Presto - Índice do Fórum

Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Notícias do Mundo da Música
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 32, 33, 34  Próximo
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

E' muita frescura mesmo, ne'?
Terno rosa-choque com gravata verde pode?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Homenagem à Mangueira?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
rogszter



Registado em: Quarta-Feira, 1 de Novembro de 2006
Mensagens: 69
Localização: São Paulo, SP

MensagemEnviada: Seg Jan 29, 2007 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Pioneiro da música concreta vem a SP
Pierre Henry, pai da música eletroacústica, tocará no Auditório Ibirapuera aos 80 anos

Jotabê Medeiros

'Eu me sinto muito sozinho, muito isolado em relação a todas as correntes atuais da música. Mas, se eu não fizer, quem o fará? Acho que mereço esse bolo de aniversário por meu engajamento em uma música precária, já que renunciei voluntariamente a qualquer execução instrumental tradicional. É muito duro, como você deve saber, trabalhar numa torre de marfim. Eu gostaria de abrir isso.'

A solidão do artista de vanguarda (ou mais simplesmente do artista honesto, coerente) nunca foi tão claramente expressa quanto nessa entrevista concedida por um compositor a Sylvie de Nussa, do L'Express, em 1977.

Neste ano em que completa 80 anos, o autor do desabafo, um dos papas da vanguarda musical contemporânea, virá ao Brasil para apresentações no Auditório do Ibirapuera.

Trata-se do compositor francês Pierre Henry, um dos inventores da música eletroacústica. Em 1950, ao lado de Pierre Schaeffer, ele compôs a famosa Symphonie pour un Homme Seul, peça em 12 movimentos a partir dos sons do corpo humano que antecipava um gênero. Também compôs aquela que é considerada a primeira música concreta, Le Microphone bien Tempere (1951), à qual se seguiu Astrologie (1952), para uma trilha de filme de Jean Grémillon.

Também protagonizou fértil parceria com o coreógrafo Maurice Béjart, com quem trabalhou intensamente em diversas montagens, como Arcane (1955), Haut-Voltage (1956), Le Voyage (1962), La Reine (1963), Messe pour le Temps Présent (1967) e Nijinski, o Palhaço de Deus (1971), que J.C. Viola levou ao palco no Brasil.

Psyché Rock, uma das músicas de Messe pour le Temps Présent, inspirou o tema do desenho animado Futurama, de Matt Groening.

Henry foi fundamental no desenvolvimento da música eletrônica a partir de 1960, quando juntou-se a Jean Baronnet e fundou o Apsone-Cabasse Studio, a primeira usina de sons eletrônicos na França. Em 1969, trabalhou com a banda Spooky Tooth. Não por acaso, seu disco Metamorphosé chegou à era dos eletrônicos, sofrendo remixes de gente como Coldcut, DJ Vadim, William Orbit, Fatboy Slim e Funki Porcini.

Foi condecorado pelo governo francês com a seguinte justificativa: 'Por sua fertilidade, seu gosto pelos excessos e sua extraordinária imaginação.'

Henry foi aluno de Felix Passeronne, Nadia Boulanger e Olivier Messiaen. Desde a vinda de Stockhausen, em 2001, não vinha ao País um compositor de música contemporânea tão importante. A cineasta brasileira Iara Lee, que vive em Nova York, entrevistou Henry para o documentário Modulations, que investigava as origens e o desenvolvimento da música eletrônica.

Suas primeiras obras eram abastecidas com um banco de sons que armazenava desde gritos de animais a barulhos industriais editados. Tão excêntrico quanto o alemão Stockhausen, que chegou a fazer um concerto com um quarteto de cordas tocando dentro de um helicóptero.

Stockhausen esteve aqui em 2001 para tocar no extinto Carlton Arts, no Moinho Santo Antonio, na Mooca, zona leste. Foi uma noite cheia de milagres - até a Tiazinha estava lá.

Stockhausen tocou a peça Oktophonie, um concerto de um homem só, numa sala onde o espectador estava todo cercado por caixas acústicas (pelos lados, por baixo, por cima, na frente e atrás).

'Todo tipo de intenção espiritual conduzida em direção à mais alta qualidade artística é importante, com ou sem a presença da indústria', disse Stockhausen ao Estado, por fax, na ocasião. O compositor, que já tinha vindo antes ao Brasil, em 1988, disse que estava louco para ir a uma sessão de macumba.

O Auditório Ibirapuera, que já trouxe em 2006 nomes como o grupo Konono, do Congo, de world music, e o acordeonista francês Richard Galliano, que transita entre o jazz e as raízes da música francesa, vai continuar investindo em nomes que fogem do trivial em 2007.

O primeiro grupo internacional esse ano, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, é o grupo de tango argentino Orquestra Típica Fernández Fierro, que chacoalha o gênero de Piazzolla e Gardel. Eles apresentam seu mais novo trabalho, o disco ao vivo Mucha Mierda, gravado no Auditório Jorge Luis Borges da Biblioteca Nacional da Argentina no ano passado.

Em seguida, no dia 20 de março, chega o banjo vanguardista do americano Béla Fleck. Fazendo uma mistura de música acústica e eletrônica, jazz e bluegrass, com o banjo como instrumento de base, Bela Fleck já foi indicado para o Grammy.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
ZpinoZ



Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006
Mensagens: 600
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu gostaria de ouvir este violino Guarneri. O preferido de Paganini, segundo consta.

http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI1378898-EI1267,00.html

Z


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail
Doctor Marianus



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 457
Localização: São Paulo/SP

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Tendo em vista a polêmica surgida sobre o tema "Plácido Domingo como barítono", os curiosos poderão se refestelar com os arquivos abaixo.

Boas audições! (eu nem me arrisco)



Placido Domingo, baritone:

DON GIOVANNI :
1. La ci darem la mano
Kathleen Battle
Metropolitan Opera Orchestra
James Levine
Live, Tokyo 1988

2. Fin ch'han dal vino
Wiener Symphoniker
James Levine
Studio 1981 (from VHS Hommage a Sevilla)

IL BARBIERE DI SIVIGLIA
3. Largo al factotum
The Chamber Orchestra of Europe
Claudio Abbado
Studio 1992

4. All'idea di quel metallo
(singing Almaviva, too)
Wiener Symphoniker
James Levine
Studio 1981 (from VHS Hommage a Sevilla)

5. Dunque io son
Kathleen Battle
The Chamber Orchestra of Europe
Claudio Abbado
Studio 1992

DON CARLOS
6. O Carlo ascolta
(singing Carlo, too)
London Symphony Orchestra
Claudio Abbado
Studio 1976 (from LP)

LA BOHEME
7. O Mimi, tu piu non torni
Luciano Pavarotti
Metropolitan Opera Orchestra
James Levine
Live, Met Gala 1991

LA BOHÈME
8. O Mimi, tu piu non torni
Rolando Villazon
Live, Operalia 1999

I PAGLIACCI
9. Si puo (prologo)
Orquestra del Gran Teatro del Liceu
Giuseppe Morelli
Live, Barcelona 1976
(Domingo sang for Protti, who was ill)

LES PECHEURS DE PERLES
10. Au fond du temple saint
Rolando Villazon
Orchester der Deutschen Oper Berlin
Live, Berlin 2006

http://rapidshare.com/files/14084927/Domingo_-_Baritone.rar



_________________
Doctor Marianus
BLICKET AUF!
http://doktormarianus.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail Visitar a página do Utilizador Windows Live Messenger
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 1:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Marianus, obrigado. útil link. POrém Domingo NÃO é barítno, nem baritenor,nem tende a barítono etc. O que determina um fach não é extensão, a classificação está ligada ao timbre e cor;extensão é secundário. Domingo é apenas um tenor curto e ponto; c/dificuldade na execução de certas linhas c/ determinados elementos; c/dificuldades sérias no dó agudo. É o tenor sem o si e o dó, o PLamingo. Mas nunca barítono, ou c/ tendências a barítono e cositas dotipo. ESses seus '''fígaros''' não indicam nada, foram feitos apenas pra ganhar dinheiro. Não é o caso de um Vinay, pra pegar um contra ex., que interpretou de TElramund a tristão, até o altíssimo otello, por ser um 'baritenor', mas isso não vem ao caso.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 11:05 am    Assunto: Responder com Citação

Gostaria que todos lessem essa intrigante notíocia e se unissem nesse momento difícil em uma corrente p/que o momento seja superado.
é que eru aprendi a usar negrito e itálico;...

Soprano Kiri Te Kanawa exige que tribunal a chame de "dama"

SYDNEY (Reuters) - A cantora de ópera e dama Kiri Te Kanawa exigiu ser tratada pelo título de "dama" em um tribunal de Sydney na quinta-feira.Ela compareceu à corte para se defender em um processo que pede indenização por ter desistido de participar de um show com o cantor australiano John Farnham, por alegar que as fãs dele jogavam calcinhas no palco.O organizador do show está pedindo o equivalente a 1,55 milhão de dólares de indenização pela desistência da soprano de participar de três eventos.A diva neozelandesa disse ao tribunal que era "inadequado" chamá-la por seu primeiro nome, segundo relatou a Australian Associated Press (AAP)."Normalmente sou chamada de dama Kiri, pois senhora Te Kanawa seria comprido demais para se pronunciar.Segundo a AAP, a dama Kiri garantiu ao tribunal ser uma pessoa "gentil", mas a reportagem afirmou que, quando ela saiu do prédio, seu segurança empurrou um repórter e monopolizou um elevador público.A dama Kiri alega que não queria subir ao palco junto com alguém sobre quem as fãs costumam jogar calcinhas. Os organizadores disseram que deram garantias à cantora da segurança dos locais dos shows, além de tomar providências para evitar que houvesse lingerie no palco.De acordo com a AAP, a cantora disse ao tribunal na quinta-feira que ficou chocada e envergonhada ao assistir a uma gravação de um dos shows de Farnham, em que ele recolhia calcinhas jogadas no palco e as mostrava como se fossem "troféus".Ela também alegou que Farnham fala demais no palco. "Toda aquela conversa mostrava que não íamos cantar, e para mim o show era para cantar, não para conversar.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Como é que pode juntar tanto narciso num mundo tão reduzido quanto o da música clássica, hein?! Será que Freud explica?

PS: Sérgio, bem que você podia abrir um tópico sobre vozes masculinas e contar direitinho quem é esse tal de Vinay... fiquei bem curiosa.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Ramón Vinay é um baixo/barítono/tenor chileno ativo nas décadas de 40 e 50. Foi Otello dos dois maiores maestros dos século XX: Furtwängler e Toscanini, mesmo sem sequer alcançar o La. Só o conheço como Otello, mas sei que ele começou como barítono, teve uma importante passagem como tenor, voltou a ser barítono e terminou como baixo. Da ópera Otello dizem que ele só não cantou Desdêmona e Emilia, hehehe...


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

2° a crítica retentivo-anal inglesa, ele teria sido o maior Otello do Séc XX...Vinay tinha voz grave, mas várias pessoas que o viram foram unanimes em dclarar a sua voz como "opaca" (não estou falando em padrões atuais, é claro Shocked )


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sarastro



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 900
Localização: Brasil

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Bruno Gripp escreveu:
Ramón Vinay é um baixo/barítono/tenor chileno ativo nas décadas de 40 e 50. Foi Otello dos dois maiores maestros dos século XX: Furtwängler e Toscanini, mesmo sem sequer alcançar o La. Só o conheço como Otello, mas sei que ele começou como barítono, teve uma importante passagem como tenor, voltou a ser barítono e terminou como baixo. Da ópera Otello dizem que ele só não cantou Desdêmona e Emilia, hehehe...


Um vídeo no qual podemos observar, ainda que em condições meio precárias, o vozeirão do señor Vinay.
http://youtube.com/watch?v=NHMY7KpiQd0
As mudanças durante a carreira são algo impressionante, ainda que as aparições como baixo (até o papel do Commendatore não permaneceu impune !) não pareçam ter sido grande coisa. Na realidade ele não "terminou como baixo", e sim cantou alguns papéis de baixo, mas a partir de 63 priorizou os papéis de barítono. No finalzinho da carreira (anos 70) chegou a cantar os dois primeiros atos de Otello como Iago, e o terceiro como Otello, em uma mesma récita.

Tenho que concordar (isso algum dia iria acontecer) com a crítica inglesa, embora não o coloque como "o" maior Otello - disputam com ele o MdM, o Domingo, o Vickers, e os menos comentados Cossutta, Martinelli, Martinucci, Giacomini e Bonisolli. A questão valeria tópicos e mais tópicos de discussão, e não chegaríamos a conclusão nenhuma no final. Quem puder, escute o Cossutta.



_________________
Va, pensiero, sull'ali dorate...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

o caso do VINay e de alguns outros é complicado; tem muita gnete que sai falando de torto a direito que Domingo é baritenor, barítono,tem '''tendências baritonais''' o que quer que isso signifique etc. não, não e não. Por isso o exemplo.
Acho que aprofundamentos aqui nesse tóp.como caso do vinay não seriam apropriados, mas sem dúvidas daria um tópico; seu tristão apresenta problemas, por ex. e os motivos são vários..mas é claro que se um tópico for criado não vamos nos rebaixar a: "não me convence", "me convence";"na minha 'cólnea' não emociona", ficar apenas citando nomes e escrevendo se 'convence' ou não ou ("des")recomendando etc e esse papinho que se não é pior,chega ao nível do "callasXtebaldi"
habet aaaacht...
pra vcs terem uma idéia, podemos abordar até as falcon nesse tópico;não apenas vozes masculinas


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
GilbertoJr



Registado em: Sexta-Feira, 2 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 6

MensagemEnviada: Sex Fev 02, 2007 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Hum.... Blake deu 11 dós porque é muito mais fácil assim...

É mais fácil para um tenor leve articular naquele dó agudo final que sustentá-lo com uma vogal só. Eu fiz o teste e ficou MUITO mais fácil. Também canto com 11 dós... hahahaha


Estou de volta !!! Não sei se eu poderei entrar sempre, mas...

Um abração

Gil


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
rogszter



Registado em: Quarta-Feira, 1 de Novembro de 2006
Mensagens: 69
Localização: São Paulo, SP

MensagemEnviada: Sex Fev 02, 2007 3:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva! Bem-vindo, Giba!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
FabioZF



Registado em: Quinta-Feira, 1 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 9

MensagemEnviada: Sex Fev 02, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Doctor:

Achei uma lista interessante com as apresentações do Plácido Domingo no México entre 1959 e 1962:

1959

Teatro Degollado, Guadalajara
May 12/13, Marina (Pascual), Salvador Novoa

Palacio de Bellas Artes
September 23/25, Rigoletto (Borsa), Flaviano Labo
October 21/23, Le Dialogue des Carmélites (Padre Confessor)

1960
August 19/23, Tosca (Spoletta), Giuseppe Di Stefano
September 11, Turandot (Imperatore), Flaviano Labo

Teatro Florida, Monterrey
October 1, Turandot (Pang),Salvatore Puma
October 5, Lucia di Lammermoor (Normanno), Giuseppe Campora
October 7/9/12, La Traviata (Gastone), Giuseppe/Campora/Rafael Sevilla/Eduardo Valles
October 15, Carmen (El Remendado), Di Stefano
October 17, Otello (Cassio), Salvatore Puma

1961

Palacio de Bellas Artes
April 26/30, La Traviata (Gastone), Jorge Lagunes/Eduardo Valles

Teatro Ma. Teresa Montoya, Monterrey
May 19, La Traviata (Alfredo)
Palacio de Bellas Artes
May 28, El Ultimo Sueño (Enrique)
June 28, Amelia al Ballo (Amante)
July 2/9, Fedora (Desiré), Julio Júlian
August 8/11, Boris Godunov (Shuisky, Inocente), Umberto Borso
August 15/18, Andrea Chenier (L'Abate, Incredibile), Giuseppe di Stefano
August 27, Madama Butterfly (Goro), Giuseppe Di Stefano
August 29/31, La Traviata (Gastone), Giuseppe Di Stefano
September 5/7, Carmen (El Remendado), Giuseppe Di Stefano
September 30, Tosca

Teatro Degollado, Guadalajara
October 14, Madama Butterfly (Goro), Renato Sassola
October 22, Carmen (El Remendado), Umberto Borso
October 26, Rigoletto (Borsa), Rudolf Petrak
October 28, Lucia di Lammermoor (Arturo), Rudolf Petrak

1962

Palacio de Bellas Artes
February 25, Tosca
March 5, La Bohème
May 10/June 7, Cosi Fan Tutte
May 17, Adriana Lecouvreur
August 23/25, Otello (Cassio), James McCracken

Teatro Degollado, Guadalajara
October 22, La Traviata

Fonte: www.francoisnouvion.net

Observem que o Domingo chegou a dividir o palco com Di Stefano, Labó e Campora !!!!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 32, 33, 34  Próximo
Página 7 de 34

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com