Autor Mensagem
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Mai 30, 2012 12:54 am    Assunto:

Para quem não lê a Folha de S.Paulo, conto que, no Guia do dia 26 de julho, Irineu Franco Perpétuo qualificou como ótima a gravação de Mark Padmore de A bela moleira. Os editores, no entanto, sutilmente discordando do crítico, colocaram a imagem da última gravação do ciclo por Matthias Goerne.
Alexandre
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2012 2:01 pm    Assunto:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1079612-a-linguagem-secreta-que-ha-nos-gestos-dos-maestros.shtml
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2012 4:24 am    Assunto:

Descobri agora que Panerai, do tempo das falecidas Callas e Tebaldi, continua na ativa; mais de sessenta anos de carreira!
http://www.guardian.co.uk/culture/2001/aug/17/edinburghfestival2001.edinburghfestival?INTCMP=SRCH
Alexandre
MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2012 10:36 am    Assunto:

Partitura desconhecida de Mozart é encontrada na Áustria


http://br.noticias.yahoo.com/partidura-desconhecida-mozart-%C3%A9-encontrada-%C3%A1ustria-103939508.html
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2012 9:40 pm    Assunto:

A compositora, poeta, médica, filósofa Hildegard von Bingen vai ser canonizada; antes tarde do que nunca:
http://www.gramophone.co.uk/classical-music-news/hildegard-of-bingen-to-be-canonised-and-admit-as-a-doctor-of-the-church
Alexandre
MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 8:50 am    Assunto:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1024391-estudo-traca-paralelo-entre-musica-e-avanco-da-surdez-de-beethoven.shtml
Phoebe
MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 7:09 pm    Assunto:

De fato!
O que pode ser um problema para encenadores , e artistas em geral. Como sensibilizar que já está tão cheio de impressões e sensações?
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 1:14 am    Assunto:

Nova ópera na China, com projeto de Zaha Hadid. Deslumbra:
http://www.guardian.co.uk/culture/video/2011/mar/01/guangzhou-opera-china-architecture
Dificilmente os espetáculos serão tão espetaculares quanto o imóvel!
Carlos Pianovski
MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 4:04 pm    Assunto:

Marin Alsop será a nova regente titular da Osesp.
Considero uma oportunidade para a Orquestra dar um novo salto. Era indispensável, nessa fase, a contratação de um regente de algum renome.
Abs
Pianovski
Sarastro
MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 6:59 am    Assunto:

Que parece, parece.

Sósia de Dilma Rousseff canta Lo Schiavo.
http://www.youtube.com/watch?v=-coxfBpOrPI

Do jeito que a coisa foi divulgada, poderá iludir alguns, ainda mais sabendo do interesse da atual presidente por ópera.

http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/01/17/bravo/ (ok, o site é de conteúdo humorístico)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff#Vida_pessoal (onde consta o suposto interesse por ópera)
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 2:41 pm    Assunto:

Caro Sarastro, não concordo com uma coisa: Pavarotti, com a voz dele, poderia ter cantado muito mais. Falta de cultura não é uma limitação fisiológica, como a voz é. Ricciarelli, por mais que estudasse, jamais teria cantado uma Aida que prestasse.
Nem Pavarotti teria cantado um Lohengrin aceitável (por sinal, ele declarou algumas vezes que sua voz não se adequava a Wagner). Porém, se ele tivesse se dedicado mais, teria descoberto mais papeis em Donizetti, por exemplo, em que o tenor soaria esplendidamente.
Por que não o fez? De acordo com uma entrevista que ele deu há anos para a tevê brasileira, acho que estava mais interessado em descobrir novas possibilidades na cozinha italiana.
Falando em marketing, viu Bartoli falando das bolhas na capa do disco? Pelo menos ela não é vendida como símbolo sexual, como a Netrebko e o marido...

Verdi é muito mais generoso com os barítonos do que com os baixos... Quase todos esses papeis principais que você mencionou (e Nabucco também poderia entrar na lista, bem como o Simon) foram escritos para barítono.

