Autor Mensagem
ZpinoZ
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 3:11 pm    Assunto:

Penso cá com meus ziperes e velcros...

Eu quase sempre me apaixono à primeira audição.

O problema é que as vezes me desencanto nas segundas, terceiras, quartas...

Z
Vitinho
MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 12:00 am    Assunto:

Creio que minha mais recente paixão à primeira audição foi o Concerto em Ré menor nº 2 para violoncelo de Haydn.

Eu não sou muito fã de Haydn (na verdade, do Classicismo) e nunca tinha me interessado em conhecer os seus concertos. Só conhecia mais sua música de câmara e algumas sinfonias.

Mas, quando tive a oportunidade de ouvir e ver ao vivo esse concerto, fiquei apaixonado!! É maravilhoso!!! Tá certo que os elementos todos do período Clássico que eu não aprecio obviamente estão por lá, mas não sei o que acontece que esse concerto mexeu comigo.

Ou então, talvez tenha sido o fato de quem eu vi tocando ter sido Antônio Menezes? Não sei... o fato é que gostei! Very Happy
Ricardovsky
MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 3:32 pm    Assunto:

Puxa, deve ser bom mesmo, hein Laura!? Na minha opinião, Rossini é um dos melodistas mais inspirados da história da música. Esse cd traz obras bem pouco conhecidas, creio eu. Rossini não é só ópera, como muitos pensam, ele possui obras belíssimas em outros gêneros, como, por exemplo, na música sacra.
Laura
MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 1:50 pm    Assunto:

Isto aqui é demais! Eu tinha descoberto que existia, mas só tinha ouvido alguns trechinhos. Daí ganhei da minha professora e chegaram também as partituras. Não consigo parar de escutar!



Rossini, complete piano edition volume 3
com Marco Sollini

1. Waltz In E Flat Major In Es-Dur
2. Moderato In A Flat Major
3. Waltz In E Flat Major
4. Premiere Communion
5. Theme Naif Et Variations Idem
6. Saltarello A L'italienne
7. Prelude Moresque
8. Valse Lugubre
9. Impromptu Anodin
10. L'Innocence Italienne - La Candeur Francaise
11. Prelude Convulsif
12. La Lagune De Venise A L'expiration De L'annee 1861!!
13. Ouf! Les Petitis Pois
14. Un Saute
15. Hachis Romantique
Sarastro
MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 8:22 am    Assunto:

Bem, há umas gravações que eu tenho "garimpado" na Internet, ao longo dos anos, e que foram referências no meu histórico de melômano. Algumas eu já consegui, como o Concerto para Dois Clarinetes (!) e Dois Oboés, RV 559, de Vivaldi. Mas ainda me faltam algumas coisas: a 5ª de Beethoven com Klemperer e a "Vienna Symphony Orchestra" Wink , uma gravação jurássica do Concerto para Piano do Tchaikovsky e etc. Aos poucos adquiro tudo, dadas as facilidades da internet.
Ricardovsky
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 11:16 pm    Assunto:

Ah, sim! Como pude me esquecer? Outra paixão à primeira vista foi a ópera "La Serva Padrona" de Pergolesi. Vi o filme da Carla Camurati, gostei demais.
Apaixonei-me tanto pela música de Pergolesi que até comprei o seu Stabat Mater (lembrei graças ao Zpinoz), que, apesar de famoso, ainda não conheço (ainda não chegou minha encomenda).
Pergolesi é mais um gênio que morreu muito jovem, conseguiu morrer mais jovem do que Schubert, com apenas 26 anos. Viveu quase dez anos a menos do que Mozart, que também morreu jovem. Falar dessas coisas me deixa tão triste. Ah, se eu pudesse voltar ao tempo na figura de um poderoso curandeiro e dar pelo menos mais 50 anos de vida para Pergolesi, Mozart e Schubert...
ZpinoZ
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 8:54 pm    Assunto:

Nos termos propostos pela Laura, tenho que confessar que minha paixão instantânea foi:

Stabat Mater, Antonín Dvorák, Op. 58.

Através de uma ediçãozinha pra lá de modesta da Movieplay, que, "coquete como tudo que vem do oriente", se oferece em qualquer sebo.

Aliás, escrevendo este post, conclui que gosto tanto dessa versão de Dvorák que deveria comprar uma edição melhor. Mas qual?

Por esta via despertei também para a beleza dos Stabat Mater´s, e, depois disso, adquiri várias versões.

Z
Mário
MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 9:59 am    Assunto:

Laura, eu passo o dia com o meu "radinho" na cultura FM. É muito bom, porque ouço muitos compositores que jamais ouviria, é uma experiência muito interessante, como a rádio é mais "democrática" que os meus gostos, acabo ouvindo muita coisa nova

a última descoberta? que causou aquele frisson?

não sei Sad , preciso pensar... ultimamente muita coisa tem me tomado a atenção. Crying or Very sad
Doctor Marianus
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 7:00 pm    Assunto:

Jan van Gilse
Sinfonia no. 2

Compositor holandês do final do séc. XIX e primeira metade do XX. Fortes influências de Bruckner e é, claro, Mahler.
Injustamente renegado como o grande Diepenbrock.
Fernando Almeida
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 2:50 pm    Assunto:

Já que o Lucas falou que gosta do terceiro (concerto para piano) de Rachmaninoff, eu falo que gosto muito do segundo... Esse sim foi paixão à primeira audição. Aliás, adoro o começo do primeiro movimento.
Lucas B.
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 11:54 am    Assunto:

esse ano pra mim está sendo primordial.conhecia alguns compositres de nome,mas agora está se tornando realidade a música deles para mim,como:rachmaninov,shostakovich,stravinski,mahler,messiaen.

os compositores russos do século 20 tem me fascinado de uma tal forma,que a música deles estão em minha mente quase 24 horas!!

ouço sem parar o concerto número 3 para piano do rachmaninov.técnico e emotivo(típico do compositor),leva ao extase e a depressão a música do compositor.
Amancio
MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 10:33 am    Assunto:

Mais uma do Wolfie, estou apaixonado por Bastien und Bastienne, K.50. Simples, curta, direta, bem diferente das óperas que estou acostumado a ouvir.
Ricardovsky
MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 10:48 pm    Assunto:

Que tópico legal, Laura!!

Um moleque de 9 anos chamado Wolfgang, de vez em quando, me prepara umas surpresas que me deixam doido. A última dele foi a sinfonia KV 19a, obra esta que ficou perdida por muito tempo (será que foi o danado do moleque que a escondeu?), sendo redescoberta apenas em 1981. Que delícia..., um verdadeiro retrato de uma gênio infantil.

Mas, minha maior surpresa do ano passado foi descobrir as sonatas de Scarlatti. Amo todas que já ouvi, mas a sonata em Sol maior L. 204 é a minha paixão, pelo menos até o momento (não sou muito fiel, hehehe...). Agradeço a Roberto de Regina, que as tocou, e ao selo Paulus, que lançou a gravação.
Laura
MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 5:57 pm    Assunto: Paixão à primeira audição

Proponho que a gente conte aqui a última grande descoberta musical, a que provocou aquele frisson típico de paixão auditiva.

Aí vai a minha, que ouvi de manhã cedo na Cultura FM há poucos dias:

DVORAK - Trio op.65 em fá menor, com Yo-Yo Ma, Emanuel Ax e Young Uck Kim.

Eu só conhecia o Dumky Trio (op.90) e já gostava muito. Mas esse op.65 é de ensandecer!

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin