Autor Mensagem
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 12:55 am    Assunto:

Eu vi neste domingo essa mesma produção de Don Pasquale no São Pedro, e foi realmente uma pena que Inacio de Nonno tenha cantado - ele não tem nem de longe a técnica para o papel (bem ao contrário de Portari e Lamosa). O mesmo se diga do barítono que tentou interpretar o papel título que, para compensar, era bom ator e engraçado. O dueto deles, um dos grandes momentos da ópera cômica italiana, sofreu por causa disso em afinação e ritmo, mas o público em geral aplaudiu imensamente.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 7:50 am    Assunto:

Obrigado; aqui estão os elencos:
http://www.apaacultural.org.br/saopedro/espetaculo_interna.php?id_esp=1632

Realização: Governo do Estado de São Paulo
Produção e direção artística: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Com: Orquestra do Theatro São Pedro

Solistas:

Dias 06, 08 e 10/10:

Elenco 1 – Maria Pia Piscitelli (Norma - soprano), Marcello Vannucci (Pollione - tenor), Denise de Freitas (Adalgisa - mezzo), Federico Sacchi (Oroveso - baixo), Elisabete Almeida (Clotilde - soprano), (Flávio - tenor)

Dias 07 e 09/10:

Elenco 2 – Ana Paula Brunkow (Norma - soprano), Rinaldo Leone (Pollione - tenor), Edineia Oliveira (Adalgisa - mezzo), Eduardo Janho-Abumrad (Oroveso - baixo), (Clotilde - soprano), (Flávio - tenor)

Regência: Maestro Emiliano Patarra
Direção Cênica: Ugo Giorgetti
Cenografia: Carla Caffé

Duração: 165 minutos (incluso um intervalo de 15 minutos)

A entrada é gratuita para portadores de deficiência visual. A reserva deve ser feita pelo telefone 3661-6529, com a Lucimar, com o limite de 15 pares por récita.
volneids
MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 12:27 am    Assunto:

Pessoal,
Dica: fiquem atentos ao site do teatro, e comprem os ingressos com antecedência (1 mês, por ex), pela internet mesmo. Nos dias próximos será impossível comprar pelas vias normais; o que o pessoal consegue é entrar após os sinais dados, ocupando vagas remanescentes. Mas é arriscado.

Não pude ir ao D Pasquale por problemas de trabalho, mas minha namorada foi ver ambos os elencos. Disse ela que foi a melhor montagem do ano até agora!
Fiquemos atentos à Norma. Aqui tem o link para comprar pela internet: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=12212
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 10:01 pm    Assunto:

Eu também. Como quase não se montam óperas em São Paulo (uma cidade pequena e sem recursos), e o valoroso São Pedro tem dimensões reduzidas, os ingressos esgotam rapidissimamente.
Fábio Soldá
MensagemEnviada: Qua Set 08, 2010 2:00 pm    Assunto:

Eu, para variar, não fui.
Consegui perder todas as óperas deste ano. Perdi a Tosca, perdi o Orfeu e Eurídice, perdi o Rigoletto, e agora perdi o Don Pasquale. Nos dois últimos casos, quando fui pegar as entradas, já haviam se esgotado.
volneids
MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 8:46 pm    Assunto:

Conheço gente que estava na pré-estréia e elogiou bastante!!
Só uma informação: parece que, por problemas vocais, o barítono não poderá participar de (pelo menos) algumas récitas. Em seu lugar entrará o carioca e experiente Inácio de Nonno. Dizem que o trio Nonno/Portari/Lamosa está show!

Update: o cantor que foi substituído é na verdade o do segundo elenco (que não tem Portari/Lamosa). Não sei se o trio referido (cujos cantores já trabalharam juntos outras vezes no Rio) cantará junto dessa vez.
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 2:50 pm    Assunto:

Caros prestonautas,

Aproveitando esse gancho, dado por nosso amigo Tribloulet, gostaria de passar algumas informações sobre o compositor da ópera Don Pasquale:

Domenico Gaetano Maria Donizetti nasceu no ano de 1797, em Bérgamo, Itália, e morreu na mesma cidade em 8 de abril de 1848.



Donizetti foi um dos gigantes do gênero operístico, não somente pela quantidade, pois compôs cerca de 70 óperas, mas também pela musicalidade e beleza das mesmas, tanto no gênero sério, como no cômico; gostaria de destacar entre suas óperas Anna Bolena (1830), L'Elisir d'Amore (1832), Lucia di Lammermoor (1835), Il campanello di notte (1836), Lucrezia Borgia (1840) e a citada Don Pasquale (1843). Não obstante a sua enorme produção operística, ele também escreveu numerosas cantatas, música sacra, sinfônica, vocal e de câmara.

Um abraço a todos.
triboulet
MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 8:15 am    Assunto: Don Pasquale em São Paulo

O Teatro São Pedro estreia hoje "Don Pasquale", engraçadíssima ópera de Gaetano Donizetti (1797-1848), com récitas diárias até sábado, alternando dois elencos.

É uma produção excepcionalmente bem cuidada, em razão da direção cênica de Enzo Dara, conhecido baixo italiano que deixou de cantar em 2004 e hoje leciona na Academia do Scala de Milão.

Dara, que já esteve seis vezes no Brasil e está completando 50 anos de carreira, é o diretor das dezenas de pequenas minúcias, que enfatizam e sofisticam o enredo histriônico dessa ópera, estreada em Paris, em 1843. Donizetti escreveu 66 óperas. "Don Pasquale" é uma das cinco ou seis ainda frequentemente encenadas.

A recém-formada orquestra do São Pedro participa de sua segunda produção, agora regida pelo italiano Vito Clemente.

O primeiro elenco, além do excelente barítono Saulo Javan, no papel título, traz também como brasileiros o tenor Fernando Portari e a soprano Rosana Lamosa, que há três anos não se apresentavam em São Paulo.
Rodrigo Capote/Folhapress
Ensaio da opera Don Pasquale no teatro São Pedro
Ensaio da opera Don Pasquale no teatro São Pedro

Portari está mergulhado em compromissos no exterior. Cantou este ano em Berlim, no Scala, e tem feito aparições em cidades italianas. Lamenta, e com razão, o interminável fechamento do Teatro Municipal, e disse à Folha que para a ópera o público numeroso nunca chegou a ser um problema. O gargalo, afirma, está nos agentes dos estados e das prefeituras que "consideram a arte lírica como algo de mercado, quando é no fundo um precioso bem cultural".

Indício a seu ver desse descuido: os cachês despencaram nos teatros brasileiros, obrigando alguns cantores a emigrar para cenas estrangeiras.

"Don Pasquale" é a história de um quase setentão ainda solteiro que, para não deixar a fortuna para um sobrinho apaixonado por uma jovem e desprovida viúva, decide se casar para legar o patrimônio a sua própria linhagem. Mas ele é vítima de uma complicada artimanha de um amigo, Malatesta, que inventa ter uma jovem irmã criada num convento e o apresenta a Norina (em verdade, a jovem viúva).

Depois de um simulacro de matrimônio, no qual o velho acredita, a jovem esposa demonstra em poucas horas ser perdulária e até adúltera. Don Pasquale, em desespero, confessa que faria de tudo para voltar à paz doméstica anterior.

Informado sobre a paparrotada, ele acaba de bom grado por abençoar o casamento de Norina com o sobrinho.

"DON PASQUALE"
Onde: Teatro São Pedro, r. Barra Funda, 171, tel. (11) 3667-0499
Quando: de hoje a sexta, às 20h30; sábado, às 17h
Ingressos: R$ 20 (R$10, meia)
Classificação: 8 anos

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/787380-opera-don-pasquale-estreia-nesta-terca-feira-em-sao-paulo.shtml

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin