Autor Mensagem
Guiomar
MensagemEnviada: Seg Out 22, 2007 8:05 pm    Assunto:

Debussy veio antes de Bach?! É parece que "CADO" veio pra revolucionar não só a música, mas a física também... além de ter descoberto como viajar no tempo, ainda convenceu Debussy a se juntar a ele nessa empreitada!

Minha gente, três vivas a Cado! Ele é o "INRI Cristo" da Música!!!!
(berber)
MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 11:30 am    Assunto:

A area de musica e' mais subjetiva, pela propria natureza da arte. Mas mesmo assim, livros publicados sao essenciais. Acho que a internet e' uma fonte importantissima de informacao, inclusive para pesquisa, mas deve ser usada DEPOIS de se esgotar o campo impresso.
As vezes e' preguica mesmo de ir a biblioteca pesquisar, quando se pode "pesquisar" de cuecas na sua casa em frente do computador.
Sarastro
MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 11:02 pm    Assunto:

(berber) escreveu:
Eu entendo que livros, uma vez publicados, nao podem ser editados or "updated" (eu por exemplo, adoraria voltar no tempo e incluir o Frevo 2 do Marlos na minha tese), mas um minimo de pesquisa seria em livros e' essencial.


berber,
considere que são bastante comuns as edições revistas, atualizadas, etc. Além disso, às vezes basta um artigo para incrementar um trabalho já publicado. Fora o seguinte:

- na maior parte das ciências e saberes a doutrina clássica, os conhecimentos propedêuticos, os grandes trabalhos basilares estão em livros, e bem mais raramente em livros e na Internet;
- para que um livro seja editado, há um crivo editorial, ainda que mínimo (dependendo da editora). Muitas editoras são sinônimo de trabalhos de qualidade. Já na Internet, salvo raras e honrosas exceções, o sujeito publica o que bem entende (e não o que entende bem, hehehe);
- há livros execráveis. Mas, por mais vergonhosas que sejam as posições do autor, ao menos o sujeito "deu a cara para bater": o livro está publicado, e após um certo período de tempo não há mais como retirá-lo do mercado. Já na Internet, em um dia o cara escreve que acha tal coisa o máximo; no outro, foi tudo editado ou retirado.

Ao menos na minha área acadêmica (Direito), trabalho fundamentado somente (ou principalmente) em fontes da Internet é quase sempre sinônimo de porcaria. É claro que, quando se sabe procurar, se encontra muita coisa de excelente qualidade (vide algumas excelentes indicações de sites que de vez em quando são dadas aqui no Presto).
(berber)
MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 7:24 pm    Assunto:

E gente, voces leram o texto do Cado??
O cara re-escreveu a historia da musica!!!!

Algumas perolas:

Debussy veio antes de Bach.

"O intervalo de 8a , 5a e uníssono, não devem ser usados, porque tende a sumir. Os intervalos de 9as ,4as e 7as , não devem ser usados porque existem outros melhores."

Como e' que pode???? COMO????
(berber)
MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 7:16 pm    Assunto:

Essa discussao e' interessante. Eu estou tendo um contato muito grande com alunos a gora e e' impressionante como a internet e' usada como referencia. Um deles ate' me perguntou se eu exigiria pesquisa em livros na bibliografia de um trabalho.
Outro apresentou um trabalho inteiro baseado na Wiki.
O habito de ler e pesquisar numa biblioteca e' cada dia mais raro. Eu entendo que livros, uma vez publicados, nao podem ser editados or "updated" (eu por exemplo, adoraria voltar no tempo e incluir o Frevo 2 do Marlos na minha tese), mas um minimo de pesquisa seria em livros e' essencial.

O risco da internet e' grande. Acho que ela deveria ser usada como uma muleta, para auxiliar a informacao contida em livros.
Sarastro
MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 12:52 pm    Assunto:

Aqui mesmo no Presto, vez ou outra, aparecem novos "gênios". E isso acontecia no Allegro também.

A Internet é pródiga em sujeitos que querem aparecer, e se encorajam visto que estão no aconchego de seus lares. Qualquer um é valente na hora de digitar baboseiras e publicar em um ambiente virtual.

Ou esse "Cado" é maluco, ou está de sacanagem. Ou os dois.
Fábio Soldá
MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 10:00 pm    Assunto:

Bom, quando eu pensei em criar o Presto, mais do que um site para suceder o Allegro eu imaginei também um wiki onde poderia haver uma democratização tanto na aquisição quanto na transmissão de conhecimentos e de obras musicais também.

Eu não acho que seja algo tão preocupante se há alguma eventual falha, porque quem quer de fato se tornar um profissional de música certamente não vai recorrer ao e-learning. Mas mesmo assim, é possível mitigar esses problemas como está começando a acontecer na Wikipedia agora, que exige que seja relacionada uma fonte quando algo não é de conhecimento geral.
Leonardo T. de Oliveira
MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 6:33 pm    Assunto:

Vontade desesperada de ser gênio.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 3:11 pm    Assunto:

E, para quem não sabe, "Cado é o único músico do Brazil e das Américas a ter feito alguma descoberta musical e o único do século XX, compartilhando desse privilégio somente com músicos como Mozart, Bach e Ravel"
Amancio
MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 2:30 pm    Assunto: Re: Ignorância ou má fé?Perigos do ensino musical via intern

Eu vi a página. Realmente, é bem dureza.. Shocked

PS.: Os que não conseguiram abrir a página, procurem mesmo pelo Google. É curioso ouvir alguém orgulhoso por ter "descoberto" ou inventado compassos 6,25, compassos invertidos, e segundas híbridas...
Robert
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 10:59 pm    Assunto: Ignorância ou má fé?Perigos do ensino musical via internet.

Estava um dia desses tendo uma discussão sobre as vantagens e desvantagens da Internet em relação a comunicação, ao ensino ,ao aprendizado. Argumentava eu que pelo fato de qualquer coisa poder ser escrita, era díficil ter um controle sobre a qualidade e a credibilidade dos materiais. E dizia também das consequências que isso poderia ter para as pessoas mais crédulas, mais desinformadas e de pouco espírito investigativo.

Em matéria de música, que é que nos interessa aqui e uma vez que somos, acredito, preocupados com a divulgação do conhecimento musical, encontrei uma página que pode nos alertar para os perigos da rede. Descobri essa página numa pesquisa rápida sobre a questão da harmonia funcional na música de Mozart. A página é: http://members.tripod.com/cado3/br/indexbr.htm. Ou, escrevam "portal cado" na página do google.

Gostaria que os colegas do fórum dessem uma olhada no conteúdo dessa página para que a partir daí possamos iniciar um discussão sobre educação, ensino e conhecimento musical via internet.

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin