Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Autor Mensagem
Elimar
MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 11:58 pm    Assunto:

De todas as gravações que ouvi de Mozart, as regidas por Marriner são melhores.
.
FernandoRandau
MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 11:34 pm    Assunto:

Né por nada, mas quem foi que votou em Abbado?
Amancio
MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 10:54 pm    Assunto:

É isso aí, Bruno! E é por isso que prefiro Jacobs a Gardiner. Mesmo uma interpretação de época, com as apoggiaturas e mordentes feitos como à época, há liberdade para se fazer música e não somente "ler partitura".
Witold Szczecin
MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 4:23 pm    Assunto:

Fico com Marriner...
Bruno Gripp
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 10:47 pm    Assunto:

Eu acho que esta é uma falsa questão, se "liberdade" significa chavões do século XIX, a resposta é bem clara, não. Inclusive porque é de mau gosto. Mas se por liberdade da partitura indica o que o público do século XXI considera liberdade, ou o que mozart considerava liberdade, para mim tudo bem, é até melhor assim. Agora não vale no final do desenvolvimento sentar o pezão no pedal, ou fazer rubati furtwanglerianos e coisas do tipo, são práticas batidas que não encontram boa ressonância no texto de Mozart.
Amancio
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 10:39 pm    Assunto:

... no que entramos naquela velha discussão, ler exatamente o que está escrito na partitura ou dar liberdade para o intérprete ir além do que há na partitura?
Bruno Gripp
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 10:05 pm    Assunto:

É isso mesmo Sérgio, o estudo das práticas históricas só vem a ajudar. É óbvio que nem tudo deve ser adotado, pois substituir o bom gosto do século XX com o mau gosto do século XVIII é odioso, mas tendo em vista isto, só vem a clarificar a obra de Mozart. Sinceramente, dá para ouvir uma orquestra de Karajan tentando destacar a cor orquestral em um compositor tão pouco debussiano? Mozart trabalhava com oposições, jamais com combinações de timbres (violinos vs. cellos, cordas vs. sopros, ouçam o movimento lento do concerto 24, o finale da Jupiter, o finale do segundo ato de Cosi, etc, etc).

E do que ouvi com Bruno Walter, achei simplesmente rápido, rápido e rápido. Chamar Gardiner de insípido? hmpf, mera empáfia. Gardiner lê os tempos lentos dos primeiros movimentos das sinfonias à forma de abertura francesa, insípido é ler como se fosse um Adagio de Sibelius, como se fazia antes. Gardiner lê os forte como forte, articula corretamente a frase...
SérgioNepomuceno
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 8:46 pm    Assunto:

é, a questão das apoggiaturas é interessante (não-especificaç~ao; contava c/ a competência dos intérpretes p/ sua execução)
Bruno Gripp
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 6:55 pm    Assunto:

Sorry mates,
Aqui em casa preferência para Mozart historicamente informado. Gente que estudou como fazer apoggiaturas, como compor a frase (a composição da dinâmica interna do compasso quaternário (forte, mezzo forte, piano, piano), como ressaltar os formatos de frase ternária e quinquenária e como compor um conjunto, como destacar os naipes da orquestra, tudo isto melhorou demais nos últimos 20 anos.
Ricardovsky
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 6:12 pm    Assunto:

Se o oea estivesse no Presto, ficaria indignado com o número de votos recebidos pelos regentes que fazem uso de intrumentos autênticos. Só estou surpreso pelo fato de Pinnock ainda não ter ganho nenhum voto; sempre ouvi dizer que sua integral das sinfonias é insuperável (sinceramente não conheço).

Bruno Walter realmente é espetacular. Faz um Mozart forte e dinâmico. Tanto o respeito que ele é o único regente "das antigas" a estar na lista.
fanermaluco
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 3:25 pm    Assunto:

Ouçam as sinfonias pelo jochum/concertgebouw, bem como o seu Così...
Zerlina
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 2:48 pm    Assunto:

Carlo Maria Giulini, e dos vivos, agrada-me as interpretações de Minkowski. Reconheço que me agradam tanto as versões historicistas como as não historicistas
P.D. E Karajan por essa maravilha de Cossì fan tutte
Milena
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 2:31 pm    Assunto:

Eu votei em Gardiner... simplesmente porque foi o que mais gostei até agora... Very Happy
Amancio
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 1:56 pm    Assunto:

Sarastro escreveu:
Sobre o Walter, me indicaria alguma gravação ? Não o conheço em Mozart.




http://www.amazon.com/gp/product/B000002A83/ref=wl_it_dp/103-7412867-1541426?ie=UTF8&coliid=I3RTL2NH06RRZL&colid=2L5DSBW6VO2H7

É impressionante! Surprised
Leonardo T. de Oliveira
MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 1:09 pm    Assunto:

Tá disputado... E fiquei surpreso com o voto do Amancio...

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin