Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Autor Mensagem
Ricardovsky
MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 9:32 am    Assunto:

Isso me lembrou o filme "Laranja mecânica" do Kubrick, em que o protagonista, o psicopata Alex, é drogado numa sessão de imagens violentas com música de Beethoven. A intenção da experiência era fazer com que ele ficasse enojado diante de acontecimentos violentos (o procedimento acaba fazendo também com que ele sofra terríveis enjôos ao ouvir músicas de Beethoven, sobretudo, a Nona). A diferença é que o personagem de Kubrick idolatrava Beethoven, o que, ao que parece, não ocorre com esses vândalos mencionados.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 5:02 pm    Assunto:

O Paulo Francis, quando comentou essas iniciativas há mais de dez anos atrás, escreveu que Mozart era incompatível com esta geração... Mas ele não pensou nas possibilidades pedagógicas da música.
volneids
MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 8:42 am    Assunto: Problemas com jovens bagunceiros? Clássicos neles!

Cada uma...
[]'s

----------
Quer espantar jovens bagunceiros? Grafiteiros? Música clássica neles…
http://blogs.estadao.com.br/joao-luiz-sampaio/quer-espantar-jovens-bagunceiros-musica-classica-neles/

Cidades britânicas estão usando criações de Mozart, Beethoven e companhia para lidar com jovens bagunceiros. Em um artigo na Reason Magazine, Brendan O’Neill lista algumas iniciativas de “controle social” a partir dos clássicos. Dêem uma olhada:

- Na West Park School, em Derby, o diretor diz que está “sujeitando” (o termo é dele) jovens que vão para detenção a duas horas de Mozart. Com isso, espera acalmá-los ou então traumatizá-los a ponto de obter bom comportamento dali em diante.

- Diversas cidades espalhadas pelo país resolveram colocar caixas de som que transmitem clássicos em metrôs e pontos de ônibus, além de estacionamentos, terrenos baldios, etc. O motivo? Evitar a concentração de jovens desocupados em espaços públicos.

- Vejam o que diz um representante da companhia de trens das cidades de Tyne e Wear, no norte da Inglaterra. Aparentemente, jovens estavam usando as estações e plataformas como ponto de encontro para beber, fumar e consumir drogas. “Tentamos de tudo”, diz o representante. “Até que nos ocorreu a ideia de bombardeá-los com Mozart e Vivaldi”. Segundo ele, a tática funcionou “acima das expectativas”. Por que? “Pega mal para os jovens serem visto ouvindo a Sinfonia Pastoral”. A mesma tática está sendo usada em Worcester e Bristol.

- Em uma cidadezinha chamada Hollywood, na Irlanda do Norte, governantes sugeriram a negociantes que começassem a colocar música clássica tocando nas fachadas de suas lojas e nos muros das casas. A ideia era espantar grafiteiros. E eles garantem: deu certo.

Que tal?

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin