Presto - Índice do Fórum

Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Temporadas Musicais 2007
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10 ... 12, 13, 14  Próximo
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Mai 06, 2007 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Fernando! Vc estava lá hoje também? Achei bem melhor do que a récita de ontem. Não entendo tecnicamente de canto, mas me pareceu que o tenor Eduardo Maldonado não tem voz para o papel: os agudos saem miados, ele quebrou uma nota no dueto com Gilda, enfim, foi uma bênção para os meus ouvidos ouvir o Miguel Geraldi, sempre firme e não negando fogo. Quanto aos demais, Ariadne, o Trovon, Douglas Hahn e a Kalinka, bem, já sou apaixonado por esse time há séculos. Very Happy Eles são demais!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Pádua Fernandes



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 1229
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Dom Mai 06, 2007 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Quem cantou o Bufão? É o papel mais difícil!


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Fernando Almeida



Registado em: Sábado, 6 de Janeiro de 2007
Mensagens: 143

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Pádua, foi o barítono Douglas Hahn. Apesar de eu não ter grande conhecimento (ainda) das exigências do papel dele na ópera, sinto que ele foi bem.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Fernando Almeida



Registado em: Sábado, 6 de Janeiro de 2007
Mensagens: 143

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 12:17 am    Assunto: Responder com Citação

Amancio, realmente achei que o Eduardo destoou um pouco do resto do elenco. Gostei particularmente da Kalinka e da Ariadne... Enfim, foi uma boa apresentação.

A tristeza era que atrás de mim sentou-se uma mulher que queria explicar a ópera pra família, como se as outras pessoas não estivessem entendendo o que estavam assistindo. De qualquer forma, sei que isso é corriqueiro... Fazer o que, né?


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

Quem está na chuva... Smile

Eu explico a história para meus familiares ou antes da ópera, ou no caminho para o teatro, ou no intervalo. Se tiver que fazer comentários assim durante, prefiro esperar um aplauso ou o final do ato.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
ZpinoZ



Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006
Mensagens: 600
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 9:26 am    Assunto: Responder com Citação

Eu também gostaria de assistir à ópera de Rossini. Exceto domingo, que já tenho compromisso, qualquer dia.

Z


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail
Carlos Pianovski



Registado em: Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006
Mensagens: 156

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 12:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Assisti ao Rigoletto na sexta (teatro quase vazio, ante a total ausência de divulgação do espetáculo até então) e no sábado (com bem mais gente, mas ainda em número muito inferior ao que a iniciativa de Sangiorgi e cia merecem).

Começo pelos pontos positivos: cenários e iluminação foram o que de melhor se viu na montagem, em especial no terceiro ato. Não, não, nada de suntuoso nem original. Ao contrário: muita simplicidade (mesmo) e conservadorismo, mas com a eficácia e a beleza possíveis com os escassos recursos com que as montagens do Guaíra são feitas.

Com pouco dinheiro, é melhor não inventar demais - a não ser que se trate de um régisseur de gênio, o que quase todos pensam ser, mas poucos são de fato. Por isso, os elementos cênicos se destacaram principalmente por sua discrição (o que pode parecer um paradoxo), servindo de forma obediente ao drama.

O trabalho do sempre competente Carlos Kur está muitos pontos acima do que foi feito na Bohéme de 2005 e da grotesca encenação feita para o Don Giovanni em 2006 (qualquer centavo que tenha sido gasto com aquele "puxadinho" sobre a orquestra e aquele plástico ensebado ao fundo - e, sobretudo, com o cachê do diretor - deveria ser considerado ato lesivo ao patrimônio público...).

Ou seja: Kur fez o máximo que seria possível com o que tinha em mãos, pelo que merece aplauso e incentivo.

Já a direção de atores poderia (e deveria) ter sido mais cuidadosa. Pecou sobretudo no segundo ato, fazendo um dueto muito distante entre Rigoletto e Gilda. De resto, foi aceitável, apesar de alguns momentos de comédia involuntária.

A orquestra soou um tanto anêmica na sexta-feira. Saiu-se bem melhor no sábado. A explicação não é difícil: a maioria dos cantores não tem volume nem projeção suficientes para furar a massa orquestral, ainda que pouco "compacta". O trabalho do regente e dos demais músicos em uma situação como essa se torna francamente desconfortável.

Falemos dos cantores: Miguel Geraldi, o duque de sexta-feira, parecia gripado, pois refugou agudos no "questa o quela", no "parmi veder le lacrime" e, pecado mortal, cortou o ornamento e o si ao final de "La donna è mobile". Para quem cantou tão bem "Che gelida manina" dois anos atrás (e cantou "Asile hereditaire" em uma oficina de música, há vários anos) isso não pode ser normal.

O tenor tem, ainda, um problema crônico e bastante grave: sua voz, apesar de bela e bem treinada, soa como se houvesse uma parede dividindo o palco e a platéia. Faltam volume e projeção, o que é fatal para um cantor de ópera.

Geraldi foi bem melhor, porém, que Eduardo Maldonado. O jovem tenor tem timbre interessante e melhor projeção que Geraldi. Mas estava muito longe de ter condições de estrear um papel de protagonista. Os colegas foram gentis aos dizerem que ele quebrou um agudo. Na verdade, calou partcamente todos, e, mesmo assim, os emitia de modo inseguro e destimbrado. Também negou fogo em "La dona è mobile". Perto do final da ópera, quando o tenor repete o tema da ária a partir dos bastidores, Maldonado cantou o agudo em um constrangedor falsete (nesse ponto da ópera, Geraldi atingiu a nota corretamente na récita de sexta). Trata-se, pois, de um cantor que ainda precisa trabalhar muito para merecer uma nova oportunidade.

Gilda, na sexta, foi Kalinka Damiani. Kalinka tem os agudos, mas os emite com um vibrato um tanto oscilante. Isso prejudicou seu primeiro ato, pois apesar de conseguir fazer tudo o que estava na partitura, com diminuendos, trinados, agudos, etc, o fez de forma um tanto grosseira. Entretanto (sejamos justos), trata-se de uma cantora que parece não se acomodar, e, por isso, melhora a cada dia. Isso foi provado pelo seu elogiável desempenho no segundo e terceiro atos. Espero ouvir uma boa performance na sua Traviata, no segundo semestre.

A cantora (Tatiana Aguiar) que atuou no sábado, porém, é bem inferior, tendo menor volume, dificuldades nos ornamentos. Além disso, é mais curta (o que gerou um anti-climax ao final do "Si vendetta", ao término do segundo ato). É outra que tem muito a aprender antes de voltar a ocupar papel de protagonista.

Alexandre Trovon (Monterone e Sparafucille na récita de sábado) foi o que dele se esperava: desempenho correto, expressivo, com uma voz dotada de belo volume e tecnicamente bem empregada. Ariadne Oliveira fez ótima Madalena, valente e sedutora, com graves de peito bem colocados.

Sobre Douglas Hahn, permitam-me expressar uma certa decepção. Sempre tive curiosidade de ouvir esse competente barítono cantando o Rigoletto. Hahn é dono de uma voz dotada da verdadeira pasta verdiana e de um volume bem razoável. Seu belo timbre, de fato, cai como uma luva no papel do bufão.

Mas não se pôde deixar de notar a ausência de agudos, que geraram um anti-climax em vários momentos, como o final do "Pari or siamo", ou o "un vidice avrai", antes do início do "Si Vendetta", ou, ainda, no "All'onda" do terceiro ato. Além disso, seu "Cortigiani" foi entrecortado demais, valorizando pouco as vogais e gerando um resultado dramático-musical pouco eficiente.

OK, talvez Hahn tenha sido o melhor cantor em ambas as récitas, com um desempenho que poucos barítonos brasileiros conseguiriam igualar na maior parte da ópera. Mas não há dúvida de que se podia esperar mais dele como Rigoletto.

Saudações verdianas

Pianovski


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pádua Fernandes



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 1229
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Belo relato, Pianovski.
Quanto a barítonos brasileiros no papel de Rigoletto, tenho ainda na recordação as récitas que vi de Fernando Teixeira - um timbre de ouro com agudos muito consistentes. E tinha presença dramática...


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
Carlos Pianovski



Registado em: Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006
Mensagens: 156

MensagemEnviada: Ter Mai 08, 2007 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Padua, obrigado. E que inveja de você que ouviu o Fernando Teixeira ao vivo! De fato, do único registro em CD em que me lembro de ter ouvido esse cantor tive excelente impressão (Maria Tudor, de Carlos Gomes). É possível perceber que se tratava de um barítono verdiano de verdade (apesar do som ruim da gravação). Ao vivo deve ter sido impressionante.

Abraços

Pianovski


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
ZpinoZ



Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006
Mensagens: 600
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 3:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje vou ver um espetáculo interessante no Teatro Cultura Artisitca. Estou curioso, o Concerto para Violino de Tchaikovsky, com Evgenia Maria Popova como solista e Ira Levin como regente, porém com a Banda Sinfônica, isto é, somente com percursão e sopros.

Como ficará?

Z


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail
Pádua Fernandes



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 1229
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, Pianovski. Uma vez, numa récita de Andrea Chenier, de Giordano, o Paulo Fortes estava logo atrás de mim, enquanto Fernando Teixeira cantava Nemico della patria. Um senhor que acompanhava o barítono que estava na platéia comentou que o barítono que estava no palco era o único, na história do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que poderia com ele se comparar. As vozes eram diferentes, contudo.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
ZpinoZ



Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006
Mensagens: 600
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 11:38 am    Assunto: Responder com Citação

O programa da OSESP, hoje, na Sala São Paulo, apresenta: Honegger - Pacific 231, Kalevi Aho - Concerto para Flauta (Sharon Bezaly) e a Terceira Sinfonia de Brahms.

Como a série de hoje não faz parte de minhas assinaturas, comprei um ingresso avulso. Tenho muita curiosidade de ouvir, ao vivo, a primeira peça: Pacific 231, que se inspira e procura simular uma viagem de trem na mais possante locomotiva da época.

Consta que esta simulação dos sons provenientes do movimento de um trem, em música, foi fértil e alcançou uma multiplicidade de autores, inclusive Villa Lobos no Trenzinho do Caipira.

Z


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail
ZpinoZ



Registado em: Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006
Mensagens: 600
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Sex Mai 18, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com Citação

Os vetores da vida atuam perpendicularmente.

Ontem na Sala São Paulo a Pacific 231, de Honegger, que me motivou a ir, foi um anticlímax. Parece que batizaram o combustível da locomotiva. Faltou massa, faltou ritmo, faltou fôlego, faltou imponência.

Em compensação o Concerto para Flauta de Kalevi Aho, foi belíssimo. Uma obra recente (de 2002) de alta qualidade. A Flauta estava linda, pareceria encarnar um dos personagens das sagas finlandesas, sofredora, mas orgulhosa, obstinada e pertinaz. Arrostando tudo para dizer seu discurso. A flautista (Sharon Bezaly), a quem foi dedicado o concerto, tecnicamente era muito boa, vivenciava cada compasso da música. Sentia-se que estava executando a “sua” obra.

A segunda parte do programa, a Terceira Sinfonia de Brahms, foi muito boa. Sóbria e cheia de entusiasmo, também correta, contida e disciplinada na justa medida. Gostei especialmente dos violoncelos.

Z


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

GilbertoJr escreveu:
Em maio agora estréia no Teatro São Pedro duas óperas de Rossini, La cambiale di matrimonio e Il Signor Bruschino, as duas serão levadas na mesma noite, pois são óperas curtas de um ato cada uma.

No elenco as sopranos Solange Siquerolli e Márcia Guimarães, tenor Gilberto Chaves - eu ! - barítonos Amadeu Gois, Carlos Eduardo Vieira e Ademir da Costa e os baixos Eduardo Janho-Abumrad e Paulo Borges.

A direção cênica - divertidíssima - é de Walter Neiva e a regência de Emiliano Patarra, com orquestra reduzida.

Um abração a todos

Gil


Pretendo ir no domingo dia 27. Alguém mais vai? Algo me diz que é melhor comprar ingressos com antecedência.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Doctor Marianus



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 457
Localização: São Paulo/SP

MensagemEnviada: Seg Mai 21, 2007 9:36 am    Assunto: Responder com Citação

Holandesa se apresenta em concerto para violino em São Paulo
da Folha Online

A holandesa Liza Ferschtman tocará no "Concerto para Violino e Orquestra" de Jean Sibelius. Ela estará com a Orquestra Experimental de Repertório regida pela maestrina Ligia Amadio no Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação ocorre no dia 27 de maio.



Holandesa vai se apresentar em São Paulo

O concerto integra a série "Retratos de Compositores" e presta homenagem ao compositor finlandês pelos 50 anos de sua morte.

A violinista iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade, cursou conservatório em Amsterdã especialização em Londres e nos EUA.

Liza se apresentou com orquestras como a do Royal Concertgebow e a Filarmônica de Rotterdam, e participou de turnês em países como Japão, França, Rússia, Alemanha e Áustria.

Em 2006, a holandesa tocou no Carnegie Hall de Nova York ao lado do grupo Musicians from Ravinia Steans Institute. A regência do concerto estará a cargo da maestrina Ligia Amadio.

Completam o programa "O Cisne de Tuonela" e a Sinfonia No. 1

Orquestra Experimental de Repertório - Série "Retratos de Compositores"
Quando: 27 de maio, às 11h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro , tel. 0/xx/11/3222-8698)
Quanto: de R$ 10 a R$ 15

Vamos nessa?



_________________
Doctor Marianus
BLICKET AUF!
http://doktormarianus.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail Visitar a página do Utilizador Windows Live Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10 ... 12, 13, 14  Próximo
Página 9 de 14

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com