Autor Mensagem
(berber)
MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 2:51 pm    Assunto:

Agora e' oficial. O segundo Frevo, op. 105, esta' pronto. Ja' tenho a partitura e pretendo toca-lo em breve.

Elimar, agora consegui consertar o computador, me mande o seu email de novo.
(berber)
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 3:12 pm    Assunto:

Elimar, agora que consegui consertar a internet, me mande o seu email para que eu possa te mandar a Sonatina.

E para os desavisados, o Marlos compos o seu segundo Frevo! Talvez seja parte de mais um Ciclo Nordestino, mas nada e' oficial ainda...
Elimar
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 4:24 pm    Assunto:

(berber) escreveu:
Elimar, a musica dele e' incrivel. Rhythmetron e' muito legal, o Concerto Breve para piano e orquestra, alem das musicas para piano. E' dificil de encontrar gravacao, mas procurando, da'. Se quiser, eu tenho a da Sonatina para piano e mais umas obras que eu toquei.


Berber, ficaria imensamente feliz. Se não for incômodo pra você, aceito.

Um abraço,
(berber)
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 11:28 pm    Assunto:

Elimar, a musica dele e' incrivel. Rhythmetron e' muito legal, o Concerto Breve para piano e orquestra, alem das musicas para piano. E' dificil de encontrar gravacao, mas procurando, da'. Se quiser, eu tenho a da Sonatina para piano e mais umas obras que eu toquei.
Elimar
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 9:30 pm    Assunto:

Tenho interesse em conhecer mais a obra de Marlos Nobre.
Por enquanto, só conheço esta:

http://www.epdlp.com/clasica.php?id=1177

Fiquei de queixo caido quando ouvi pela primeira vez. É muito bonito!
ZpinoZ
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 4:47 pm    Assunto:

Berber,

Muito obrigado, vou sair atrás....

Z
(berber)
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 2:58 pm    Assunto:

Mario, fui eu sim. Foi a gravacao da estreia mundial da Sonatina em Houston. De "brinde" toquei o Frevo logo depois.

Gravacoes da obra do Marlos Nobre? Nao existem muitas por ai', mas veja essas, do site oficial dele:

http://marlosnobre.sites.uol.com.br/discografia.html

ou ainda:

http://marlosnobre.sites.uol.com.br/partituras.html

E por falar em Marlos Nobre, acabei de receber um email dele com novidades incriveis. Nao sei se posso falar sobre elas, mas por hora digamos que a veia pianistica dele voltou a pulsar....
Mário
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 11:30 am    Assunto:

Berber, por acaso foi você que me mandou uma gravação da sonatina do Marlos? Eu acho que foi, hehe.
Amancio
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 11:10 am    Assunto:

O berber está para lançar uma gravação da obra pianística do Marlos!
ZpinoZ
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 9:35 am    Assunto:

Berber,

Gostaria de comprar gravações de Marlos Nobre, você teria algumas indicações indispensáveis?

Z
Fernando Almeida
MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:37 pm    Assunto:

Tópico incrível pra ler e aprender Smile
(berber)
MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:53 pm    Assunto:

Marlos Nobre escreveu:

Sobre Tango/Sonata Breve e outras

Quero somente chamar bem a atenção de vocês que eu nunca componho nada com algo extra-musical em vista. Mas naturalmente há algumas vezes elementos "de fora" que provocam a criação. No caso do meu "Tango" a peça é essencialmente uma obra de música, baseada em variações contínuas de uma idéia musical inicial.Essas variações expandem, modificam, ás vezes "trituram" o tema, mas sempre levando em conta uma expansão contínua do material. Vou definir em poucas palavras o meu trabalho de compositor em qualquer gênero da música: eu trabalho sempre com um MATERIAL, UM UNIVERSO EM EXPANSÃO. Para isso utilizo todas a técnicas possíveis e que acho compatíveis com a expansão da idéia. Vejam o caso do Tango, como da Sonata Breve: tudo parte de uma idéia simples inicial, uma alusiva à dança "tango" a outra um tema típico de cantoria nordestina (apesar de não ser de maneira alguma "folclórico" mas de minha invenção). Ambas peças expandem o material, como acontece com a "Sonata sobre um tema de Bartok". Bernardo, quando toquei no México, ainda não tinha feito a revisão definitiva, que somente seria estreada mundial em Madrid, na entrega do Prêmio Tomás Luís de Vitoria em junho/2007 pelo pianista argentino Horacio Lavandera, aliás um espetacular pianista. O grande trabalho essencial do compositor é obter todas as ferramentas necessárias para "saber compor",isto é, para tirar de umas simples idéias uma obra inteira. E é isso o que distingue um criador total de um talentoso iniciante. A obtenção destas ferramentas de trabalho é o que se resume no "métier" do compositor, e quanto mais ele possua "métier" mais ele realizará plenamente sua obra. Uma das angústias maiores de alguns jovens que me procuram é o não saberem tirar as consequências, as expansões, de uma bela idéia inicial. Esta tortura é a mola que deveria impulsionar o jovem compositor a adquirir uma técnica. Aliás a técnica pessoal não se ensina, abços, Marlos Nobre.
(berber)
MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:52 pm    Assunto:

As ultimas pecas para piano foram compostas na quarta fase de sua carreira. Nobre compos somente duas pecas, a Sonatina Op. 66 e o tango, Op. 61. As duas pecas foram compostas em 1984. O tango e' uma reminiscencia da epoca que Nobre estudou na Argentina. Uma peca muito energetica e cheia de celulas ritmicas - muitp interessante.
A primeira audicao dessa peca foi realizada em 1984, com o pianista Yvar Mikhashoff, no canada'.

A Sonatina foi dedicada ao Nelson Freire. De acordo com Nobre, o toque sutil e dourado do Nelson Freire inspirou a composicao dessa musica. A Sonatina traz dois elementos principais, o primeiro tema, suave e tyranquilo contrasta com o segundo tema, de um carater ansioso e inquieto.
A estreia mundial foi em Houston, e eu tive a honra de estar ao piano no dia 27 de setembro de 2004 para toca-la pela primeira vez.
Uma joia de musica.

Agora so' estamos esperando a nova producao musical para piano do Nobre, uma vez que sua ultima peca pianistica foi composta ha mais de 20 anos atras e seria muito interessante ver a evolucao musical e estilistica do compositor no piano depois de tanto tempo.
(berber)
MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:52 pm    Assunto:

Sobre a Sonata de Bartok, o Marlos ja' falou um pouco, e com o Quarto Ciclo Nordestino Op. 43 ele revisitou a serie de ciclos nordestinos e as influencias do folclore nordestino. Essa peca so' foi publicada recentemente, em 2006, mas o Frevo - a ultima peca do ciclo - ja' vem sendo tocada ha anos pelo mundo afora. comparando com os ciclos anteriores, o Quarto ciclo traz cada danca bem desenvolvida e extendida. A premiere foi dada pelo proprio compositor no AUditorio da PUC do Rio Grande do Sul no dia 16 de Marco de 1977. A peca e' dedicada a Leonardo Dantas da Silva,escritor e musicologo. As pecas desse ciclo sao: Caboclinhos, Cantilena, Ponteado, Maracatu e Frevo.

A ultima musica desse periodo e' o ciclo de pecas chamada de Quatro Momentos Op.44, dedicado ao pianista Fernando Lopes. E embora Nobre tenha estreiado a peca em 1978 (22 de novembro)no Auditorium Fundación Juan March em Madrid, essas pecas ainda nao foram publicadas.
(berber)
MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:51 pm    Assunto:

No periodo seguinte de sua carreira, Nobre compos mais quatro obras para piano: Homenagem a Rubinstein Op. 40 composta em 1973, Sonata sobre um tema de Bartok Op. 45 composta em 1977, O Quarto Ciclo Nordestino Op. 43 e os Quatro Momentos Op. 44, essas tambem compostas em 1977.

Nobre compos A Homenagem a Rubisntein para o concurso Arthur Rubinstein International Master Competition em Israel. A estreia aconteceu no dia 17 de Maio de 1974 no Auditorium del Gonfalone em Roma com o Roberto Szidon ao piano. Essa pece tem um caracter improvisatorio e explora todo o teclado do piano. Depois de receber uma copia da obra, o proprio Rubinstein disse "Eu estou encantado com essa obra. E' maravilhosamente escrita para o piano, o que e' raro entre os compositores contemporaneos." Essa peca e' muito energetica e rapida, vale a pena conhece-la.

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin