Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Autor Mensagem
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Dom Set 20, 2009 10:55 pm    Assunto:

Rá, rá! Obama desistiu do escudo, aparentemente para cortejar a Rússia. Mas, quem sabe, não terá tomado a decisão também para poder ouvir o Zimerman novamente nos EUA?
Laura
MensagemEnviada: Seg Mai 11, 2009 11:25 am    Assunto:

Estou com o Zimerman.

Se pode arte engajada (a compeçar pelas composições de Chopin), pode artista engajado, ué. Se a platéia dos EUA não o quer por lá, nós o aceitamos de bom grado aqui, nem que seja pra falar mal da tributação imposta à importação de pianos.

Basta que ele toque com toda a genialidade que a natureza lhe deu.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qui Mai 07, 2009 3:05 pm    Assunto:

Mas o Zimerman tocou o repertório; se o seu problema é com direitos do consumidor (o cliente receber pelo que pagou), não há possibilidade de processar o pianista por esse motivo. E o artista tem autonomia para fazer isso no palco.
Bruno Gripp
MensagemEnviada: Qui Mai 07, 2009 11:41 am    Assunto:

Creio que o público tenha pagado para ouvir as mãos do Krystian Zimerman e não um discurso meio boboca e xenófobo. Isso me lembra, claro que a situação do grande pianista polonês é mais nobre, um certo regente tupiniquim que usa o pódio de palanque toda fez que pode, digamos que hoje ele falaria "tirem as mãos da minha orquestra"...
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Mai 06, 2009 2:33 pm    Assunto:

Obrigado, Pianovski. A outra coisa que me incomodou foi a ideia de que músicos clássicos não devem falar de política. Deram até o exemplo do Bernstein. Mas ele foi, por exemplo, reger Beethoven na queda do muro de Berlim. A viagem de Stravinsky à URSS, além de artística, não foi política? A de Chostakovich aos EUA? A obra de Verdi não cumpriu uma função política? Por sinal, Verdi, como senador (de atuação apagada), foi muito menos político do que como operista (com suas obras patrióticas, que, aliás, só lograram seu intuito político porque tinham grande valor artístico).
É claro que aqueles que pretendem que a música clássica tenha que se manter fora da vida comum na esfera pública, e se tornar cada vez mais irrelevante socialmente, vão achar incongruente que um genial pianista polonês, ao tocar música polonesa, defenda seu ponto de vista sobre seu próprio país.
Se o Zimerman fosse um músico pop, como o pessoal do U2, os protestos ocorreriam da mesma forma? Talvez não.
Carlos Pianovski
MensagemEnviada: Qua Mai 06, 2009 2:14 pm    Assunto:

Meu caro Padua, como de hábito, sua mensagem foi exemplar. Concordo integralmente.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Mai 06, 2009 1:25 pm    Assunto:

Um pouco ridícula a matéria, que busca diminuir o pianista, dizendo que o problema origina-se no Steinway (e um número enorme de pessoas já teve problemas com a alfândega estadunidense). Não é só o Zimerman que pensa dessa forma na Polônia, o próprio jornalista o diz. O que ele não fala é que a Polônia passou a maior parte de sua história ocupada por estrangeiros, ou existindo com uma soberania formal, como simples satélite de potências imperialistas (foi o caso da era soviética).
É claro que um polonês patriota, que, além disso, toca peças polonesas a partir de temas poloneses (o Szymanovsky que se seguiu ao discurso), tem razões para se sentir incomodado.
Além disso, renunciar a tocar nos EUA não é simples capricho, mas deixar de lado um mercado financeiramente atrativo.
Acho que Zimerman foi sincero. Talvez tenha sido pedagógico, também: alguns estadunidenses, lendo a matéria, talvez tenham ido procurar, nas ferramentas de busca da internet, onde fica a Polônia, checar se ela está do lado do Irã ou do Iraque.
Achei esta matéria a respeito do incidente:
http://my.barackobama.com/page/community/post/lechbajan/gGxp5J
Sarastro
MensagemEnviada: Dom Mai 03, 2009 9:23 pm    Assunto: Krystian Zimerman e os músicos que discursam

Acabo de ler a notícia abaixo.
http://www.guardian.co.uk/music/2009/apr/28/krystian-zimerman-missile-defence-poland
Em resumo: Zimerman, que já teve problemas com a alfândega dos EUA (pasmem: os caras destruíram um Steinway feito sob encomenda para o pianista), antes de interpretar a última peça de seu recital (Variações sobre um Tema Polonês, de Szymanowski), dirigiu-se ao público com uma voz pouco audível, mas decidida, e expressou toda sua ira contra uma decisão tomada por Obama - a instalação de um escudo anti-mísseis na Polônia.
"Tirem suas mãos do meu país !!!"
Alguns dos ouvintes deixaram a sala, proferindo ofensas contra o pianista. Outros permaneceram na sala, e mandaram Zimerman calar a boca e tocar. Poucos aplaudiram.

O tópico é propício para comentar a atitude de Zimerman e de outros músicos que, no meio de um concerto, proferem discursos.

Um trecho de Zimerman tocando o Brahms2:
http://www.youtube.com/watch?v=0CklTxh-AF4&feature=related

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin