Presto - Índice do Fórum

"Amadorismo" e "profissionalismo" proffi

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Sex Jan 12, 2007 4:27 pm    Assunto: "Amadorismo" e "profissionalismo" proffi Responder com Citação

Fiquei com a biografia do Solti como livro de cabeceira durante os últimos meses e, parodiando Siegfried, ainda q eu esqueça tudo q nele li, um aprendizado nunca abandonarei; de tempos em tempos, qual cantus firmus literário, nos mais diferentes contextos possíveis, Solti manda bala no amadorismo musical inglês (eu sei q já tinha mencionado isto no allegro, mas não resisto... Cool ).

Quando ouvimos as gravações clássicas do duo SOlti/Culshaw, podemos nos perguntar se Solti não está vendo a trave do próprio olho, pois há momentos inquestionáveis, principalmente na Valquíria e na salome, em q este amadorismo provoca verdadeira metástase na textura musical...mas aí vem à tona a informação da onipotência do produtor, q se´mpre buscava algo como ""impacto"" nos resultados finais das gravações q dirigia: trocando em miúdos, quem decidia o som final não era o Solti, mas ele, ex militar, q nunca havia sequer tido aulas particulares de teoria, e muito menos freqüentado qualquer conservatório.

Aqui seguem os erros (é sem aspas mesmo... Twisted Evil

1) No início do final da Salome ("Es ist kein Laut zu vernehmen.."), um motivo cujas 1as notas formam uma 3a menor ascendente e uma descendente, q impregna a ópera inteira, é aqui dado aos tímpanos...na gravação do Solti, ele é completamente obliterado, provavelmente por que Culshaw deve ter achado q tímpanos não poderiam tocar nada de significativo numa partitura Shocked

2) Valquíria prelúdio 2° ato - Como já é aborrecidamente notório, sabe´se q a variação do tema da espada se transformará no da cavalgada das valquírias, e que o da """"fuga"""" transformar-se-á no "Hojotoho!". Nesta gravação, os metais mais pesados são trazidos para a frente de forma tão grotesca q esta 2a transformação motívica fica completamente perdida, ou seja, Culshaw dizia q o impacto por ele desejado era algo indefinível Shocked ; na verdade, ele queria mesmo era a contagem inflacionada de decibéis descerebrados.

Quando Solti começou a trabalhar com outros produtores, viu-se um utro músico, vigoroso sim, mas extremamente preocupado com as tramas da textura (é só ouvir a sua mulher sem sombra do DVD).

Claro q não levantou-se este ponto só para falar da pré-história d dosco, mas sim para detectar esta doença em váras situações e intépretes (Simão Rato... Evil or Very Mad .


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

que ótimo!! Nos padrões da justificativa referente aos metais em 1o planop na 'evolução' motyívica (prelúdio 2o ato E A RELAÇÃO c/ hojotoho), gostaria,Andre, que vc justificasse a não adequaçãio dos metais "massacrantemente presentes" no heller schallend etc e in des welt-atems à "proposta wagneriana" em Böhm-66. Perceba que O citei nnas 2 últimas aspas, certa vez vc o disse, nunca mais esqueci as duas expressões usadas, mas ficou por isso mesmo. pOr favor, até hoje quero te perguntar isso; ótima hora!!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou entrar na proposta do tóp. c/ elektra, mas sem mencionar os cortes.A não inclusão da ""partícula motívica"" associada à agamemnon antes de "orest!oreeee-esst!"(Chrysothemis) pode ser fatal (????; é uma questão), visto que está umbilicalmente ligada à dança (sua ocorrência,vingança de Agamemnon). P/ verificar tal mtv 'puro', verificar a 'faixa de transição' do 1o monólogo (anterior à 'ich will dich sehn...', que permite, origina a aparição das cordas que nos conduzem a uma outra seção anunciada pelos metais, em "Vater, agamemnon...dein Tag wird kooommen!!!", POR ISSO CHAMO de 'faixa de transição') Exs a serem verificados: Böhm-81(não há); Sinopoli –96???(há;mas ofuscada pelos metais, verifiquei há pouco;inclusive seus metais articulados são sustentados absurdamwente em trechos, onde a entrada de alguns instrumentos é ofuscada;inclusive tímpanos na dança); Böhm-65(qualquer um percebe na 1a audição)

ALIÁS, ESSA DE 65 (böhm) apresenta uma ornamentação que salta aos olhos na dança, já que estamos falando nela...(inclusão de pratos etc etc e principalmente metais executando 3 notas de valor curto no crescendo após a 1a diminuição subta de volume até nova eclosão indicada pelos pratos). A 1a questão é mais estrutural; essa última talvez mais estilística. Como se relacionam com o contexto, quais as implicações dos casos citados etc.
André(fanermaluco) e outros, por favor. Uma discussão interessante pode nascer aqui.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com