Autor Mensagem
Spartaco
MensagemEnviada: Sex Dez 19, 2014 11:00 am    Assunto:

Em 19 de dezembro de 1676, na cidade de Paris, nasceu o organista e compositor francês Louis-Nicolas Clérambault.


Clérambault veio de uma família musical (seu pai e dois de seus filhos também foram músicos). Muito jovem, ele aprendeu a tocar violino e cravo, e estudou órgão com André Raison. Além disso, aperfeiçoou sua composição com Jean-Baptiste Moreau.

Ele tornou-se organista da igreja dos Grands-Augustins e entrou a serviço de Françoise d'Aubigné. Após a morte de Luís XIV da França e de Guillaume-Gabriel Nivers, ele se tornou organista da igreja de Saint-Sulpice e da casa real de Saint-Cyr. Nestes locais, foi o responsável pela composição, o órgão e a direção do coro. Ali ele desenvolveu o gênero do cantata francesa, da qual ele foi um mestre incontestado.
Spartaco
MensagemEnviada: Qua Dez 17, 2014 7:28 am    Assunto:

Fernando Lopes-Graça nasceu em 17 de Dezembro de 1906, em Tomar; ele é considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX.


Em 1923 Fernando Lopes-Graça frequentou o Curso Superior do Conservatório de Lisboa, tendo como um dos professores o compositor Luís de Freitas Branco; em 1927, frequenta a Classe de Virtuosidade, onde tem como professor Vianna da Motta (antigo aluno de Liszt), que foi considerado o maior pianista português de todos os tempos.

Ele é autor de uma vasta obra literária incidente em reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra musical, da qual destacamos os concertos para piano e orquestra, as inúmeras obras corais de inspiração folclórica nacional, o Requiem pelas Vítimas do Fascismo (1979), o concerto para violoncelo encomendado e estreado por Rostropovich, e a vastíssima obra para piano, nomeadamente as seis sonatas que constituem um marco na história da música pianística portuguesa.
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Dez 16, 2014 8:41 am    Assunto:

Nasceu em 16 de dezembro Augusta Mary Anne Holmès (1847, em Paris).


Augusta Holmés era poetisa, pianista e compositora de origem irlandesa. Seus pais eram contra ela seguir a carreira músical. Como uma criança prodígio que ela cantava, tocava piano e começou a compor com o nome de Hermann Zenta.

Por volta de 1875 ela começou a estudar com César Franck. Este, aparentemente, se apaixonou por Augusta e, segundo os biógrafos, expressou seus sentimentos românticos por ela no seu famoso Quinteto para piano e cordas.

Camille Saint-Saëns também se apaixonou por ela, mas ela nunca se casou, mas manteve diversos casos amorosos, com vários poetas e compositores.

Ela chegou a mostrar suas composições ao amigo Franz Liszt e a Richard Wagner. Este último exerceu grande influência sobre seu trabalho. Assim como Wagner, Augusta Holmès escreveu ela própria a maioria dos textos de suas composições, incluindo oratórios, sinfonias vocais e a sua quarta ópera, La Montagne Noire. Augusta falava inglês, francês, alemão e italiano e conhecia a poesia e os autores clássicos.
Spartaco
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2014 9:31 am    Assunto:

No dia 7 de dezembro de 1840 nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, o compositor alemão Hermann Gustav Goetz.


Depois de estudar em Berlim, ele se mudou para a Suíça, em 1863. Depois de dez anos que passou como crítico, pianista e maestro, ele passou os últimos três anos de sua vida compondo, pois Goetz teve de se retirar do ensino e de sua carreira de pianista devido ao agravamento de sua tuberculose, e da qual ele acabaria por morrer, prematuramente, aos 35 anos, em Hottingen.

As composições de Goetz incluem uma sinfonia, dois concertos para piano, um concerto para violino, além de música para piano solo, música de câmara e duas óperas.
Spartaco
MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2014 10:30 am    Assunto:

František Xaver Richter nasceu em 1º dezembro de 1709 (em Holleschau, atual Holešov, na Reública Tcheca); ele foi cantor, violinista, compositor e regente, tendo passado a maior parte de sua vida em primeiro lugar na Áustria e, mais tarde, em Mannheim e em Estrasburgo.


Richter foi um dos primeiros compositores da geração chamada Escola de Mannheim, sendo altamente considerado em sua época. Como compositor escreveu sinfonias, concertos, principalmente para instrumentos de sopro, além de música de câmara e de igreja. Lembremos que ele foi um compositor de um período de transição, pois, principalmente as suas sinfonias, constituem um dos elos perdidos entre a geração de Bach e Handel e o clássico vienense.
Spartaco
MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2014 2:15 pm    Assunto:

Em 27 de novembro nasceu a freira beneditina Chiara Margarita Cozzolani (1602, em Milão). Compositora do período barroco, ela passou sua vida adulta em clausura no mosteiro de Santa Radegonda, em sua cidade natal, onde ao ser eleita abadessa parou de compor.



A família Cozzolani era rica, assim Chiara deve ter recebido uma educação musical abrangente antes de entrar para o convento em 1619, quando tinha idade suficiente para se casar.

Seus quatro números de opus foram publicados entre 1640 e 1650.
Spartaco
MensagemEnviada: Qua Out 22, 2014 1:21 pm    Assunto:

Dia 22 de outubro de 1071: nascimento de Guilherme IX da Aquitânia, o Trovador; ele foi Duque da Aquitânia e da Gasconha e Conde de Poitiers (como Guilherme VII) entre 1086 e 1126.


Guilherme foi também um dos líderes da Primeira Cruzada. No entanto, podemos dizer que o seu maior legado histórico deu-se no campo das artes, pois foi um dos primeiros poetas líricos da Europa e um dos primeiros trovadores.

As suas cantigas caracterizavam-se pelo uso de forte linguagem vernacular e cantavam temas diversos, apesar de a maioria ser sobre sexo, amor e mulheres. Esta escolha de tema na Idade Média (quando a música era quase exclusivamente composta de cânticos religiosos) provocou admiração e ao mesmo tempo escândalo e choque. Guilherme era um homem que gostava de chocar e não reformou a sua conduta apesar de ter sido ameaçado de excomunhão várias vezes.

Para saber a sua obra completa, acesse o link:
http://www.trobar.org/troubadours/coms_de_peiteu/
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Out 14, 2014 2:00 pm    Assunto:

No dia 14 de outubro nasceu o compositor romeno Ciprian Porumbescu, cujo nome de nascimento era Cyprian Gołęmbiowski, (em 1853, em Sipote, antiga colônia austríaca de Bucovina).


Ele estudou no Konservatorium für Musik und darstellende Kunst, em Viena, com o grande compositor Anton Bruckner.

Porumbescu estava entre os compositores romenos mais celebrados de sua época; suas obras mais populares são a opereta Crai nou (Lua Nova), a Rapsodia romena para orquestra e a Balada para violino e piano. Além disso, ele compôs a música para o hino nacional da Albânia, Hymni i Flamurit, cuja melodia foi composta originalmente para a canção Pe-al nostru steag e scris Unire.

Aprisionado pelas autoridades austríacas por suas atividades políticas, foi durante este período que escreveu as suas maiores composições.

Porumbescu morreu com 29 anos, em Stupca, agora renomeada Ciprian Porumbescu em sua homenagem.
Spartaco
MensagemEnviada: Qua Set 24, 2014 9:59 am    Assunto:

dia 24 de setembro é a data de nascimento do compositor polonês Andrzej Panufnik (1914, em Varsóvia).


Panufnik, que foi também pianista e maestro, é considerado um dos principais compositores poloneses, e como regente, ele foi fundamental para o restabelecimento da Orquestra Filarmônica de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial. Depois de sua crescente frustração com as demandas extra-musicais feitas pelo regime comunista de seu país, ele foi para o Reino Unido em 1954, onde se tornou maestro principal da City of Birmingham Symphony Orchestra, cargo que abandonou após dois anos para se dedicar inteiramente à composição.
Spartaco
MensagemEnviada: Sáb Set 20, 2014 9:46 am    Assunto:

O dia 20 de setembro é a data de nascimento do compositor finlandês Uuno Kalervo Klami (1900, em Virolahti).


Muitos de seus trabalhos estão relacionados com a epopéia nacional do Kalevala. Klami foi influenciado pela música francesa e espanhola, e, especialmente, de Maurice Ravel, por quem ele tinha uma grande estima.
Ele participou de cinco conflitos armados, incluindo as duas guerras em Karelia, a Guerra Civil filandesa e a Segunda Guerra Mundial.
Spartaco
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2014 9:56 am    Assunto:

No dia 10 de setembro nascia o pianista e compositor Alemdar Sabitovych Karamanov (1934, em Simferopol, na Criméia, União Soviética, atual Ucrânia). Neste ano ele estaria completando 80 anos.


Estudou no Conservatório de Moscou com Dmitri Kabalevsky e Tikhon Khrennikov. Entre seus colegas podemos citar Alfred Schnittke, Rodion Shchedrin e Sofia Gubaidulina.

Podemos dizer que seu estilo composicional é uma apropriação das realizações técnicas do Avant-Garde ocidental, unindo-as com as tradições musicais da Criméia, russas e soviéticas.

Karamanov escreveu 24 sinfonias, três balés, sete concertos para diversos instrumentos, três quartetos de cordas, várias outras obras para orquestra, além de obras corais e de câmara.
Spartaco
MensagemEnviada: Qua Set 03, 2014 11:23 am    Assunto:

Dia 3 de setembro: nascimento de Tommaso Banchieri, que ficou conhecido com Adriano Banchieri; ele foi organista, compositor, poeta e teórico musical (em 1568, na cidade de Bolonha).


Trata-se de uma importante figura musical do início do século 17. Banchieri recebeu a sua formação musical em Lucca, completando seus estudos com Guiseppe Guami. Em 1589, entrou para a ordem dos monges Olivetani. Posteriormente foi nomeado organista da Mosteiro San Michele in Bosco em Bolonha.

Seu extenso corpo de composições inclui música vocal polifônica, bem como obras instumentais. Seu guia teórico-prático para a arte de acompanhar o canto gregoriano no órgão, Organo Suonarino, foi o primeiro de seu tipo a ser publicada.
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 9:56 am    Assunto:

No dia 8 de abril temos o nascimento de Claudio Merulo (1533, em Correggio, Itália). Ele, que também era conhecido como Merlotti, Merulus ou Claudio da Correggio, foi organista, editor e compositor do final da Renascença.


Claudio Merulo foi reconhecido por sua música inovadora para teclado; além disso, compôs madrigais, canções e música para a cena.
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2014 9:51 am    Assunto:

Em 1º de abril nasceu o compositor, cravista e organista francês Jean-Henri d'Anglebert (1629, em Bar-le-Duc).


Ele durante a sua vida somente publicou um trabalho, Pièces de clavecin, em 1689. Esta foi a primeira obra musical impressa na França; junto com quatro suites originais para cravo ela também inclui transcrições de obras de seu amigo e compositor Jean-Baptiste Lully.

Podemos salentar que entre outras composições D'Anglebert também compôs cinco fugas para órgão baseadas em um tema que ele compôs em sua infância.
Spartaco
MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 10:45 am    Assunto:

Em 23 de março nasceu o compositor e pianista russo Boris Ivanovich Tishchenko (1939, em Leningrado, então União soviética).


Ele foi muito influenciado pela música de seus professores Dmitri Shostakovich e Galina Ustvolskaya, transformando essas influências em seu próprio caminho. Ele tentou usar algumas ideias experimentais e modernistas como dodecafonismo ou técnicas aleatórias, mas foi muito mais ligado às tradições nativas de sua terra natal.

Sua produção inclui oito sinfonias, dois concertos para violino, dois concertos para violoncelo, um concerto para piano, seis quartetos de cordas, duas sonatas para violoncelo, dez sonatas para piano, um réquiem, além de música incidental para teatro e cinema.

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin