Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Autor Mensagem
Vitinho
MensagemEnviada: Sáb Set 27, 2008 10:31 pm    Assunto:

É complicado!

Antes de tudo, quero parabenizar a colega prestonauta Rita pela coragem. Parabéns!

Mas olha, antes de tomar essa decisão você já tocava piano muuuito bem, não é? Pois, para passar numa graduação em música já se deve estar num nível bom, ou seja, já ter pelo menos passado por um conservatório e, de preferência, ter até se formado nele.
Pelo menos é o que eu vejo acontecer por aqui onde estudo.

Quanto a mim, sinceramente eu não sei. Também estou numa carreira bem diferente, assim como nossa colega Rita. Eu estou no último período de Farmácia. Em alguns meses serei um farmacêutico e não pretendo de forma alguma parar com as minhas aulas de violino no conservatório.
O detalhe é que, por mais que eu seja esforçado e tenha um pouquinho de talento, acho que isso não basta para me jogar numa carreira de músico profissional.

Outra coisa que tem me deixado assustado é ver o quanto há competição e um clima de batalha de egos e vaidades nesse meio da música. Acho até que chega até a superar as vaidades das pessoas que convivo diariamente no meio científico e da área de saúde. Isso é assustador!

Há pouco tempo atrás, me aperfeçoei no violino tendo aulas com uma violinista da OSB no Rio. Eu pude perceber o quanto a rotina deles é puxada. O volume de partituras para estudar é tremendo! Eu pensei comigo mesmo: será que eu seria feliz sendo músico profissional? Ou a música deixaria de ser um prazer e vivaria simplesmente uma obrigação monótona? ...são coisas a se pensar.

Sobre o retorno financeiro, eu não creio que a carreira de músico seja ruim. Pelo que vejo dos músicos de orquestra, muitos deles ganham até melhor que muitas pessoas de profissiões ditas "tradicionais". Já outras, ganham bem menos, enfim... isso varia bastante.
(berber)
MensagemEnviada: Seg Set 15, 2008 2:30 pm    Assunto:

Oi, Sim. sou pianista e agora professor numa universidade aqui nos EUA. Eu ja' ouvimuita gente dizer que trocaria a carreira pela musica, e muita gente dizer que nao, por causa do dinheiro. Acho que o "X" da questao e' seguir o sonho ou se adaptar a realidade. O ideal e' tornar o sonho em realidade, mas sei que isso e' bem dificil.

Eu trabalhei durante 3 anos com a Stienway vendendo pianos e arrumando promocoes, concertos etc. Vi que estava de alguma maneira ligado a musica, mas me afastando de fazer musica - que era o que eu sempre queria. As vezes a perspectiva de perder algo faz voce dar mais valor as coisas. E isso acontece a toda hora, quando a namorada te larga, quando um parente que vc nao visitava muito morre, etc. Ou seja e' facil dar valor depois que perde. E foi um pouco disso que aconteceu comigo e a musica.

Tive muita sorte em conseguir reverter a situacao e voltar a fazer musica do jeito que eu queria. Acho que e' importante seguir o caminho dos sonhos, mas com uma compreensao real das capacidades de cada um. Em outras palavras, eu poderia sonhar em ser um cantor de opera, mas a realidade e' que nao tenho a minima capacidade de cantar afinadamente, ou seja nao e' um sonho a ser seguido.

Enfim, a discussao da pano pra manga...
Rita Tibes Han
MensagemEnviada: Dom Set 14, 2008 11:56 pm    Assunto:

Sim!
Vitinho
MensagemEnviada: Qua Fev 21, 2007 9:56 pm    Assunto:

Não, não... ele não era um banana.

Ele dava muitas ordens também e a gente obedecia.
O problema é que ele não toca violino e pelo jeito entende muito pouco de instrumentos de arco, logo, nós dávamos muitas dicas e sugestões e ele obedecia.
Mas não eram dicas levianas, realmente estávamos com a razão.
EduardoMelo
MensagemEnviada: Ter Fev 13, 2007 7:47 am    Assunto:

isso não era um regente, era um banana.
Vitinho
MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 10:49 am    Assunto:

Já toquei uma vez em uma orquestra na qual o regente nos obedecia em quase todas as nossas sugestões Laughing

E olha que eu ainda sou um estudante!
Königin der Nacht
MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 8:05 am    Assunto:

EduardoMelo escreveu:
por que eu gosto de mandar.


Eduardo,

Essa foi ótima. Mas você não pode mandar sempre... nem mesmo como regente! *risos*
(berber)
MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 5:02 pm    Assunto:

AHAHAHA essa foi boa, mas nem todo regente consegue mandar sempre.
EduardoMelo
MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 2:20 pm    Assunto:

por que eu gosto de mandar.
(berber)
MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 8:04 pm    Assunto:

Eduardo, por que regente?
Königin der Nacht
MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 3:35 pm    Assunto:

Se eu largaria minha profissão pela música? Eu adoro música, morro de vontade de cantar "a sério", mas sinto que meu caminho não é esse... já pensei algumas vezes em largar a engenharia, penso nisso atualmente, mas é um projeto que tenho para daqui a 10 anos: largar tudo e estudar medicina.

Como eu não tenho a possibilidade de correr pra casa do papai e da mamãe, tenho que fazer uma p*** previdência privada e me "aposentar" aos 40 ou 45 anos... e isso tudo, pagando as minhas próprias contas!

E a dona música vai continuar sendo um hobby, um gosto, enfim, bem longe de ser uma profissão.
EduardoMelo
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 9:59 pm    Assunto:

Só se fosse para ser regente.
(berber)
MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 3:04 pm    Assunto:

Ola', Rita.
Conte-nos a sua experiencia. O que a fez mudar de carreira? Foi facil? Dificil?
Rita
MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 2:06 am    Assunto: Eu troquei

Eu era dentista, hoje eu faço facul de música-piano na Udesc... Very Happy
Paulinho
MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 4:12 pm    Assunto:

Berber,

Taí, esta questão anda martelando minha cabeça. A cada hora penso uma coisa e a música meio que fica de lado por questões financeiras. Só de pensar em parar dá uma sensação de tristeza, é complicado. Mas a tendência parece mesmo ser a sua sugestão, de continuar levando o trabalho e sustentando o estudo. Ficaremos em contato sim! E obrigado pela força! Smile


Pádua,

Tem horas que não desanimar é difícil, mas vamos seguindo.


Abraços!

Paulinho

Powered by phpBB © 2001,2002 phpBB Group
Theme created by Vjacheslav Trushkin