Autor Mensagem
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 3:21 pm    Assunto:

Juntaram Mozart com Cage! Só a Caras para fazer isso...
IvanRicardo
MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 9:13 pm    Assunto:

Olá, pessoal, quanto tempo!

Insatisfeito com as gravações da Missa da Coroação (K.317), tanto na integral da Brilliant quanto na Complete Mozart Edition da Philips, lembrei que eu tinha um CD lá do fundo do baú, lançado pela revista Caras (percebam a preciosidade da relíquia), que continha trechos dessa obra. O CD se chama “Casamentos Inesquecíveis” e bate todos os recordes de bizarrice informativa.

Começa com a Marcha Nupcial (aquela mesma) regida pelo sensacional N. Von Gunther.

As faixas 2, 3 e 4 (Glória, Sanctus e Benedictus daquela Missa) surgem muito bem regidas (verdade, muito melhor que as versões das integrais) pelo famoso Pietro di La Coronna.

Logo mais ele também rege, junto com a Sinfônica de Hamburgo, Jesus Alegria dos Homens, numa versão onde só escutamos o som de um órgão.

Pompa e Circunstância também vem à luz, desta vez com a Sinfônica de Berlim e o grande Stores Niversson.

Já o maestro Hans Gredink e a Sinfônica de Hamburgo realizam um feito notável na discografia moderna quando interpretam a Ave Maria de Schubert numa versão para Soprano e Piano (imagine você o maestro regendo os dois e com a orquestra em profundo silêncio).

E pra completar a cobertura do bolo, Aleluia de Handel, com a Sinfônica da Radio de Praga e o regente, gravem bem este nome, inspiração para nomear seus filhos, Randell Gork-Choken.

Essas coisas parecem piada mas não são. Li em algum lugar, acho que foi aqui mesmo no Presto, a explicação sobre a origem e os motivos da divulgação desses nomes que parecem provenientes do cérebro de uma ema. Um doce pra quem lembrar da história.
Alexandre
MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 12:23 pm    Assunto:

Tenho os concertos 1 e 3 mais a Patética de Beethoven com ela, excelentes gravações. Tenho saudades deste tempo que procurava afoito aqueles Cds baratinhos da Movieplay pelos sebos, nem importava muito com os intérpretes queria mais conhecer as obras dos mestres.
Mas de vez em quando pagava alguns micos, certa vez comprei um CD do Beethoven, contendo as seguintes obras: Concerto para violino, Concerto Triplo e os 2 romances (como se coubesse tudo em um único CD Shocked ), na verdade só estavam no CD o opus 61 completo, 2 movimentos do triplo, e apenas um romance. Very Happy
IvanRicardo
MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 7:25 am    Assunto:

É verdade Sarastro! Olha a mulher aí.



Descobri ela há pouco tempo e fiquei estupefato com sua interpretação da Sonata Ao Luar. A mais perfeita, das duzentas gravações dessa sonata que já ouvi. É de lamber o CD.
Sarastro
MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2010 10:34 pm    Assunto:

O artigo sumiu, uma pena. Para quem não o leu, segue um resumo: Alfred Scholz, que realmente existiu, soltou no mercado uma série de gravações com orquestras e regentes fictícios, como o grande Lizzio.
Mas alguns dos nomes são, de fato, artistas reais: os mais famosos são o regente Anton Nanut e a pianista Dubravka Tomšič, que por sinal gravou algumas coisas realmente boas.
Sarastro
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 1:57 pm    Assunto:

O esloveno Anton Nanut já regeu a OSB, no Rio de Janeiro. Imagino que ele já deve ter autografado alguns CDs com gravações supostamente regidas por ele...

Já o link abaixo é assaz informativo em relação ao caso Joyce Hatto, outra célebre fraude discológica. Há inclusive uma demonstração do quão é fácil forjar uma gravação "inédita".

http://www.pristineclassical.com/HattoHoax.html
Amancio
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 8:13 am    Assunto:

Lembro que o artigo provou a existência do famoso "Anton Nanut". Se não me engano, alguns anos depois ele veio ao Brasil e regeu uma orquestra em SP.
Sarastro
MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 3:12 pm    Assunto: Alberto Lizzio: quem nunca comprou, atire a primeira pedra

Nos primórdios do CD em terras brasileiras, era comum encontrar gravações (principalmente lançadas pelo selo Movieplay) com maestros, digamos, "pouco famosos até então". Alberto Lizzio, Alfred Scholz, Eugen Duvier, Henry Adolph... regiam um vasto repertório, com resultados até de boa qualidade. Mas os anos se passaram, e não se achou registro de sequer um concerto regido por Lizzio (nem pela maioria dos seus amigos).

Lembro que esse assunto foi abordado no Allegro, mas não estou certo se o artigo abaixo foi mencionado. Divirtam-se.




http://www.harmoniae.com/orchestre_fantasma.cfm

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin