Presto - Índice do Fórum
->
Fórum Geral
Responder
Utilizador
Assunto
Corpo da messagem
Emoticons
Ver mais emoticons
Cor do texto:
Padrão
Vermelho Escuro
Vermelho
Laranja
Castanho
Amarelo
Verde
Azeitona
Ciano
Azul
Azul Escuro
Indigo
Violeta
Branco
Preto
Tamanho Fonte:
Mínima
Pequena
Normal
Grande
Enorme
Fechar Tags
Opções
HTML está
Inactivo
BBCode
está
Activo
Smileys estão
Activos
Desactivar BBCode nesta mensagem
Desactivar Smileys nesta mensagem
O fuso horário em uso é GMT - 3 Horas
Aceder a:
Seleccione um Fórum
Fóruns do Presto!
----------------
Fórum Geral
Rever o tópico
Autor
Mensagem
Bruno Gripp
Enviada: Ter Mar 06, 2007 11:04 pm
Assunto:
Laura,
Eu nào duvido, e tenho inveja. Mas a minha situação atual não me permite sequer respirar, quanto mais viajar... :S
Amancio
Enviada: Ter Mar 06, 2007 9:30 am
Assunto:
E no Haydn!
Laura
Enviada: Seg Mar 05, 2007 6:36 pm
Assunto:
É, você mesmo. A gente nem se conhece pessoalmente, mas penso que você teria ido até a Lua naquele concerto. Especialmente no Bartok.
Bruno Gripp
Enviada: Seg Mar 05, 2007 6:34 pm
Assunto:
Eu?
Laura
Enviada: Seg Mar 05, 2007 6:25 pm
Assunto:
Foi mesmo um concerto especial. O Beethoven foi uma comunhão coletiva, mas o que me emocionou mesmo foi o Bartok... Eles ultrapassaram a dimensão "folk", sempre presente nas interpretações de qualquer obra do autor, e nos apresentaram uma riqueza de sonoridades quase que bachianas! Pensei no Bruno, queria muito que ele estivesse lá...
E é sempre uma alegria reencontrar amigos da tribo. Amancio, Mariane, Cybelle, Naomi e Douglas: obrigada pela convivência!
Leonardo T. de Oliveira
Enviada: Seg Mar 05, 2007 2:05 pm
Assunto:
Que pena que eu perdi isso...!
...Mas é interessante essa coisa do próprio músico chorar no palco, né?
Acontecimento raro e marcante.
Sarastro
Enviada: Seg Mar 05, 2007 1:37 pm
Assunto:
Amancio escreveu:
O bis foi um movimento de um quarteto do britânico Frank Bridge; foi bonito, mas provocou um certo anti-climax. Aliás, qualquer coisa depois daquela interpretação seria um anti-climax.
Amancio,
em primeiro lugar obrigado por ter registrado suas impressões aqui no Presto. Creio que uma das melhores coisas desse fórum é podermos visualizar aquilo que outros prestonautas puderam presenciar nas salas de concerto mundo afora.
Sobre a questão do anti-climax... creio que a validade desse tipo de "bis" é justamente "dispensar" o público de forma educada. Uma forma de trazer-nos de volta à realidade terrena, por assim dizer, e nos informar que chegou a hora de irmos para casa; afinal, os músicos precisam descansar depois de carregarem tamanha carga emocional.
E viva os quartetos de Beethoven !!!
ZpinoZ
Enviada: Seg Mar 05, 2007 10:07 am
Assunto:
Música e consumições grastronomicas...
O prazer foi meu de conhecer o Amancio e rever a Laura e a Phoebe. Todos, confessamente, deslumbrados e alterados pela recente exposição ao Vermeer.
Quanto à competição gastronomica: é a ousadia do aprendiz que desafiando o mestre garante o desfrute do jogo.
Z
Amancio
Enviada: Dom Mar 04, 2007 10:55 pm
Assunto:
Então. Primeiro gostaria de agradecer a sempre hospitaleira Laura por ter nos suportado durante todo o sábado passado, um beijo procê! Daqui de Curitiba, mando um abraço para o Douglas (ZpinoZ) e a Naomi, precisamos marcar aquele desafio culinário! E a querida Phoebe ainda apareceu para tornar ainda mais agradável uma noite super-agradável! Vocês são demais! (Também mando um abraço para o Pádua, conversamos por telefone no domingo, pena que não conseguimos sincronizar nossas agendas antes).
Agora sobre o concerto. Ao vivo, minhas impressões sobre o Quarteto Vermeer se desfizeram - aliás, vou ouvi-los novamente amanhã pra ver se há algo com a gravação ou eu que estava com os ouvidos insensíveis. Eles tem uma paleta incrível de timbres, criaram diálogos e coloridos que eu não lembro de ter ouvido nada parecido em quartetos de cordas. O recital foi aberto com um Haydn que, apesar de soar bem humorado, não tinha conseguido ainda desfazer minha impressão do Vermeer ser um "quarteto frio e técnico". O Bartok em seguida foi surpreendente, com dinâmicas bem contrastantes e de uma tristeza ímpar - tive a impressão de que o primeiro violino, israelense, chorou ao final do terceiro movimento.
Mas o que arrebatou público e músicos foi mesmo o Beethoven, Op.132. De novo a exploração de timbres que eu havia notado na primeira parte se fez presente, um exemplo simples que posso citar é um dos temas do segundo movimento. Na primeira aparição, viola e violino se alternam, mas na segunda vez apenas o violino toca. E o violinista reproduzia o diálogo com timbres, tirando o timbre da viola no seu instrumento. No terceiro movimento a emoção veio à tona. Logo na apresentação do segundo tema (
sentendo nuova forza
), o segundo violino já fazia uma cara de quem estava segurando o choro; na terceira retomada do tema principal, o violista já tinha os óculos embaçados, lágrimas rolavam pela face do israelense (nós, platéia, nem se fala), a respiração dos músicos já se fazia ouvir, bem pesada. Numa das fungadas, o israelense até deslocou o arco do "trilho", produzindo uma falha no som. Ao fim do movimento, o violista tirou o óculos e enxugou as lágrimas no seu lenço (eu fiz o mesmo). O clima só retornou ao normal já quase no final do quinto movimento. Muitos aplausos, o violista tomou a palavra e disse um simples "we love you" que traduziu todo aquele momento. O bis foi um movimento de um quarteto do britânico Frank Bridge; foi bonito, mas provocou um certo anti-climax. Aliás, qualquer coisa depois daquela interpretação seria um anti-climax.
ZpinoZ
Enviada: Qua Fev 21, 2007 7:41 pm
Assunto:
E que belissimo programa acontecerá na primeira semana de Março/07:
Haydn - Quarteto em Ré maior (Op. 20 - N. 4),
Bartók - Quarteto N. 2 em Lá menor (Op. 17) e
Beethoven - Quarteto em Lá menor (Op. 132).
Aquele muitíssimo elogiado no Doutor Fausto (Thomas Mann)
.
Z
Amancio
Enviada: Qua Fev 21, 2007 1:25 pm
Assunto:
(risos)
Eu iria abrir um tópico só pra isso, mas podemos alongar este aqui, sem problemas. Estou devendo uma visita aos amigos paulistas.
ZpinoZ
Enviada: Qua Fev 21, 2007 1:23 pm
Assunto:
Minha assinatura é quinta-feira, dia 01/03. Mas se houver o encontro...
Z
M. Robespierre
Enviada: Qua Fev 21, 2007 1:11 pm
Assunto:
Eu tambem quero saber!!
Abraços
Laura
Enviada: Qua Fev 21, 2007 1:04 pm
Assunto:
Ouvi qualquer coisa de um encontro no dia 3 de março, sábado, depois do concerto do quarteto Vermeer no Sala SP. É verdade? Quem estará por aqui?
Avelino
Enviada: Qui Jan 18, 2007 12:41 am
Assunto:
Amigos,
Agradeço-lhes as boas-vindas.
Pretendo manter alguma assiduidade por aqui, mas tenho andado bastante ocupado - os amigos têm visto os problemas em São Paulo, por esses dias, e tudo deságua, direta e indiretamente, lá pelos lados de onde trabalho.
O fim de semana, no entanto, está por aí, e espero dedicar o tempo necessário a me familiarizar com o novo fórum e seus tópicos, e, assim, recomeçar a bater as cinzas aqui e ali, sempre com as opiniões sensatas que me caracterizam (atenção: isto é uma ironia; desligo, agora, a tecla SAP).
Grande abraço do
Avelino de Groot
Powered by
phpBB
© 2001, 2002 phpBB Group
Theme created by
Vjacheslav Trushkin
Web Hosting Directory