3M


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Parabéns, Berber, pela conclusão da grande jornada! Wink


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2007 8:48 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigada Berber, vc é D+!!!

Sobre a op. 111, eu gostaria de chamar a atenção para o contraste entre os temas. Os do primeiro movimento são complexos, "duros"; já o da arietta é singelo ao extremo. Não sei como um teminha assim pode gerar a catedral sonora daquelas variações...

Essa sonata é bonita como o Oceano, brilhante como o Sol, pura como um bebê. Essa sonata é tudo.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Spartaco



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 908
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 1:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Berber,

Parabéns pelo excelente tópico; com certeza, ele ajudará muito na hora de apreciarmos as sonatas do mestre de Bonn.

Um grande abraço.



_________________
Spartaco Carlos Nottoli
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Fernando Almeida



Registado em: Sábado, 6 de Janeiro de 2007
Mensagens: 143

MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 11:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Ouvindo a sonata op. 111 em homenagem ao tópico!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Fernando Almeida



Registado em: Sábado, 6 de Janeiro de 2007
Mensagens: 143

MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah, sim, e parabéns e obrigado ao Berber pelo excelente tópico.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Ter Mai 29, 2007 1:33 am    Assunto: Responder com Citação

Que e' isso, gente. So' coloquei minhas modestas opinioes sobre as sonatas. Que tal colocarmos agora os interpretes ou sonatas prediletas de cada um? Ou ainda questoes ou curiosidades sobre uma especifica sonata ou grupo de sonatas?

Agora que o apanhado geral terminou e' que devemos discuti-las e "comecar" o topico, nao?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Leonardo T. de Oliveira



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 448
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Foi muito bom! Na empolgação de ler o tópico eu até redescobri um monte de sonata! Valeu, berber! : )

E as codas das últimas sonatas são sempre coisa-lindja-de-Deus! Impressionante!



_________________
Leonardo T. Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Página 10 de 14

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com