Autor Mensagem
Doctor Marianus
MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 11:46 am    Assunto:

ERUDITO

Quarteto de Cordas retoma apresentações no Municipal
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com entrada franca, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo retoma hoje suas apresentações no Teatro Municipal, com a estréia mundial de "Texturas", do compositor carioca Ronaldo Miranda, 59.
O grupo, um dos corpos estáveis do Municipal, ainda não havia se apresentado em 2007 -estava suspenso devido a um concerto programado (e não realizado) para o Clube Pinheiros em novembro de 2006, sem a autorização da direção do teatro. Os musicistas só podem utilizar o nome do quarteto dentro da programação oficial da casa ou com a sua autorização.
Os atuais integrantes, Betina Stegman (1º violino), Nelson Rios (2º violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), realizam hoje a primeira audição mundial de "Texturas", dedicada ao quarteto, e a primeira incursão de Miranda -autor das óperas "Dom Casmurro"" e "A Tempestade"- no gênero. Professor de composição do Departamento de Música da ECA-USP, o carioca é dono de um estilo neotonal e acessível.
O programa tem ainda uma das mais densas criações de Beethoven (1770-1827), cujo 120º aniversário de nascimento é celebrado em 2007 -a "Grande Fuga", obra de grande complexidade, que coloca dificuldades tanto aos intérpretes quanto aos ouvintes.



--------------------------------------------------------------------------------
QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/n., tel. 0/xx/ 11/3222-8698)
Quanto: entrada franca (serão distribuídos dois ingressos por pessoa, a partir das 10h)
ZpinoZ
MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 4:25 pm    Assunto:

Como sou meio "adicto" de música ao vivo, é bem provável que vou assitir.

Z
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 10:44 pm    Assunto:

Foi reativado! Só agora percebi.
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresentar-se-á na quinta, dia 28 de junho de 2007, às 9 da noite, no Teatro Municipal de são Paulo. Tocará Ronaldo Miranda (uma estréia: "texturas") e a Grande Fuga de Beethoven. Pena que estarei fazendo prova.
Alguém sabe dos detalhes da confusão administrativa com os integrantes do grupo?
Laura
MensagemEnviada: Dom Abr 08, 2007 8:22 pm    Assunto:

pqp. Não bastassem os aeroportos, as balas perdidas, o BBB... agora essa! Será que não dá pra deixar o Quarteto sossegado, hein? Evil or Very Mad
FernandoRandau
MensagemEnviada: Sex Abr 06, 2007 1:44 pm    Assunto:

Assisti esse quarteto aqui em Recife, tocando Debussy. Eram sempre chamados pro Virtuose de cá. Uma lástima, era um quarteto gente fina, do tipo que toca bem e ainda emanava boa energia (entendem?)...

Saudações,
Guiomar
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 1:51 pm    Assunto:

Rogzter, seu pedido é uma ordem!!! Very Happy

SP desativa seu Quarteto de Cordas
Pivô foi concerto programado no fim do ano passado, sem autorização de Jamil Maluf, diretor artístico do Municipal

O secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, diz que apuração traz indícios de uso indevido do nome do quarteto

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi repentinamente desativado pela prefeitura o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, um dos corpos estáveis do Teatro Municipal. Os contratos dos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios e do violoncelista Roberto Suetholz não foram renovados.
O violista Marcelo Jaffé, único do grupo que é servidor estatutário, é objeto de procedimento administrativo na Secretaria de Negócios Jurídicos, segundo despacho publicado no último dia 24 pelo "Diário Oficial da Cidade de São Paulo".
O pivô do litígio foi um concerto programado para o Clube Pinheiros em 10 de novembro do ano passado, sem a autorização do maestro Jamil Maluf, diretor artístico do Municipal. A apresentação não chegou a ocorrer. Mas foi aberta sindicância porque, mesmo afirmando não o terem autorizado, os músicos foram designados no material de divulgação como integrantes do quarteto.
O grupo apenas pode se apresentar com sua designação em concertos autorizados ou da programação oficial.
O secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, disse à Folha que a apuração preliminar, feita por sua secretaria, apontou indícios de uso indevido do nome do quarteto.
Calil insiste não estar em jogo a avaliação do desempenho artístico dos dois violinistas, do violista e do violoncelista. E disse não caber a ele a decisão de punição, o que é atribuição de uma outra secretaria, justamente a de Negócios Jurídicos.
Criado em 1935 por Mário de Andrade, então chefe do Departamento de Cultura do município, o Quarteto foi bem mais que a soma do talento individual dos integrantes. Tratava-se de conjunto que "funcionava" muito bem, por meio de afinidades artísticas e pessoais. A atual formação levou os prêmios Carlos Gomes e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). O repertório tinha cerca de 150 peças mostradas nos últimos cinco anos.
Procurado na última sexta, o violista Marcelo Jaffé disse que, como servidor público, não pode se manifestar sobre atos da administração. Calil afirmou que os músicos podem até ser recontratados, caso o processo administrativo demonstre que tudo não passou de um mal-entendido.
Não sendo o caso, será aberto concurso para o preenchimento das quatro vagas, possivelmente já com o Teatro Municipal transformado em fundação -projeto a ser desencadeado no segundo semestre deste ano, e pelo qual todas as vagas dos atuais corpos estáveis serão objeto de concurso.
Um músico da Orquestra Sinfônica Municipal disse à Folha -sem querer ser identificado- que o Quarteto da Cidade se tornara uma espécie de "patinho feio" dos corpos estáveis, com a perda de espaço na programação do Municipal.
O imbróglio poderia ser evitado, disse outro instrumentista, caso houvesse uma estrutura administrativa que tirasse do quarteto a necessidade de se tornar despachante dos compromissos extra-agenda.
rogszter
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 1:34 pm    Assunto:

Será que alguém que tem acesso à edição online da Folha poderia postar a notícia completa aqui? O link deixado pelo Pádua é só para assinantes.
rogszter
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 1:30 pm    Assunto:

O Quarteto tem sido presença constante na vida musical de São Paulo ao longo dos últimos muitos anos. De boa qualidade técnica, vinha conseguindo manter temporadas regulares de música de câmara, sempre negligenciada pelos órgãos públicos. Por alguns anos teve como sua "casa" o Espaço Promon, com concertos mensais regulares, e creio que não há obra importante para esta formação que não tenham interpretado nestes anos.

Lamentável.
Amancio
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 11:43 am    Assunto:

Fernando Almeida escreveu:
Acho que foram eles que tocaram o quarteto de Elgar aqui em Curitiba, há um ou dois anos... Alguém lembra?

Nossa, eles vieram várias vezes pra Curitiba nos últimos anos. Lembro especialmente do Quinteto 2 Op.111 de Brahms, no Canal da Música (o Jaffé fez uma piada na ocasião, se referindo à obra como "Quinteto para duas violas"). Ano passado houve um programa com a Suíte Lírica do Berg, na Unicenp, com explicações do maestro Colarusso. Houve também outro concerto dedicado especialmente a Mozart.

É uma pena que a politicagem interfira tão gravemente na programação cultural brasileira.
Spartaco
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 8:09 am    Assunto:

Bruno Gripp escreveu:
Tocaram Elgar? Ah, está compeltmaente justificada a demissão. COm tanta coisa boa no mundo para se tocar, vão tocar logo Elgar? Só falta o programa ter sido completado com Reger!


Bruno,

Sem preconceitos.

Entendo que há espaço para que sejam divulgadas obras dos mais variados compositores, não somente Beethoven, Mozart e Haydn.

Um grande abraço.
Leonardo T. de Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 12:54 am    Assunto:

E lembro do Jaffé tocando em um trio pra piano, viola e acho que clarinete de Mozart. Olga Kiun estava ao piano.

Aliás, quando o Ricardo Castro tocou o quinteto pra piano de Schumann, quem era o quarteto de cordas?

Tudo isso em um dos ainda bons tempos da Oficina de Música de Curitiba.
Leonardo T. de Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 12:51 am    Assunto:

Lembro deles tocando o quarteto do Oswaldo Lacerda, um quinteto pra piano e cordas do Nepomuceno, e o segundo quinteto pra cordas de Brahms.
Bruno Gripp
MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 11:37 pm    Assunto:

Tocaram Elgar? Ah, está compeltmaente justificada a demissão. COm tanta coisa boa no mundo para se tocar, vão tocar logo Elgar? Só falta o programa ter sido completado com Reger!
Fábio Soldá
MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 10:57 pm    Assunto:

Em compensação, teremos em breve uma nova orquestra de cordas: a Orquestra Lætare, regida por Muriel Waldman.
Fernando Almeida
MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 9:47 pm    Assunto:

Acho que foram eles que tocaram o quarteto de Elgar aqui em Curitiba, há um ou dois anos... Alguém lembra?

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin