Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
ZpinoZ

Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006 Mensagens: 600 Localização: São Paulo
|
Enviada: Qua Jan 17, 2007 8:02 pm Assunto: Quartetos de Cordas - Integrais e Gravações |
|
|
Nos últimos tempos tenho me dedicado a ouvir, com muito mais atenção, Quartetos de Cordas. E, para aumentar minha – minguada – coleção, encomendei, via Amazon, as integrais de Beethoven (Alban Berg Quartet – Emy Classics - 1999) e, necessariamente , Shostakovich (Emerson String Quartet – Deutsche Grammophon – 2000).
De Beethoven já tenho The Late String Quartets, também com o Alban Berg Quartet. Gostei muito, por isso estou comprando a integral com o mesmo grupo.
De Shostakovich tenho os Quartetos 1, 4 e 9 com o Jerusalem Quartet (Hamonia Mundi - 2005). Ouvi muito pouco com outros grupos.
Minhas próximas compras planejadas serão as integrais de Bartók e Schubert.
Bartók estou querendo comprar com o Tókio String Quartet. Gosto deles, e tem o charme do Quarteto Paganini que eles usam, que, aliás, pretendo assistir no Mozarteum. Pena que será na Sala São Paulo.
Para Schubert, porém, não tenho boas opções. Possuo algumas gravações esparsas. A donzela e a Morte, sublime, com o Alban Berg, por exmplo.
Assim gostaria de dicas, eventualmente de outras integrais.
Z
|
|
Voltar ao Topo |
|
Bruno Gripp

Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 725 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qua Jan 17, 2007 9:25 pm Assunto: |
|
|
Haydn com o Angeles.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Ricardovsky
Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 697 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qua Jan 17, 2007 9:36 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
Você já recebeu a integral do Haydn? Eu não. Você acha qua já devo começar a me preocupar? Eles disseram que chegaria dia 19 de dezembro e até agora nada. Dia 19, completa um mês.
Bem, dito isso, sugiro também enfaticamente ao colega a integral dos quartetos de Haydn com o Los Angeles Quartet. Ainda não ouvi, é claro, mas as resenhas que li acerca dessa integral só animam a sua compra. Soma-se a isso o fato de estar num preço bem camarada. Custou 41,85 libras na Amazon, que deu, no meu cartão, R$ 183,90, já com a despesa de envio. É claro que, se a receita me pegar, ainda vou ter de desembolsar mais 60% em cima desse valor, mas, mesmo assim, vale a pena por ser uma integral do selo Philips com 30 e poucos cds (há quantos cds mesmo na integral, Bruno?).
Outra integral que tenho e recomendo é a dos quartetos de Beethoven com o Amadeus Quartet. Parece que a caixa do Alban Berg é mais completa, mas a interpretação do Amadeus é demais. A Grande Fuga, em especial, está numa interpretação completamente transcendental.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Bruno Gripp

Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 725 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qua Jan 17, 2007 9:42 pm Assunto: |
|
|
Ricardovsky,
Sem querer, eu pedi na entrega expressa e recebi no mesmo dia, só que a caixinha que comprei no mesmo dia com as sonatas do homem até hoje nào chegou. Virou padrão esta quantidade absurda de tempo para vir coisa do exterior e realmente desanima...
|
|
Voltar ao Topo |
|
Ricardovsky
Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 697 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qua Jan 17, 2007 10:03 pm Assunto: |
|
|
É, Bruno, o jeito é esperar ao som do segundo movimento da sonata Les Adieux de Beethoven.
Voltando ao tópico, sugiro também ao colega uma integral de quartetos que não pode faltar em nossa cdteca: a de Villa Lobos, que não é cara e nem difícil de se encontrar. Eis a indicação:
Quarteto Bessler-Reis e Quarteto Amazonas (a integral tem apenas um cd duplo tocado pelo Amazonas (quartetos 7 a 11), todos os outros são tocados pelo Bessler-Reis) - selo: Kuarup (6 cds).
Para quem não sabe, Villa-Lobos foi o mais prolífero compositor de quartetos de cordas do século 20, com 17 obras nesse gênero, muitas excelentes e outras nem tanto. Contudo todos os seus quartetos trazem algo de interessante, do primeiro ao último.
Quanto a Bartók, tenho seus quartetos com o Takács Quartet e recomendo. É muito boa e conceituada a gravação, apesar de eu não absorvê-la por completo por apanhar um bocado de Bartók. Sempre que escuto esses quartetos saio com o olho roxo.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Paulo Egídio
Registado em: Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006 Mensagens: 155 Localização: Maringá/PR
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 6:49 am Assunto: |
|
|
O Ciclo Beethoven, quando mais eu ouço com o Végh, mais recomendo, tanto faz se na gravação de 52 ou 72. Há algo especial nos últimos quartetos com o LaSalle (o sr. Gripp que, há priscas eras, alertou-me) e, se alguém gosta do Alban Berg, provavelmente há de gostar também do Amadeus. O Alban Berg sente-se como discípulo de Brainin & cia.
Bartók eu tenho com Emerson e Végh. Como é um ciclo recente eu sempre acho que vale ouvir todas as gravações que caírem à mão e, pra decidir qual prefiro, só quando conseguir a partitura (até hoje não pude comprar).
Haydn e Mozart eu ainda prefiro a old-fashion gravação do Amadeus que, afinal, são músicos vienenses de primeiríssima linha. Gravações mais recentes, consultem o sr. Gripp.
Quartetos de Brahms, pouco ouvidos em relação ao restante de sua música de câmara, só Amadeus. Não há gravação no planeta que se compare com a deles.
Curiosamente eu não sei indicar um ciclo de Schubert. Não tem um que seja o "meu" preferido. Mas há um grupo que realiza magnificamente bem todos os quartetos que citei acima, exceto Bartók, que não ouvi: O Quarteto Italiano, de Paolo Borciani e cia.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Amancio

Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 1102 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 9:04 am Assunto: |
|
|
O ciclo de Beethoven com o Amadeus, na minha opinião, tem seus altos e baixos. Eles são insuperáveis nos Middle Quartets (Razumovskys, Harpa, Serioso), clássicos nos Early (Op.18 ) mas um tanto insensíveis nos Last. Alban Berg se sai melhor no ciclo gravado ao vivo do que no de estúdio (o da coleção Emi Box Set é a versão de estúdio). Emerson toca tudo muito bem afinado, mas muito "afiado", "espinhudo", "bruto" (não consigo achar outras palavras melhores para definir). O estilo deles cai muito bem em passagens como o finale do Op.131 (tada-tada-tada-tada) mas os movimentos lentos ficam bastante prejudicados. Já com o Quarteto Melos é exatamente o contrário, os movimentos lentos deles são os mais lindos que já ouvi, com prejuízo aos mais rápidos. Minhas próximas aquisições serão o ciclo com o Quarteto Italiano e o Quarteto de Tókio - ouvi alguns quartetos com eles (Tokio) e achei o máximo dos máximos!
Bartók conheço com Novak e Emerson. Novak é mais melódico (e tem umas coisas que faz vc pirar o cabeção), mas o Emerson explora muito mais a brutalidade da música. Aqui eles são demais!
Brahms, há o ciclo do Alban Berg, muito bom, mas eu assino embaixo a recomendação do Paulo Egídio. Amadeus faz vc perder a respiração!
Schubert, a única integral (que eu sei que existe) é a do Quarteto Melos, pela DG, mas nunca ouvi. Eles também gravaram Mendelssohn, assim como o Emerson. Me parece que o ciclo de Schubert é bastante desigual, os early soando como Mozart e os last como Bruckner.
Outro ciclo desigual é o do Villa-Lobos. A Brilliant tem uma integral bem baratinha. Nacionalmente há o ciclo do Bessler-Reis citado pelo Ricardovsky - mas para quem está se iniciando na área, eu não indicaria a compra do ciclo. É só pra fanáticos por Villa mesmo.
Haydn, recomendo Mosaïques. Mas sigo a recomendação do Bruno, que é mais haydniano do que eu. O ciclo do Mozart estou conhecendo agora, através da CME da Brilliant.
Editado pela última vez por Amancio em Qui Jan 18, 2007 11:44 am, num total de 1 edição |
|
Voltar ao Topo |
|
Ricardovsky
Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 697 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 9:56 am Assunto: |
|
|
A revista Diapason nacional que traz um dosiê de Villa-Lobos, diz que existem 3 boas gravações de integrais dos quartetos do compositor: a do 'Cuarteto Latino-americano" (Dorian), considerada pela revista como "a mais vigorosa", a dos quartetos "Bressler-Reis e Amazônia" (já citada), também considerada muito boa, e a do "Quarteto Danubius" (Naxos), colocada um pouco abaixo das precedentes.
E tem ainda a integral citado pelo Amancio da Brilliant. Até que Villa-Lobos está bem servido de integrais de seus quartetos, tem mais do que muitos compositres mais conceituados.
Só não concordo com o mestre Amancio, quando ele diz que não se deve comprar logo uma integral dos quartetos do Villa. Há muitos quartetos cativantes que agradariam qualquer um, como o número 1 (o único em forma de suíte), o número 3 (conhecido como o quarteto das pipocas, por seu segundo movimento que se assemelha a sons de pipocas estourando) e os de número 5 e 6 (extremamente nacionais). Há outros belíssmos, mais modernos, que exigem mais do ouvinte, mas nada que alguém que já ouça Bartók, como o Zpinoz, não tire de letra.
Editado pela última vez por Ricardovsky em Qui Jan 18, 2007 10:08 am, num total de 1 edição |
|
Voltar ao Topo |
|
Sarastro

Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 900 Localização: Brasil
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 9:59 am Assunto: |
|
|
Ricardovsky escreveu: |
A revista Diapason nacional que traz um dosiê de Villa-Lobos, diz que existem 3 boas gravações de integrais dos quartetos do compositor: a do 'Cuarteto Latino-americano" (Dorian), considerada pela revista como "a mais vigorosa", a dos quartetos "Bressler-Reis e Amazônia" (já citada), também considerada muito boa, e a do "Quarteto Danubius" (Naxos), colocada um pouco abaixo das precedentes. |
Acho que a Brilliant traz a versão do Latino-americano. Ainda não me animei a descobrir os quartetos do Villa... algum deles se sobressai ?
_________________ Va, pensiero, sull'ali dorate...
|
|
Voltar ao Topo |
|
Ricardovsky
Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 697 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Sarastro,
Editei rapidamente minha mensagem anterior. Quem sabe ela, humildemente, não o anime a comprar uma integral. Vale muito a pena.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Amancio

Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 1102 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 11:47 am Assunto: |
|
|
Sarastro escreveu: |
Acho que a Brilliant traz a versão do Latino-americano. |
Isso, exato! Por ser da Brilliant, deve ser a integral mais barata. Eu gosto muito do Quarteto 12 e um dos últimos, não lembro se o 15 ou o 16. O n.1 também é bem interessante. Os demais me pareceram todos iguais, como se fossem versões diferentes da mesma música.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Ricardovsky
Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 697 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 12:45 pm Assunto: |
|
|
Que isso, Amancio, não diga isso!! Há cada quarteto maravilhoso que você não citou. E a variedade dos quartetos, na minha opinião, é imensa, tanto que eles se espalham por diferentes fases do compositor (há uma fase mais romântica, uma mais nacionalista, uma mais subjetiva...). Não vejo nada de igual. Ando meio ocupado com as Cantatas de Bach, mas vou até arrumar um tempinho para ouvir os quartetos do Villa e citar os que mais me impressionam.
A única coisa que acontece com Villa-Lobos é o que acontece com quase todos os compositores que escrevem um grande número de obras num gênero: não conseguem manter o mesmo padrão de obras-primas do início ao fim. Podemos dizer que todos os quartetos de Bartók são excelentes e do mesmo nível, mas ele só escreveu 6. Brahms escreveu apenas 4 sinfonias e todas mantêm um mesmo nível de excelência, Beethoven escreveu 9, todas boas, mas seria loucura dizer que a Quarta é tão boa quanto a Nona, por exemplo.
Na minha opinião, todos os quartetos de Villa-Lobos são bons e vários deles são obras-primas.
Amancio,
Como você pode deixar de citar o número 6, colocando-o entre os quartetos que, na sua opinião, são todos iguais!? 
|
|
Voltar ao Topo |
|
Bruno Gripp

Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 725 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Eu tendo a ter a mesma opinião do Amancio. Aliás, acho que, em geral, Villa Lobos é mais bem sucedido em formas originais e não nas formas clássicas.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Bruno Gripp

Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006 Mensagens: 725 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 1:46 pm Assunto: |
|
|
Quanto a Mozart, a gravação do Italiano da CME da Phillips é a referência. Amadeus sai bem se vc relevar a capa de gordura, a da Brilliant não me empolga e do Mosaiques só ouvi o Dissonância, qu eestá fantástico.
|
|
Voltar ao Topo |
|
Amancio

Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 1102 Localização: Curitiba-PR
|
|
Voltar ao Topo |
|
|