Presto - Índice do Fórum

Análise Lohengrin 2° ato/prelúdio e cena 1

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 2:06 pm    Assunto: Análise Lohengrin 2° ato/prelúdio e cena 1 Responder com Citação

No Lohengrin, Wagner propôs uma visão formal que ele nunca mais seguiria, i.e., desenvolver grandes parcelas de uma obra a partir de poucos mtvs, o que por si só o colocou já nesta época como um dos grandes.
o 1o mtv do 2o ato é um derivado direto do mtv da advertência. De uma elaboração deste nasce o principal mtv desta cena enquanto que, também ao longo do prelúdio deste ato, cita-se o mtv da advertência. De cara percebe-se que este mtv excerce um duplo papel, citar dramaticamente qual será o ponto psicológico usado por Ortrud para triunfar sobre o cavaleiro, e fundamentar a derivação do 1o mtv deste ato, ou seja, se o prelúdio deste ato fosse uma peça de música "pura" (o q quer q isto signifique...), ele se justificaria por si mesmo.
Considerada junto com o prelúdio, esta 1a cena é uma forma ternária A B A, ou seja, exposição de idéias e/ou temas, desenvolvimento dos/das mesmas e sua recapitulação. como se dá isto?
A frase de Ortrud "ich kann nicht fort, hieher bin ich gebannt..." retoma uma das elaborações do 1o tema, enquanto q o "recitativo" q precede a ária de Telramund já está impregnado com fragmentos intervalares do 2o tema e PRINCIPALMENTE, com a harmonia que é a matriz dos 2 temas iniciais do prelúdio, Fá# na armadura de clave, mas com um ré# e um fá natural, o que deixa a harmonia indistinta. Quando Telramund canta "dahin, dahin", ele o faz com fragmentos de uma elaboração do 2o tema, exposta logo após a aparição, no prelúdio, da 2a parte do mtv da advertência.
Ao começar a ária, quando Telramund canta "Schamch ist mein Heldentum", ele também o faz com a mesma elaboração acima, enquanto que a figura tocada nas cordas graves passa a ser uma mistura do 1o tema com a parte final do mtv da acusação (1o ato). A 2a estrofe da ária emprega esta sequência de temas, de modo algo variado. Podemos dizer, ...que esta ária é a 1a parte da seção B.
A 1a coisa ouvida logo após a fanfarra q encerra a ária é um acorde de Fá$ menor ALTERADO, com si# e Ré#, EXATAMENTE as notas estranhas à tonalidade que encontramos como elementos fundamentais do 1o mtv! Cabe a qui citar A. Schönberg, que disse ter aprendido com Wagner a semelhança entre temas e harmonias. Esta matriz marca o início do diálogo, em que este acorde, e os temas que originou novamente impregnam o discurso musical: a progressão da frase "dahin, dahin" é intercalada ao longo da frase de Telramund "...von deinem wilden Schlosse aus die Untat..." e em "...wie Elsa selbst den Bruder im Weiher dort ertränkt?". Aqui é como se Wagner distorcesse o material musical "clássico", de maior rigor métrico da ária através de uma "lente quebrada", puro expressionismo musical no meio do Séc. XIX!! novamente vemos a progressão acima espalhada pela frase "...zu deiner Lüge schändlichem Genossen?", até o 1o clímax da seçaõ B, a repetição x4 da progressão "dahin, dahin", agora enfatizando o semiton dó-si e com o mesmo acorde q iniciou esta seção, s´q agora com um si natural e não sustenido. Esta idéa é repetida (i.e., semiton mais acorde originador modifocado) em "...nennst du deine Feigheit Gott? Ortrud!" e a progressão "dahin..." em "..der fänd'ihn schwächer als ein Kind!", definido-se a harmonia, depois de alguma hesitação, na dominante de Fá$ menor na frase '...schwacher Gott es ist, der inh beschützt.". temos aí o final da seção B.
tematicamente a 3a seção só começa quando, atrvés de uma progressão cromática, a partir do dó# cantado por Ortrud "...Seher Auge leuchten soll!", retoma-se, algo livremente, o material inicial do prelúdio com uma das células derivadas, dó#, lá, sol, que no prelúdio aparece logo após a 2a aparição do 1o tema. Segue-se a frase de Ortrud que é praticamente igual ao 1o tema "Weisst du, wer dieser Held den hier ein Schwann (etc)", aparecendo este mtv efetivamente logo a seguir com a derivação imediata do 2o tema e, como no prelúdio, aparece o tema da advertência, exercendo praticamente a mesma função musical q no prelúdio. Novamente vem o 1o mtv, agora cantado por Ortrud em "...Niemand hier hat Gewalt, (etc)", novamente, como no prelúdio, seguido do mtv 2. também, como no prelúdio, vemos a progressão derivada do 2o tema "dahin,. dahin" seguida...pela figura da ária de Telramund, mas aqui só fragmentariamente aparecendo, novamente sendo mostrada a progressão "dahin, dahin" na frase de Ortrud "O hättest du in Kampf...der Held, er war in deiner Macht!", que encerra a seção A e nos leva à "coda" em duas partes, uma explosão de Telramund pontuada pelo mtv 2 bem acelerado, seguida pela frase de Ortrud onde, mais uma vez, as notas estranhas à tonalidade de Fá$ maior (tonalidade de todo este período musical) que estão na 1a aparição do mtv 1 completo, ré# e si#, e um juramento em oitavas dos personagens no qual, apesar de algumas alterações, fundamenta-se a harmonia, sem as notas estranhas do 1o tema.

Conclusões? é óbvio que há uma estruturação clara de mtvs, que exercem uma função musical e também funcionam como típicos mtvs condutores, i.e., o 1o nos mostrando como Ortrud pode distorcer a advertência feita a Elsa por Lohengrin, como isso pode ser arquitetado (mtv 2) e a lembrança feita a nós, público, onde a maga atacará a fraqueza tanto de Elsa como de Lohengrin. Quando Lohengrin declara no 3o ato ter vindo "da glória e brilho", a orquestra ataca o mtv 2, que novamente surge, levemente modificado, logo antes de Lohengrin cantar "Weh", nun ist all' ubser Glück dahin!", surgindo o mtv 1 logo após Lohengrin cantar "Tragt den Erschlag'nen vor des Königs Gericht!" e concluindo-se a cena com o mtv da advertência, como q dizendo "eis porque foi feita a advertência." Isto é perfeita união dos conceitos de mtv musical e de mtv condutor.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação

faner,
Wagner não seguiu isto? Tristão e Isolda não é quase inteiramente derivada de um motivo único?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu caro..ele deriva vários mtvs de 1 só no Tristão...nesta cena do Lohengrin ele só fragmenta/sequencia já existentes, sem criar mtvs novos...


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Ahm, sim, então nesse trecho de Lohengrin, Wagner usa parte da ópera como um desenvolvimento musical de uma sinfonia, por exemplo? Dizem que Verdi compôs o Otello tendo em mente principalmente Lohengrin, isto explicaria a presença algumas dessas características no Otello? Lá os temas aparecem e se fundem musicalmente sem exatamente formarem algo com significado, como é no Tristão por exemplo.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 11:45 pm    Assunto: Bruno, sem ressentimentos... Responder com Citação

Vc acabou de me chamar a atenção algo q estava desde muito na minha caneça!! no tempo devido...aliás, quem analisava o Otello assim no Allegro?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Entenda "Sinfônico" cum grano salis, pois o q determina o sinfonismo também são DETERMINADAS MODULAÇÕES, determinados planos harmônicos e detreminadas métricas.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Dom Nov 26, 2006 4:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Andre(fanermaluco),
tenho me dedicado quase exclusivamente à Lohengrin nos últimos 15-20 dias, e quero fazer uma observação referente à chamada de Ortrud: "eeeelsa...". Após Elsa chamá-la de Unglücklich weib, ela inicia uma linha, que é interrompida, e é nítido que a partir da mesma, há uma exposição refwerente ao que se encontra no que chamamos de árias. (me refiro a partir de "In ferner einsamkeit..." Musicalmente, o que no sleva a crer que tal semelhança exista É A PAUSA,´seguida por sua entrada e posteriormente, a orquestral+exposição de idéias. PORÉM O QUE ME LEVA A NÃO CRER é a rapidíssima nova intervenção de Elsa, que distorce ligeiramente tal linha iniciada em In ferner....

Por favor, me esclareça...


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Dom Nov 26, 2006 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação

A rápida intervenção da Elsa NÃO distorce a sua impressão de que esta se ouvindo um "Número", um dueto precedido por um "Recitativo", porq a rápida intervenção da Elsa não quebra a extura, o andamento e a métrica iniciada com a linha da Ortrud... esta frase, q inicia o dueto, é derivada diretamente do 2° tema do prelúdio do 2° ato, o q reforça ainda mais a unidade muiscal do ato


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Ótimo que não estraga tudo!!! Tais divisões aqui são complicadas, porém as evidências são fortíssimas, mas aquela intervenção me atrapalhava. Há uns outros casos, mas o In ferner, quase faner, teve de ser trazido pra cá. Very Happy


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

na verdade, me expressei mal: o que atrapalhava, era intervenção seguida por permanência, porque intervenção há em todo lugar. Porque a Ortrud inicia expondo aflições, apesar de logo após se dirigir à Elsa (libretto), há a pausa anterior e etc. Mas agora entendo.. não tratei isso como inícioo do trecho detentor de "es gibt ein glück"(dueto); tentei segregá-los, pelas impressões citadas, tendo como base que a faixa de transição fosse Entweihte Götter. sei que estamos tratando de Wagner, esses termos são esquisitos e muitas vezes inapropriados. Mas então se trata de, genericamente, recitat. até In ferner land..., que culmina num DUETO - entweihte - DUETO(e clímax em seu desfecho, procedido pela n´tida mudança de carga temática orquestral, que abriga nova entrada de Telramund).
OK??? Então são 2?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 11:09 pm    Assunto: Responder com Citação

2° ato: 1° n°- prelúldio e cena telramund/ortrud

2°-"Vós brisas"

3°-rect "Elsa"/duetto "Na solidão distante da floresta"

4° "Deuses profanados!"

5°-"Ortrud, onde estás?"

6°- "Assim entre a desgraça nesta casa!"


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Ter Nov 28, 2006 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

aNdre, então pelo visto não se considera "dueto" a cena que precede a nova entrada de Telramund(assim entra a desgraça...), a que tem como desfecho quase o próprio clímax. Não englobo tudo após entweihte götter; eu pensava que "dueto" chamava-se apenas a linha que detém "es gibt ein glück..." (Elsa+suporte Ortrud). se assim fosse, seriam: o nomeado por você acima e esse. Ou considera-se apenas o iniciado pela linha estabelecida por Ortrud após o recitativo, em in ferner...?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

É, pode-se considerar o n°5 como bi-partite,sendo a frase do oboé e a linha "Kehr bei mir ein" como uma conclusão harmônica do início


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com