Presto - Índice do Fórum

Compositores para teclado desconhecidos

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 5:45 am    Assunto: Compositores para teclado desconhecidos Responder com Citação

Olá para todos ! Bem , meu intuito aqui é falar um pouco de compositores que muita pouca gente conhece . Alguns nem são mencionados nos melhores dicionários de música .
Eu sei que aqui existe um tópico assim (compositores com o selo descubram-me) , porém como são muitos que irei citar resolvi criar um tópico à parte .
Como sou um pesquisador de instrumentos de teclado vou citar aqueles que escreveram obras relevantes para estes instrumentos.

Começo logo de cara com as fantásticas "pieces de clavecin" de Forqueray . O compositor francês Antoine Forqueray foi um estupendo virtuoso de viola da gamba . Diziam que só ele conseguia tocar suas peças de viola . Seu estilo enérgico o fez receber o apelido de "o diabo" , em contaposição ao estilo angelical de Marin Marais que era outro virtuose da viola da gamba . Após sua morte seu filho Jean-Batiste , que era tão bom quanto ao pai , publicou suas peças de viola e também uma versão para teclado , no qual ele compôs algumas peças , com o intuito de popularizar a obra do pai . O resultado são peças brilhantes e únicas com muita energia e virtuosidade , além de um grande refinamento e complexidade harmônica . São peças que fazem o teclado soar imponente , com grandes efeitos técnicos. O milagre do cravo . Pode-se dizer que foi o Liszt da época . Gravação recomendada : Mitzi Meyerson.
Ainda com os franceses temos o grande Pancrace Royer que compôs 14 peças num estilo semelhante ao de Rameau , mas com algumas bastantes fogosas como é o caso de "Le Vertigo" , que lembra muito o "inverno" de Vivaldi , e a "La marche des Scythes" com uma escrita bastante virtuosistica incomum para a época . Sinais do amadurecimento da escola cravística francesa que já estava no final . Gravação recomendada : Christophe Rousset .
Outro francês muito interessante e completamente desconhecido chama-se Simon Simon que escreveu 3 livros de "pieces de clavecin". O preferido e professor da corte escreveu peças muito interessantes e bastante exóticas , com muito efeito . Suas partituras só se encontram na Biblioteca nacional da França . Gravação recomendada (e a única) : Jean-Patrice Brosse .
Da França ainda deve-se citar Daquin , o grande Louis Marchand , Duphly , D'Agincour , D'Anglebert , Grigny , Dandrieu , o muito interessante Moyreau , Jacquet La Guerre , Balbastre , além de muitos outros .
Nomes mais conhecidos como Couperin e Rameau não precisam ser explorados aqui . Vale lembrar o filho de Couperin , Armand-Louis Couperin e o seu tio , Louis Couperin .

Passando agora para terras ibéricas começo citando o grande compositor português Carlos Seixas . José Antônio Carlos de Seixas nasceu em 1704 em Coimbra e morreu em 1742 em Lisboa . Durante sua curta existência ele assumiu logo cedo o posto de organista da Sé Patriarcal de Lisboa e o cargo de vice-maestro da capela imperial , cargo importantíssimo já que o maestro era ninguém menos que Domenico Scarlatti (era uma época em que músicos italianos dominavam as cortes ibéricas) . Seixas compôs muitas belas obras instrumentais mas destacam-se na sua produção suas sonatas para teclado . Consta que ele compôs mais de 700 mas somente umas 100 sobreviveram devido ao terremoto de Lisboa de 1755 . Algumas são destinadas ao mero amador mas muitas exigem uma técnica avançada . Tratam-se de obras que nada deixam a desejar para as melhores de Scarlatti . Tem muita força e originalidade . Algumas são diferentes de tudo o que se compunha na época , com muita ousadia . Enfim , são incríveis . Se querem comprovar procurem a gravação da cravista e pianista brasileira Debora Halasz que fará história . Vocês irão se surpreender . Sobre Seixas certa vez Scarlatti foi chamado pelo infante Dom Antônio , irmão do rei Dom João V , para dar aulas para o jovem compostitor português . Mas assim que Seixas colocou as mãos sobre o teclado o mestre napolitano falou : "ele é que deve me dar aulas" dizendo ainda que Seixas era um dos maiores músicos que ele já tinha visto .
Ainda em Portugal deve-se destacar Frei Jacinto , Carvalho , Manuel Coelho e Avondano .
Indo para a Espanha encontraremos o fantástico padre Antônio Soler .
Soler compôs muitas sonatas que são adrenalina pura , coisa típica da espanha . Muitas se utlilizam de "temas" mouros e palos do flamenco , com uma linguagem bem espanhola . Exigem uma técnica apuradíssima .
Não deixem de escutar o seu Fandango para cravo . Vai ao máximo da adrenalina .
Ainda na espanha temos as muitos sotisficadas sonatas de Sebastian Albero , que é uma ótima opção para aqueles que querem tocar sonatas além de Haydn e Mozart , José Galles e suas 23 sonatas com muito efeito e ousadia harmônica , Manuel Blasco de Nebra , Mariano Cosuenda , Freixanet , Anselm Viola , e muitos outros , todos numa liguagem tipicamente espanhola . Gravação obrigatória : Variações do Fandango espanhol do fantástcco Andreas Staier . Além de uma incrível interpretação do Fandango de Soler esse CD contém sonatas de Ferrer , Albero e Galles que fazem o cravo pegar fogo .
Do renascimento e início do barroco temos Cabanilles e Cabezón .

Indo agora para a fantástica Itália vamos encontrar grandes compositores para teclado . Quem pensa que lá só tiveram grandes nomes no violino deveria conhecer o grande Giovanni Benedetto Platti e o grande Giovanni Battista Pescetti . Ambos escreveram maravilhosas sonatas que é a mesmas coisa de ouvir aqueles belos concertos e sonatas de Corelli , Vivaldi , Tartini e Torelli . Tem muito efeito e complexidade , além daquele melodismo italiano que todos já conhecem . Prova disso é o segundo movimento da sonata em dó menor de Pescetti , sem dúvida um dos mais belos andantes já compostos . Temos também o grande Rutini , cujas sonatas influenciaram muito Mozart , Ferdinandi Turini , Della Ciaia com sonatas de muito efeito , Pollaroli e sua bela fuga , Paradisi , Francesco Durante e o impressionante Padre Giovanni Battista Martini.
Devo fazer justiça também para Ludovico Giustini que compôs a primeira música impressa para piano (o fortepiano de Bartolomeu Cristofori) . São muitos interessantes e belas e contém os primeiros sinais de dinâmica para teclado .
Do renascimento e início do barroco temos Marco Facoli e suas obras bastante exóticas, Frescobaldi com suas tocatas monumentais , Salvatore , De Macque e muitos outros.

Dos ingleses todos já conhecem os grandes virginalistas e o grande Henry Purcell mas deve-se destacar aqui as suites de Matthew Locke , William Babell e as sonatas de Thomas Arne .

Dos Alemães temos muitos mas destaco aqui as sonatas bíblicas de Johann Kuhnau e as sonatas de Johann Schobert que influenciaram muito Mozart .

Johan Helmich Roman , sueco , também escreveu lindas sonatas/suites para cravo .

E enfim o theco Anton Steffan com suas sonatas que impressionam pela criatividade harmônica .

Claro que há muitos outros que merecem aparecer por aqui mas meu tempo é escasso e espero que este tópico se desenvolva muito mais pois mesmo que não gostem de barroco , renascimento , vale a pena conhecer esses compositores afim de ampliarmos nosso universo musical e conhecermos obras que as vezes nos surpreendem por sua versatilidade , como é o caso dos que citei aqui .

Grato pela atenção !




Editado pela última vez por Jupter em Seg Mai 07, 2007 1:52 am, num total de 1 edição
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
(berber)



Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006
Mensagens: 468
Localização: California

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Otimo topico! Continue, por favor!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu toco um minueto do Forqueray e vou estudar em breve umas peças do Daquin. Este eu já conheço mais por ser um compositor relevante para órgão. São bem legais mesmo.

E Carlos Seixas é um ótimo compositor. Qual o nível de dificuldade de suas peças (é que sou ainda bem iniciante...) e onde eu poderia conseguir as partituras?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Quem quiser ouvir "Le Coucou", de Daquin (com Cziffra), ou a Toccata em Lá Maior, de Paradisi, pode me mandar uma msg pvt com o seu e-mail que eu envio.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Mais 2 compositores do barroco :
o italiano Domenico Zipoli que veio para a Argentina trabalhar nas missões jesuíticas . Compôs 6 suites para cravo muito boas e várias obras para órgão .
O francês Michel Corrette que além de muitas obras em vários gêneros escreveu interessantes peças para teclado incluindo uma que acho especial , "combat naval" . Ele colocou nesta obra todos os efeitos de um verdadeiro combate naval . O cravo reproduz até sons de canhão . Muito legal mesmo .

Daqui a pouco responderei as mensagens anteriores .


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Jacques Champion Chambonnières , francês , o pai de toda a música cravistica francesa , escreveu várias suites num estilo bem instrospectivo .
Baldassare Galuppi , italiano , autor de belas óperas escreveu também ótimas sonatas para teclado .
Domenico Alberti , italiano , suas sonatas são bastante elegantes e o famoso "baixo de Alberti" leva esse nome em sua homenagem .
Ferdinando Medici , esse ilustre membro da poderosa família florentina também escreveu para teclado . Essas obras podem ser conferidas no CD "The Medici harpsichord book" .
Wilhem Friedmann Bach , o filho do grande gênio J.S. Bach , muito esquecido , compôs impressionantes fantasias , suites e sonatas que lembram muito o que Haydn e Beethoven trabalhariam mais tarde .
Correa de Arauxo , espanhol , ótimas obras para órgão .




Editado pela última vez por Jupter em Seg Mai 07, 2007 1:52 am, num total de 1 edição
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa, descobri alguém mais fanático do que eu pelos compositores para teclado do barroco. E o Georg Böhm? Heinrich Scheidemann, Cabanilles, excelentes compositores para órgão. Evidentemente, Buxtehude, Sweelinck e Frescobaldi são muito famos para serem nomeados entre os "desconhecidos".


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 2:23 am    Assunto: Responder com Citação

Voltando ao assunto , como o Bruno citou aqui , temos Frescobaldi e Cabanilles que eu já havia falado antes , Sweelinck , holandês que escreveu grandes obras , seu aluno Scheidemann e George Böhm , alemão que compôs suites e o fantástico "Preludio , fuga e postlúdio em Sol menor" , uma das obras mais fortes do barroco alemão para teclas . Uma grande interpretação dessa obra pode ser conferida no CD "Hamburgo" de Andreas Staier .

Mais alguns italianos que merecem destaque :
Giovanni Battista Grazioli e seu filho , Alessandro Grazioli , compuseram lindas sonatas para cravo e órgão .
Bernardo Pasquini , um dos maiores compositores para teclas . Destaque especial para sua tocata "cuco" .
Michelangelo Rossi , compôs várias tocatas num estilo semelhante ao de Frescobaldi.

Benedetto Marcello , um nome que já é bem conhecido , compôs várias sonatas para cravo excelentes que são pouco conhecidas .

Bem Bruno , sobre as sonatas de Carlos Seixas muitas são de um nível bem avançado com escalas e arpejos percorrendo todo o teclado , oitavas na mão esquerda bem rápidas , não deixando nada a desejar para as melhores de Scarlatti . Isso pode ser constatado no CD de Debora Halasz e no do cravista/organista Christian Brembeck . O primeiro é fácil encontar até para baixar mas o segundo é a maior dor de cabeça . Só se encontra em algumas lojas da Europa . Existem muitos outros CDs com sonatas de Seixas mais estes 2 considero os melhores .
Sobre as partituras é um problema . Nesse link aqui http://www.ensino.uevora.pt/jpa/PAMM.htm
você pode baixar algumas mas se quiser ir fundo na música de Seixas você deve adquirir os 2 livros , um com 80 sonatas e o outro com mais 25 , publicados pela fundação Calouste Gulbenkian .

Sobre Daquin aconselho a gravação da integral para cravo e órgão por Olivier Baumont .
As obras de Daquin são mesmo muito legais . Refletem uma época , o iluminismo , em que o mecanicismo e a razão era a moda . É a época de grandes engenhocas como todo tipo de relógio , os autômatos de Jaquet-Droz , a máquina de Xadrez "o turco" que assombrou a Europa . Isso tudo se reflete na música de Daquin , principalmete em seu "Le coucou" , e em vários outros cravistas franceses . Aliás , uma característica da música francesa para cravo é justamente a descrição , não no sentido de ser programática mas exprimir estados de ânimo e idéias , enfim , isso a torna bem diferente e atraente.
Escute a obra "le carillon de Passy" de Forqueray . Lembra aqueles relógios com carrilhões gigantes . Nela se escuta claramente as badaladas num tom bem sombrio .


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 1:57 am    Assunto: Responder com Citação

Alessandro Poglietti : de origem toscana , trabalhou na Áustria para Leopold I onde teve grande destaque na corte . É uma das figuras mais importantes para teclado do séc. XVII . Sua obra "Il Rossignolo" contém vários movimentos de música programática onde o cravo imita sons de pássaros e instrumentos musicais além do folclore de alguns países .

Jean-Frédéric Edelmann : uma das vítimas da revolução francesa , morreu na guilhotina . Escreveu interessantes sonatas .

Também não pode deixar de ser citado aqui o grande Johann Jacob Froberger , discípulo de Frescobaldi , que compôs monumentais suites , toccatas , fantasias etc .

O grande Johann Kaspar Fischer , alemão , autor de incríveis suítes que influenciaram Bach .

O belga Boutmy também merece um destaque aqui por suas belas suítes .

Bem , para piano temos o português Antonio Fragoso que nasceu em 1897 e morreu em 1918 , com menos de 21 anos .
Foi um pianista e compositor de talento raro que nos legou belas páginas para piano , entre elas uma fantástica e arrebatadora sonata .

Miklos Rozsa , músico de origem húngara que se imortalizou ao compor a trilha sonora dos eternos "Ben-Hur" e "Quo Vadis" , escreveu muita música para piano com grande maestria técnica e beleza .

Gurdjieff / Hartmann : o primeiro , um místico , espião , escritor e pensador armênio . O segundo , um russo que teve suas ambições como compositor frustradas .
O resultado da união dessa dupla se deu em Paris com interessantes obras para piano baseadas na música oriental e da antiguidade .
Vale a pena conhecer .


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Jupter, o problema é arrumar partituras desses autores pouco conhecidos. Li suas mensagens e me interessei por Antonio Fragoso. Pesquise, pesquisei e... nada. Parece que suas obras são muito executadas nos conservatórios de Portugal, mas não as encontrei em lugar nenhum. Alguma sugestão?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 1:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Laura !
Olha , de Antônio Fragoso tenho a gravação integral de sua obra . Mas vou procurar as partituras . Se encontrar te aviso aqui .


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem , continuando .

Para cravo começo com compositores que atuaram no recém Estados Unidos da América . Sabe-se que o cravo fazia muito sucesso lá e até a filha de Thomas Jefferson era uma grande cravista .
Benjamin Carr , o "pai da música na Filadélfia" , Reinagle , W. Brown , W.Selby , James Hewitt , A. Newmann , todos esses escreveram ótimas peças para teclado . Recomendo o CD "The enlightenment in the New World" por Olivier Baumont .

Giovanni Battista Ferrini : para quem gosta de música renascentista esse italiano é um prato cheio . Muito bom.
Giovanni Battista Serini : italiano do período barroco barroco , escreveu incríveis sonatas .
Francesco Geminiani : este é mais conhecido como um compositor bastante relevante para violino mas também compôs maravilhosas obras para cravo que devem ser conhecidas.

De piano :
Vale conhecer o Francês Etienne-Nicolas Méhul e o grande Johann Gottried Eckard . Eckard , alemão , já tocava piano em Paris numa época que esse instrumento ainda não era popular lá . Suas sonatas , que foram as primeiras escritas para piano em Paris , são de alta qualidade , tanto que influenciaram Mozart ao ponto dele utilizar um tema delas num de seus primeiros concertos para piano. Recomendo a gravação da integral por Miklos Spanyi no clavicórdio .
O tcheco Georg Anton Benda também deve ser conhecido por suas belas sonatas.
John Burton , inglês , escreveu sonatas para cravo mas fez a primeira menção conhecida do piano .
Dos mais modernos destaco Dennis Bathory-Kitsz , parente da "Condessa sanguinária" Elizabeth Bathory , e Komitas , compositor armênio que escreveu 6 lindas e exóticas danças para piano .

Bem , deixei por último duas grandes surpresas do piano .
O primeiro é simplismente um gênio , Johan Nepomuk Hummel . Todos sabem que ele foi um prodígio do piano e que Mozart ficou tão impressionado com seu talento que se dispôs a ser seu professor. Mas suas obras para piano são pouco conhecidas e interpretadas hoje . Pura injustiça pois elas são simplismente umas das melhores escritas na transição clássico-romântico . Altamente recomendável suas sonatas , fantasias e outras peças .
O segundo é simplismente incrível . Trata-se do inexplicável Jan Ladislav Dussek (1760-1812). Bem , esse compositor tcheco foi um pianista de grande sucesso , viajou por toda a Europa causando admiração por onde passava . Foi o primeiro pop-star do piano , muito antes de Liszt , e , ao contrário do que todos pensam , foi o primeiro (e não Liszt) a colocar o piano de lado para que as donzelas pudessem admirar seu belo perfil .
Bem , o que falar de Dussek ?! Pois esse músico estava décadas a frente de seus contemporâneos . Revolucionário , enquanto Mozart terminava sua trilogia de sinfonias Dussek já era moderno , mais ainda que Beethoven . Sonatas suas como "L'Invocation" , "Retour a Paris" , "elegie harmonique" e a fantasia op.55 já prenunciam absurdamente Chopin e até Liszt . O fato é que Dussek já fazia muitas coisas que Chopin , Schumann e Liszt ainda iriam fazer . Mas até que ponto ele influciou todos esses românticos ? Sabe-se que Chopin o admirava bastante e foi por ele influenciado . Como explicar esse fenômeno ? Fenômeno este semelhante a Carlo Gesualdo .
Dussek , junto com Hummel , foi quem criou uma nova linguagem pianistica com harmonias extremamente modernas para a época , inovações técnicas e um virtuosismo que levaram como consequência ao melhoramento dos pianos .
No fim de sua vida Dussek ficou esquecido . Sua fama havia se acabado . Mas o piano nunca mais foi o mesmo . Ele morreu em 1812 , Chopin e Liszt nem haviam colocados seus dedos num teclado ainda .
Sem dúvida ele é um dos segredos mais bem guardados do piano.
O que Forqueray é para o cravo Dussek é para o início do piano , um milagre !


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Jupter



Registado em: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 10

MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Por que todos esses compositores ficaram esquecidos ?
Alguns podem dizer que foi por causa de suas vidas terem sido pouco documentadas . É claro que biografias romantizadas ajudam a popularizar mas não acredito totalmente nesta hipótese . Forqueray e Dussek ,por exemplo , possuem biografias dignas de um filme . O primeiro foi vítima do ciumes de seu pai pois seu talento estava ficando maior . Como consequência , depois de ter sido brutalmente golpeado pelo pai , foi encarcerado numa prisão e depois banido da França por 10 anos . Mas no final triunfou . O segundo esteve ligado a várias tramas romãnticas , casos amorosos , conspirações , aventuras etc .
Outro argumento é que suas gravações e partituras são de difícil acesso . Mas isso é consequência do esquecimento .
Fico mais com a hípótese do destino . Enquanto alguns compositores tiveram sorte outros tiveram o azar de se serem esquecidos mesmo . Afinal , se não fosse Mendelssohn será que Bach e Vivaldi ainda estariam no esquecimento ?

Aproveitando deixo aqui mais um link com partituras de Carlos Seixas
http://imslp.org/wiki/Category:Seixas%2C_Jos%C3%A9_Antonio_Carlos


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com