Presto - Índice do Fórum

Tipos de afinação (Dúvidas)

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Robert



Registado em: Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2006
Mensagens: 66
Localização: Porto Alegre

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 4:37 pm    Assunto: Tipos de afinação (Dúvidas) Responder com Citação

Gente, apareci aqui para fazer uma pergunta sobre os os tipos de afinação. Quais as difeenças entre a afinação pitagórica, mesatônica e temperada?A temperada é aquela que todos os intervalos são iguais,né?Mas igual como? A pitagórica é aquela que num intervalo de terça maior a terça é mais baixa e soa como dissonância?É isso?

Bom continuando, temperamento tem a ver com a distância dos semitons, não é? Numa afinação temperada se a distância entre o dó e o dó sustenido é de 1/2, todos os outros semitons também vão ter um e meio de distância, certo? Mas se não for temperada essa distância vai aumentando ou vai dimunuindo, certo? Mas o que causa isso, qual é a explicação física?

O violão e o piano são instrumentos temperados,certo? E o violino é pitagórico?Mas por que? O violão é temperado por causa dos trastes e o piano por causa da distância das teclas?

Enfim,enfim, me ajudem por favor.....

Saudações curiosas,
Robert, o curioso


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Roman de Fauvel



Registado em: Domingo, 12 de Novembro de 2006
Mensagens: 28

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

procure alguma coisa aqui...

www.adlibitum.weblogger.com.br


E vá ler o livro o discurso dos sons - Harnoncourt
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 9:09 pm    Assunto: Re: Tipos de afinação (Dúvidas) Responder com Citação

Ô curioso, vamos por partes, começando pela física.

Sons são vibrações em freqüências na faixa entre 20Hz e 20 kHz. Mas quando um instrumento musical produz uma nota, não sai apenas uma freqüência, mas uma gama delas: são os "harmônicos". Por exemplo, pense numa corda (de violão, guitarra, violoncelo, piano, o que for). Quando ela vibra em toda sua extensão, ela produz a freqüência "f", a freqüência de uma certa nota. Mas ela também pode vibrar duas, três, quatro, cinco vezes na extensão da corda: assim a mesma corda também produz as freqüências 2f, 3f, 4f e 5f (e outras também), veja no desenho abaixo.

Claro que estas outras freqüências são produzidas em menor volume. O resultado é o que nós conhecemos por "timbre": se o 5f for um pouquinho mais alto e o 4f mais baixo, dá a mesma nota mas em outro timbre. Certo até aqui?

Agora imagine que a freqüência "f" gere um Dó1. Quando vc dobra a freqüência (multiplicando por 2/1), vc produz uma oitava: assim, 2f gera um Dó2, 4f gera Dó3, 8f gera Dó4, e assim por diante. As outras freqüências geram outras notas: 3f sai Sol2 (então 6f, o dobro, sai Sol3); 5f sai Mi3; 7f gera algo parecido com Si bemol 3 e 9f gera um Ré4. Veja que as matemáticas funcionam: se a quinta Dó2-Sol2 é uma relação 3/2, a quinta Sol3-Ré4 é 9/6 (também 3/2); assim, Mi4-Si4 seria em 15/10 (também 3/2). A terça Dó3-Mi3 é uma relação 5/4, então Sol4-Si4 é 15/12. Estes números geram a chamada Afinação natural ou pitagórica, porque foi organizada assim por Pitágoras.

As coisas funcionam bem para números baixos, mas à medida que as notas vão ficando com números maiores, a conta começa a não ficar exata. O resultado é que vc consegue tocar bem só em poucas escalas, em escalas mais distantes as notas começam a ficar distorcidas.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 9:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Quer ver um exemplo? A quinta é 3/2, ou 1,5; se eu multiplicar novamente por 1,5 eu gero a quinta da quinta, multiplicando por 1,5 gero outra quinta, e 12 vezes depois eu teria de voltar à nota original, o Dó, certo? Bom... em vez de 128, sai um 129,7463379. Ok, ok, então vamos pegar a terça maior, 5/4 ou 1,25; quatro terças daria uma oitava, mas 1,25 x 1,25 x 1,25 dá 1,953125, e não 2...

É por isso que um pessoal começou a procurar alternativas para afinação, por exemplo, diminuindo a quinta e/ou aumentando a terça. As várias possibilidades de aumentar/diminuir/deixar justo geraram as várias afinações (ou melhor, temperamentos).

A proposta do temperamento igual foi dividir a oitava em 12 intervalos iguals (raiz 12 de 2, ou 2 ^ 1/12 = 1,059463094). Todos os intervalos acabaram sofrendo alterações e no final todas as oitavas fecham matematicamente, porém todas as escalas soam iguais (dó soa igual a ré e igual a fá). Perde-se de um lado, ganha-se de outro.

Robert escreveu:

O violão e o piano são instrumentos temperados,certo? E o violino é pitagórico?Mas por que? O violão é temperado por causa dos trastes e o piano por causa da distância das teclas?

Os instrumentos sem traste conseguem produzir notas em qualquer afinação, por isso um bom músico consegue escolher em qual temperamento ele quer tocar esta ou aquela nota.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com