Só tenho, em disco, Aldo Baldin cantando cantatas de Bach e na Flauta Mágica (Monostatos, não Tamino). Ele interpretava esse repertório sem problema algum. Porém, ao vivo, fiquei chocado ao ver sua tentativa de cantar a parte de tenor no Requiem de Verdi.
Sarastro
MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 11:09 am    Assunto:

Furlanetto devia estar brincando. O próprio Verdi escreveu várias óperas que trazem como título personagens masculinos de voz grave: Oberto, Rigoletto, Falstaff, Attila, I Due Foscari (ao menos metade do título, rs). Menosprezadas são as mulheres de voz grave...

Quanto à Bartoli, sem dúvida alguma tem feito um belíssimo trabalho artístico - em que pese o marketing às vezes exagerado, infeliz característica dos cantores atuais de maior renome (Florez, Fleming, Villazon, etc.). Alguns dos seus maneirismos me incomodam, mas trata-se de questão de gosto pessoal.

Não vejo mal algum em um cantor se concentrar apenas em papéis adequados a sua voz - vide artistas de relevância como Piero de Palma, Heinz Zednik, Reri Grist, Aldo Baldin, etc., todos com repertórios restritos e belíssimas carreiras. Se Bartoli não pode cantar papéis mais pesados, melhor fazer o que faz: explorar novas possibilidades compatíveis com seu Fach. Pior seria se ela se metesse a cantar mal Tosca (como Te Kanawa) ou Turandot (como Ricciarelli). Ou como o próprio Pavarotti naquele cansado Otello.

Quanto a este último cantor, penso que foi melhor ter sido limitada a escolha de repertório, pois o italiano nunca foi um cantor dos mais cultos (como Domingo o é). Teria sido trágico vê-lo cantando Lohengrin.
Melhor ficar com os sensacionais registros que temos: Alfredo, Rodolfo (Boheme e Luisa Miller), Duque de Mântua, Nemorino, e por aí vai.
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 1:44 am    Assunto:

Frase imbecil do casco ao zurro. Será que foi ele que limitou artisticamente Pavarotti, ou tais ideias vieram do cantor? Lembro da total previsibilidade e mesmice em que o repertório do tenor Luciano Pavarotti caiu. Que diferença para o Placido Domingo, que não se acomodou e ainda aprende papeis novos!
Bartoli respondeu bem na entrevista: ela criou suas próprias oportundidades e não é "exatamente um fracasso como cantora".
Pergunto: quem terá deixado mais marcas no repertório, o Rodolfo-Cavaradossi-Nemorino-Radamés-Duca (acho que já cobri metade das apresentações dele em ópera) ou esta cantora que (re)descobre Mozart, Caldara, Händel, Porpora, Gluck, Mendelssohn?

Furlanetto é um pouco genérico demais na declaração. O reinado dos tenores é o século XIX. Don Carlo é tenor, mas o Giovanni é baixo.
A LiveMobz, citada na matéria, distribuiu um papelucho com erros engraçados de português. Talvez pense que música não combina com letramento.
volneids
MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 9:50 pm    Assunto:

Pádua Fernandes escreveu:
Bartoli deu uma entrevista para The Guardian, com algumas perguntas duras. A Folha de S. Paulo publicou uns trechos, que podem ser lidos aqui: http://blogdofavre.ig.com.br/2011/01/cecilia-bartoli-lanca-seu-greatest-hits/
Fiz um comentário neste outro lugar: http://t.co/5e4ofE6


Trecho da entrevista: (...)When Bartoli made her 1996 debut at the Metropolitan Opera in New York singing the role of Despina in Così Fan Tutte, Herbert Breslin, Luciano Pavarotti's manager, said waspishly: "She can't sing Mimi, she can't sing Tosca or La Traviata, and she can't sing Aida, Manon Lescaut, or Desdemona. There is not one major role she can sing. You can't be a major opera singer without singing the bread-and-butter repertoire. Big, big, big things don't happen to little Despina!"

Depois dessa e da outra do Furlanetto (http://awurl.com/5DciYwuKw), fiquei com pena das vozes líricas graves... Sad
Pádua Fernandes
MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 6:17 pm    Assunto:

Bartoli deu uma entrevista para The Guardian, com algumas perguntas duras. A Folha de S. Paulo publicou uns trechos, que podem ser lidos aqui: http://blogdofavre.ig.com.br/2011/01/cecilia-bartoli-lanca-seu-greatest-hits/
Fiz um comentário neste outro lugar: http://t.co/5e4ofE6

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin