Presto - Índice do Fórum

paráfrases de Liszt

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
SérgioNepomuceno



Registado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 273

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 12:45 am    Assunto: paráfrases de Liszt Responder com Citação

pessoal, escutei as paráfrases do d.Giovanni, do Rigoletto e da norma, e todas são muito coerentes. no D. giovanni, há uma seção introdutória c/o tema do comendador, que faz alusão à abertura(atentem- relação entre seção introdutória e abertura...) na execução, o tema do comendador sofre alterações de dinÂMICa e métrica. após isso, vem o la ci darem la mano todo staccato(exposição), um glissando(que estruturalmente exerce papel de ponte) e uma re-exposição toda '''cadenciada''''etc

no rigoletto, a paráfrase é apenas do quarteto. Inicia-se c/ a 1a intervenção da maddalena, na região baixa do piano[o fach da maddalena está nos contraltos-tessitura BAIXA],ornamenta-se('''coda''' da 'seção introdutória'),e , após isso, inicia-se o quarteto propiramente dito,e as linhas associadas ao duca são centrais,e como que numa espécie de """rondó""" no qual o duca seria o tema central, maddalena e gilda o circundam. Isso é genial, dado o contexto na ópera. esse é o material c/ que Liszt trabalha até o final, c~/as devidas variações etc.

na da Norma, inicia-se c/os acordes da abertura(sustentado pela orquestra). é sábido que após esses, as madeiras os reproduzem, e pelo pianista,isso é executado c/tempo curto e mão leve. Ele trabalha muito c/a abertura até a chegada do 'mtv'(na verdade tema recorrente,pois tem função funcional)dos filhos da Norma, que é procedido pela 1a linha do pollione(ah troppo tarde t'ho conosciuto...etc) no últ dueto do 2o ato. glissa-se e se dá início a uma re-exposição c/métrica distinta e cadenciada. O mesmo é feito c/a seqüência 'io piu non credo/io son felice'[na ópera acompanhada pelo coro]. ""Devaneiando""",até parece que ele quis fazer uma alusão à fmosa estrutura bel cantista ária-ponte-cabaletta(q é cheia das cadências). Mas com certeza isso não procede. ELe só vai até aí, i.e, a célula final da ópera(cordas 'sul ponticello' e pratos)não funcionam como coda nessa paráfrase.

são todas muito coerentes; há inclusive excertos geniais. Ouçam e opinem(tem no youtube pra qem quiser), icnlusive porque posso ter omitido algo ,uma vez que escrevi tudo de cabeça(apesar de ela estar fresca, pois acabo de ouvir...)


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Laura



Registado em: Sábado, 4 de Novembro de 2006
Mensagens: 1021
Localização: São Paulo - Brasil

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2007 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Sérgio, confesso que não sou muito fã de Liszt, salvo a sonata em si menor. Portanto nunca ouvi essas obras (ou nunca as escutei com atenção, o que dá na mesma, certo?!). Mas prometo procurá-las em breve, ler tuas análises e rabiscar algumas outras.


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Presto - Índice do Fórum -> Fórum Geral O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder a Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory


Start Your Own Video Sharing Site

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | FlashWebHost.com | Image Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBBweb.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com