Presto - Índice do Fórum

Turandot
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Nov 12, 2006 10:58 am    Assunto: Turandot Responder com Citação

A pedidos da Laura, publico aqui uma breve mensagem que eu mandei pra ela por email no tempo que o Allegro esteve na UTI sobrevivendo por meio de aparelhos. Razz

Ok, então falemos de Turandot. A última ópera de Puccini, ele deixou inacabada faltando apenas o dueto final. Puccini morreu numa mesa de cirurgia, aguardando o tanso (ou tanço) do libretista mandar a letra do final da ópera - a música, na cabeça do compositor, estava toda pronta e seria a música de amor mais linda de todos os tempos, segundo ele mesmo dizia. Todo o resto ficou pronto, incluindo harmonia e orquestração (ou seja, tudo), e ele não deixou nem esboços do que seria o dueto final. Aí veio um caboclo lá e terminou a ópera meio burocraticamente; ficou bonito, mas longe de ser Puccini.

O que há de interessante na ópera é o "orientalismo"; a ópera se passa na China, e como Puccini já havia escrito uma outra ópera oriental (Madama Butterfly, que se passa no Japão), ele se esforçou à beça para que a música chinesa fosse diferente da música japonesa. E funciona mutio bem! O resultado são harmonias ousadas, uma ópera que soa moderníssima até hoje (a estréia foi em 1924).

Há momentos lindíssimos! O papel do coral é algo inédito na história da ópera (talvez o único antecedente seja aquela ópera do Mussorgsky, que eu não conheço). Quem não tiver coragem ou saco pra ouvir a ópera inteira, procure ouvir os seguintes trechos: "Signore ascolta" (Liù, 1o ato), "Non piangere liù" (Calaf, 1o ato), "In questa reggia" (Turandot, 2o ato), "Nessun dorma" (Calaf, 3o ato - acho que esta todo mundo conhece), "Tu che di gel sei cinta" (Liù, 3o ato). Para os que preferem DVD, as cenas mais bonitas: a cena das 3 perguntas no 2o ato (mas o trecho musical mais bonito é o do Calaf fazendo a pergunta dele), todo o trecho inicial onde só o coral participa, o finale do 1o ato. Arrepiante.

Curiosidade 1: Maria Callas não gostava de música moderna, e Turandot era a música mais moderna que ela cantava.

Curiosidade 2: o libretista fez um chachicho (ou xaxixo) com a história original, suprimindo personagens, juntando mais um monte e criando situações estranhas numa história que fechava certinho do jeito original. Mas, como é ópera (e a gente lembra do exemplo de Così), a gente releva. Smile

Aguardo comentários de boas gravações, pois a única que tenho é aquela (péssima) com Karajan, Domingo e a Kátia Cicarelli, ops, Ricciarelli.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
triboulet



Registado em: Quarta-Feira, 8 de Novembro de 2006
Mensagens: 592
Localização: Brasil

MensagemEnviada: Dom Nov 12, 2006 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Arrow




Editado pela última vez por triboulet em Sáb Fev 17, 2007 2:08 pm, num total de 1 edição
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 9:56 am    Assunto: "GRAVAÇÕES Responder com Citação

Vocês não acham mais interessantes que comentários sejam feitos a respeito das gravações?

Se há uma intérprete com a qual tenho birra é Marton; porém se há um papel no qual se firmou é Turandot.
Apesar de suas oscilações timbrísticas na sustentação de agudos a partir da 2a metade da déc.80, seu desempenho é magnífico.
Percebam que a questão das oscilações pode ser facilmente verificada se traçarmos uma linha comparativa com a gravação 82(Maazel)X88(Levine)

Na 1a, temos a emissão arredondada, a estrutura homogênea na emissão dos vibrattos (verificar proclamação dos enigmas). Há algumas deficiências no aparelho respiratório que já podem ser verificadas, como na seqüência "mai nessun M'AVRÀ---AH, rinasce in me", onde o legato não é estabelecido, como em algumas leituras...
Já na versão de 94, em San Francisco, ela está no limite, visto que para evitar tais oscilações, diminui significativamente o período de tempo de sustentação de notas estratégicas (mesmo não havendo como evitar deslizes, como no registro mais alto de In questa reggia - quel grido: oscilação timbrística)

Seu registro grave é extremamente bem trabalhado, emite graves abissais, o que não ocorre em interpretações como de Sutherland ou na infeliz Turandot de Callas.

Falando em Sutherland, há a interessante gravação do Mehta com a Caballé, uma Liù inigualável quando se fala no respeito com o rubato em Signore, ascolta, nos legatos no registro pianissimo ou nos crescendos filatos (cresce, fila, estabelece legado, aplica decrescendo e emprega o processo inverso do filato) em trechos como em sua cena principal.

Amancio, não conheço esse registro do Karajan, mas o problema do Domingo depende do ano: seu registro médio tornou-se ligeiramente esfumaçado na déc.80, sua dificuldade com o registro alto foi potencializado na mesma década (em especial o famoso dó agudo), porém o Domingo da déc.60/70 é estupendo.


À medida que outros comentários a respeito de gravações sejam feitos, haverá divergências, e assim ficará interessante... porque pretendo falar sobre a leitura optada por Marc, já citada, o que ela tem em comum com a TURANDOT de Caballé etc.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 10:01 am    Assunto: Responder com Citação

Há também a diferença entre as leituras. Exemplo: Levine executa uma leitura menos segregada, mais homogênea. Ao contrário de Maazel, por ex. que na gravação citada acima, favorece os metais, e a parte percursiva.EX: se não me engano, é na proclamação do último enigma (Turandot), a parte percursiva é evidenciada de modo não convencional: se dissipa concomitantemente ao crescendo.

Mas prefiro falar mais de tudo à medida que os outros exponham seus interesses à respeito do tema.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Bruno Gripp



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 725
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 10:53 am    Assunto: Responder com Citação

Sinceramente, eu acho mais interessante comentários sobre a música. Gravações são o acessório da música e não o contrário.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Windows Live Messenger
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 10:56 am    Assunto: Responder com Citação

Bruno, porém o criador do tópico sugeriu que gravações fossem comentadas. Quando gravações são comentadas, a música tem de ser mencionada e as oscilações sofridas por ela (leituras)
A música não pode ser conhecida sem que interpretações estejam envolvidas.

MAS TENHO QUE CONCORDAR quando apenas se MENCIONAM as gravações, sem quaisquer comentários sobre elas... aí sim.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Leonardo T. de Oliveira



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 448
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Geralmente só comenta gravações quem não entende de música pra falar sobre ela de fato.



_________________
Leonardo T. Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Amancio



Registado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 1102
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok, não precisamos ser "8 ou 80". Vejo que o nobre colega entende muito mais de interpretações do que eu, e isso é uma grande contribuição para a comunidade.

Sérgio, o problema da gravação do Karajan (1982) é a Katia Cicarelli. O papel título definitivamente não é feito para ela: seu vibrato é extremamente irritante e a dicção das palavras é confusa - tem-se a impressão de que ela só canta aaaooooiiiiaaaa. O Domingo até que passa, mas percebe-se nitidamente que ele está no limite (ou depois dele - risos). No "ti voglio ardente d'amor", os ouvidos mais apurados irão perceber um corte antes do agudo, fruto de uma provável edição da gravação.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok. Pensava que ela fazia a Liù. (eu tenho sua Liù de 82)
Mas na verdade eu perguntava sobre o Domingo (porque tudo depende da época quando se trata dele)

E pelo amor de Deus, Leonardo: não entendi sua mensagem, seja mais direto. Senão vai ficar com kirikiris do tipo: "Ele é bobo, tem cara de melão e sabe mais etc".


P.S: Amancio, falando em Ti voglio tutta ardente d'amor após o Figlio dal Cielo, no final da déc. 80, Domingo omite a sustentação da sílaba "DEN" de ardente, justamente pela deterioração vocal que sofreu nessa época e conseqüente dificuldade de sustentação de registros altos.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pádua Fernandes



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 1229
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Amancio, numa crítica provavelmente involuntária, mudou o nome da Katia Ricciarelli!
Essa soprano devia ter mais ou menos um quarto da voz necessária para cantar Turandot, em termos de volume. Ela, que era uma ótima Luisa Miller (trata-se do estilo bel canto), por obra e graça do Herr Karajan aceitou o papel de Turandot (em estúdio) e o resultado é uma das maiores bombas discográficas de todos os tempos. Ela se viu obrigada a gritar todo o tempo na tentativa de atingir os sis e dós fortíssimos do papel. E o triste é que, decidida que tinha virado um soprano dramático, ainda resolveu gravar Aida sob a regência do Abbado (também com Domingo, que também está no limite do agudo). A voz dela, enfim, acabou.
Existe uma gravação ao vivo dela como Liù (que lhe cai bem melhor, e aí se vê que o tamanho da sua voz era modesto) ao lado de Eva Marton, cantando bem Turandot, e o José Carreras no limite do esforço.
Mirella Freni conta que o regente teutônico a havia abordado antes para a Turandot, mas ela recusou, pois já tinha cantado a Liù ao lado da Turandot de Birgit Nilsson e, portanto, sabia "o que era uma Turandot". Acho que Freni teria se virado, embora não tivesse realmente a voz do papel. Karajan acabou, então, se voltando para Ricciarelli.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página do Utilizador
fanermaluco



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 596

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:38 pm    Assunto: Final Berio Responder com Citação

Não sei a da Marc/martinucci (q deve ser ótima!) o tem...mas é obrigatório, disparado o melhor final composto (apesar da competição inócua e avara Very Happy


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sarastro



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 900
Localização: Brasil

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

SérgioNepomuceno escreveu:
Mas na verdade eu perguntava sobre o Domingo (porque tudo depende da época quando se trata dele)


De fato, me parece que ele teve uns 15 dias de canto excelente, lá pela década de 70... Twisted Evil

(Ok, estou exagerando... mas Calaf não foi papel para nenhum dos "Três Tenores".)



_________________
Va, pensiero, sull'ali dorate...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Doctor Marianus



Registado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006
Mensagens: 457
Localização: São Paulo/SP

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa Turandot de Karajan e Ricciarelli é do mesmo nível da Carmen com Jessye Norman. Como bem lembrou o Pádua, uma bomba!!!!

Em vídeo, gosto muito da versão "expressionismo alemão" feita em Salzburgo, com regência de Gergiev e a Turandot de Gabriele Schnaut. O Calaf de Johann Botha é aceitável vocalmente, mas cenicamente, é um zero à esquerda. Ainda tem a gravada na Cidade Proibida com direção cênica do cineasta Zhang Yiemou com visual hipnotizante.



_________________
Doctor Marianus
BLICKET AUF!
http://doktormarianus.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar E-mail Visitar a página do Utilizador Windows Live Messenger
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Andre, é você o fanermaluco??
É verdade, é uma discussão inócua e que sempre se baseia na subjetividade.

Sarastro, sei bem das implicâncias que todos têm com o Domingo (muitas vezes, injustificadas, apenas têm). Porém executou interpretações notáveis nas déc.60/70. Não cabe comentá-las aqui, mas quem sabe em outro oportunidade de modo detalhado...

Obs: nos trechos percursivos (tímpano) citados por mim em Maazel, especificarei, pois não tinha certeza: há a seqüência de dois crescendos que se dissipam concomitantemente à emissão, com espaçamento significativo entre eles exatamente antes da intervenção do Calaf, que culmina na resposta: "la mia vittoria...", ou seja, no enigma Turandot. (para quem não lembra: tema referente aos metais e percussão na orquestra '''Maazeliana''' em Turandot, que se difere de versões mais homogêneas, como a famosa em DVD do Levine)


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Leonardo T. de Oliveira



Registado em: Quinta-Feira, 2 de Novembro de 2006
Mensagens: 448
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Sérgio,

Desculpa, a minha mensagem foi uma contra-reação ao que você sugeriu. X) Essa questão entre "8 ou 80" rende longas dicussões e teimosias, e acho que pra um fórum espontâneo como o Presto o equilíbrio da mensagem do Amancio é o que melhor convém...



_________________
Leonardo T. Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com