Autor Mensagem
IvanRicardo
MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 10:04 pm    Assunto:

Hoje, 26 de março, 185 anos da morte de Beethoven. Ouvi tão somente o lied Sehnsucht, WoO146, e que em alemão que dizer saudade, embora não seja propriamente saudade o que sentimos hoje. Música belíssima.
Alexandre
MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 12:00 pm    Assunto:

Paulo Egídio escreveu:
Pádua Fernandes escreveu:
Amancio escreveu:
Puxa, ZpinoZ, obrigado! Mas eu ouço tudo com muuuuuita calma, vou levar pelo menos uns 2 ou 3 anos pra ouvir tudo.


É o que estou fazendo com as integrais de Bach e Mozart. Afinal, é preciso ouvir e compreender, e eu sou bastante lento...
Mas não quis comporar essa caixa do Beethoven por já ter até algumas das gravações que nela estão (as sonatas, todas, com o Gulda, quartetos com o Guarneri...). Em vez disso, comprei os cem discos dos solistas russos, que ouço aos poucos - por enquanto, Gilels fazendo Scriabin e Beethoven, ao vivo (nossa!), e Kremer em Schönberg, Stockhausen, Webern, Karayev (que eu não conhecia)...
Desse Beethoven, fiquei curioso pelas sonatas para violino. Se vocês gostarem, compro essa gravação separada.


Pádua, se é a gravação com Clara Haskil vale muitíssimo a pena. Grumiaux gravou algumas sonatas também com Claudio Arrau (não sei se todas). Importante é que ele estava no auge, tudo que ele tocou nos anos 50 valeu a pena, foi o ponto culminante da carreira do violinista mais elegante do século XX.


Só comecei a ouvir as sonatas agora, comecei pela Kreutzer, que gravação estupenda, Grumiaux faz aquilo soar como um concerto!!!
Alexandre
MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 9:22 am    Assunto:

Obrigado pelo retorno Ivan, desconhecia esta reconstrução do WoO5, tenho esta obra gravada pelo Kremer, mas nem ele mesmo conseguiu torná-la interessante.

abçs
IvanRicardo
MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 8:04 pm    Assunto:

Tem não. Mas o que você conhece deste concerto é tão somente uma reconstrução de Wilfried Fischer a partir de fragmentos deixados pelo gênio. Eu tenho certa cautela com obras assim, pois não são propriamente um Beethoven genuíno, entendeu? Talvez a Brilliant tenha essa justificativa. No entanto, o selo não desprezou o Concerto para Piano WoO 4, chamado de “número zero”, concluído por Willy Hess, que utilizou as partes de piano existentes e as anotações de orquestração deixadas.

Pior ainda é encontrar uma razão que justifique a presença do Trio para Três Flautas em Sol Maior (aqui na minha coleção está no CD 18 ), que não tem indicação de Opus, WoO ou Hess. Na verdade você vai encontrá-lo apenas como o apêndice II/64 do gigantesco catálogo Biamonti, e sua autoria é realmente duvidosa. Tanto quanto a obra seguinte, a Sonata para Flauta e Piano em Si Bemol Maior.

Não tem lógica alguma. Fogo mesmo é a ausência da Sonata para Piano WoO 51(completado por Ferdinand Ries) e do Romance Cantabile Hess 13 (reconstruído por Willy Hess). Ambas são maravilhosas.
Alexandre
MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 11:13 am    Assunto:

Não localizei o concerto para violino inacabado WoO5, não tem mesmo?
IvanRicardo
MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 11:27 pm    Assunto:

Bem, só há um modo de justificar essa minha opinião: fazer comparações com outras gravações. Eu não seria capaz de gostar desses trios se os tivesse conhecido apenas com estas interpretações do Zurich, mesmo eu que muito raramente dou atenção para outros compositores. Eu simplesmente trataria esses trios como obras menores, escritas por um compositor jovem e imaturo; um ensaio para os Quartetos de Cordas, nada mais do que isso.

Eu escuto Beethoven todos os dias, e não foram raras as vezes que perdi a hora do trabalho ou fui dormir sem jantar direito por culpa dele que não me deixava parar de ouvir. Tenho pelo menos 400 CDs dele, mas tive mais de seiscentos, se eu considerar o monte de coisas que eu descartei por achar as gravações indignas para o tamanho do gênio.

Você sabe que são cinco os Trios, e se por um lado o primeiro deles ainda não me tenha enchido os olhos, a culpa é basicamente dos outros quatro, que me fazem acreditar que o jovem Beethoven é muito maior do que os críticos musicais costumam dizer por aí.

Essas obras estão num nível de beleza que exige dos intérpretes um grau de dedicação não muito fácil de conseguir. Há muito mais gravações dos Quartetos do que destes Trios, e das quase dez gravações que conheci, só em algumas pude notar os músicos saboreando com prazer o prato principal do restaurante.

Eu não posso ser hipócrita e dizer que os músicos do Trio Zurich são de outra categoria, mas é evidente como eles tocam com indiferença e sem emoção, tudo é tão insosso que não tem gosto de nada. Sei lá, mas às vezes percebo um quê de insegurança nos músicos, a coisa não flui naturalmente, e além do enfado que sinto, posso dizer que esses caras não tem noção de como são expressivos e cativantes esses trios. E agora chega de blá blá blá. Tente ouvir o Trio Op.9, nº1 com o Trio Italiano D-Archi, ou o nº3 com o Trio Leopold, esses sim sabem quem é Ludwig van Beethoven, e você vai saber realmente o que eu estou dizendo.
Alexandre
MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 7:23 am    Assunto:

Ainda não cheguei nos trios (pois já os conheço), mas o que há de tão ruim nesta gravação?
IvanRicardo
MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 8:20 pm    Assunto:

Alexandre escreveu:
Ao contrário da grande maioria, comecei "atacando" as obras menos conhecidas (pelo menos para mim), os trios com oboé, que é um dos meus instrumentos preferidos, os quartetos com piano, e embora não ligue muito para a música vocal, fiquei bastante surpreso com a cantata sobre a morte do imperador Joseph II, WoO 87.

Não tem jeito, Beethoven é mesmo magnífico, esta coleção vale cada centavo.

abçs


Eu também sou feito você, ataco Beethoven pelas beiradas. Nunca compro coleções desse tipo por conta das sinfonias, sonatas ou quartetos; já estou bem satisfeito com as versões que possuo dessas obras. Mas essa coleção da Brilliant está longe de ser perfeita. É mal organizada, e tem até músicas repetidas. Tudo bem, possui algumas ótimas gravações, como o Septeto Op.20, o Trio WoO 37, o Quinteto Op.16, o Octeto Op.103, ou a animadíssima Ecossaise WoO 22 (você já ouviu isso?). Mas há gravações insuportáveis, como os Trios de Cordas Op. 3, 8 e 9 com o Trio Zurich, e outras que eu prefiro não lembrar.
Alexandre
MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 1:12 pm    Assunto:

Ao contrário da grande maioria, comecei "atacando" as obras menos conhecidas (pelo menos para mim), os trios com oboé, que é um dos meus instrumentos preferidos, os quartetos com piano, e embora não ligue muito para a música vocal, fiquei bastante surpreso com a cantata sobre a morte do imperador Joseph II, WoO 87.

Não tem jeito, Beethoven é mesmo magnífico, esta coleção vale cada centavo.

abçs
Alexandre
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 10:47 am    Assunto:

A Brilliant relançou a coleção agora com algumas "poucas" alterações de interpretes, o preço também está bem camarada nas afiliadas, acho que agora vou ficar com ela:

http://www.amazon.com/gp/product/B004HGQXB8/ref=s9_simh_gw_p15_d0_i1?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=0TSS5WR7CDZXR9H9BCE6&pf_rd_t=101&pf_rd_p=470938631&pf_rd_i=507846

Só que a caixinha ficou mais feia:

IvanRicardo
MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 7:12 pm    Assunto:

Sarastro escreveu:
(considerem que o calendário do forum está algumas horas adiantado, pois ainda é dia 17)


Êpa! Essa história de fuso-horário não me convence! Brincadeirinha, Sarastro. Eu não posso falar nada. Desde que me tornei alucinado por este compositor, passo o ano todo me lembrando desta data. Mas eu sempre me esqueço quando esse dia realmente acontece. Pense num amigão que eu deveria ser dele! Embarassed
Sarastro
MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2010 10:23 pm    Assunto:

Hoje o mestre faria 240 anos.
Em sua homenagem, ouço a Eroica.

(considerem que o calendário do forum está algumas horas adiantado, pois ainda é dia 17)
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 11:22 pm    Assunto:

Pois é, mas agora, na amazon francesa, está a menos de cinquenta euros... O mesmo preço do Mozart, que tem mais discos.
IvanRicardo
MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 10:08 am    Assunto:

Voltando a Beethoven, levei um susto agora. O preço de suas integrais na Amazon, inclusive esta da Brilliant, aumentou inacreditavelmente. Mês passado custava $130, hoje beira os $300. Será a lei da oferta e da procura?
Ricardovsky
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 9:01 pm    Assunto:

Caro Ivan,

Abra o tópico que terei o maior prazer em participar com meu pouco, mas sincero, conhecimento acerca do compositor russo. Se a Brilliant Classics (ou outra gravadora, desde que a um preço decente) lançasse uma integral da obra de Tchaikovsky, eu logo entraria na fila para adquirir. Nem pensaria duas vezes.

Tenho um colega que, antes de se tornar latinista, era musicista dos bons, fazendo parte até de orquestras sinfônicas. O sujeito entende muito de música, principalmente de compositores modernos (ele me apresentou obras de compositores que eu nem conhecia, tais como Henryk Górecki, Hugo Alfvén e outros). Se alguém falar mal de Tchaikovsky perto dele, o homem fica uma fera. Diz que discute música na partitura e que a Sinfonia Patética é uma obra-prima em termos formais. Não possuo o conhecimento dele, mas sei do caráter revolucionário que emana do último movimento dessa obra, com seus violinos gritando de dor para estabelecerem uma forma enigmática pautada no sentimento. Acho que só Chopin no último movimento de sua sonata nº 2 conseguiu tamanha erupção sonora de dor em música. Considero essa sinfonia realmente genial e tenho mais a falar dela, mas vou esperar o tópico do Ivan Xará.

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin